• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Enigma - Gaveta bagunçada

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0





Enigma - Gaveta bagunçada


Quantos meias deve retirar de uma gaveta até conseguir um par?


Sua gaveta de meias contém 10 pares de meias brancas e 10 pares de meias pretas. Suponha que você só possa pegar uma meia de cada vez e que você não possa ver a cor desta meia até que a retire da gaveta, quantas meias você terá que pegar até obter, no mínimo, um par de meias da mesma cor?


:msnm_com_br007-03:


rachacuca
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Eu numa "Gaveta bagunçada" de meias brancas e de meias pretas em tirando duas meias posso ter duas iguais mas em tirando três meias decerto que tenho um par.:right:

Em alentejano bagunça também pode ser desarrumação mas mais ligado a sujidade e porcaria. Eu oiço sempre dizer as gavetas estão todas revolvidas está tudo esgravulhado.:naodigas:
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Posso ter o azar de tirar todas as brancas direitas (10), todas as pretas direitas (10) logo, a que sair a seguir tem que fazer obrigatoriamente par com qualquer das anteriormentes tiradas.
Logo, terei que tirar 21 meias para de certeza ter um par.
Se percebi bem o enigma...
 

x1co

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 9, 2009
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Posso ter o azar de tirar todas as brancas direitas (10), todas as pretas direitas (10) logo, a que sair a seguir tem que fazer obrigatoriamente par com qualquer das anteriormentes tiradas.
Logo, terei que tirar 21 meias para de certeza ter um par.
Se percebi bem o enigma...

21? Achas? Só precisas de tirar 3 meias para teres a certeza que sai pelo menos 1 par :)
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Sim?
Podes ter o azar de tirar 3 meias esquerdas??
Ou para ti as meias não teem direita e esquerda? Se asim for, tens razão, claro.
 
Topo