• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arca congeladora, não desliga.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Boa companheiros.
Tenho uma arca congeladora marca Hoover que não desliga. A grelha atrás está quente, o que julgo não ser falta de gaz (ou estou enganado). Quanto ao termostato, não sei se o problema é daí. Gostava de saber como se testa o termostato. Refiro que congela perfeitamente.


Se alguem puder ajudar, desde já o meu muito obrigado:
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Boas, pressupondo q a arca n foi carregada à pouco tempo, q n teve a porta aberta e q n houve falta de energia....

Em primeiro lugar deves ver se a luz laranja do super está desligada, pq se estiver ligada a arca nunca vai parar.

Depois para se poder despistar outra qq avaria devias meter lá um termómetro e ver q temperatura realmente ela faz, pq congelar congela a partir de 0ºC.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Viva, sim ela esteve desligada bastante tempo, tipo 3 anos, a luz laranja ligo para ajudar a arrefecer mais rápido, quando a luz vermelha se apaga, desligo a laranja.
Fica só a verde.
Tenho medo que o motor queime pois está super quente.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Viva, sim ela esteve desligada bastante tempo, tipo 3 anos, a luz laranja ligo para ajudar a arrefecer mais rápido, quando a luz vermelha se apaga, desligo a laranja.
Fica só a verde.
Tenho medo que o motor queime pois está super quente.

Mas a arca faz frio ou mantem a temperatura ambiente ?

Vocês só respondem a metade das questôes
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
No primeiro tópico referi que congela perfeitamente.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Esse perfeitamente quer dizer o k?

-10ºC, -15ºC, -20ºC,-30ºC?
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo pode ser termostato, um medidor de temperatura tirava as duvidas sobre o termostato se tive-se cerca de -20 graus tinha de desligar em primeiro era isso que via depois ia então para outras causas ,
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas, já muito foi dito mas mesmo assim vamos lá a ver se chega a uma conclusão, tal como disse o gatusko, em primeiro lugar se quiser chegar ao problema, deverá colocar um termómetro no interior da mesma para verificar qual a temperatura que a mesma atinge, se atingir entre 18 e 20 graus negativos deve substituiir o termostato, caso não atinja essa temperatura então tem fuga que neste caso é o mais provável uma vez que esteve parada 3 anos, assim sendo o melhor é comprar uma nova uma vez que à partida a fuga será interior, mesmo sendo possivel a reparação. a mesma é dispendiosa uma vez que a tubagem é em aluminio.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Muito bem amigos , vou tentar arranjar um termómetro e ver se realmente o problema é do termostato, refiro entretanto que os alimentos, nomeadamente peixe, estão completamente em "pedra", passo a redundancia.
Se a temperatura fosse acima de 18º- 20º graus se calhar não ficavam tão congelados!!! peço desculpa pela observação, mas talvez tenha algo a ver, não?
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo o tempo que a arca esteve desligada pode ter avariado o termostato ou estar preso ou ter furado o capilar do mesmo se for furado nada a fazer só um novo, se for preso tenta dar umas pancadas com cabo de chave de fendas , tambem pode acontecer que o isolamento com o tempo esteja estragado e por isso não desligue , desliga os fios do enterruptor de congelação rapida faz tudo por partes para eliminar duvidas
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Uma das formas de resolver o problema do termostato será colocares um temporizador analógico na tomada... programas para este se ligar de x em x tempo, com uma duração y e já está! Também muito bom para quem possuir tarifa bi ou tri-horária, fazendo com que o equipamento funcione mas tempo nas horas em vazio.

Isto partindo do princípio que a arca faz frio e não tem fuga de gás.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Agradeço desde já o interesse manifestado por voçês, companheiros, mas já agora gostava de saber se a arca tiver falta de gaz, os alimentos estão assim tão congelados?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Agradeço desde já o interesse manifestado por voçês, companheiros, mas já agora gostava de saber se a arca tiver falta de gaz, os alimentos estão assim tão congelados?

Não, se existir falta de gás os alimentos não congelam... é bem possível até que o compressor se "vá"...

Ora, aparentemente, no teu caso não será falta de gás mas o sim problemas no termostato, que atingindo a temperatura para que está "programado" não desliga.

E depois, quanto mais gelo se vai formando nas "paredes" da arca (dentro das "paredes" está o evaporador), pior...

É como te "digo": coloca um temporizador na tomada e ficas com a questão resolvida!

Melhor é mesmo a aquisição de um equipamento novo, com uma classe de eficiência energética boa, no-frost.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

penso que já haja ideias sufiçientes para este caso.

mas adianto que o companheiro tem de controlar a temperatura de maneira que consiga ter a tampa da arca fechada e consiga ler a mesma cá fora se nao atinjir entre 19º e 25º mais ou menos, é sinal que o compressor começa a perder compressao e nao desliga, por outro lado se os alimentos estao bem congelados prinçipalmente os deçima, nao sei se a arca é vertical ou horizontal neste caso estou a falar de uma horizontal. (atençao aos contatos do interruptor normal e super pode ter no interior contatos colados ou presos desliga os fios e liga a arca novamente, e penso que chegue.
e como o termostato custa para aí uns 6 aerios valia mais meteres e logo vias o resultado, outra situaçao em que nº tens o mesmo, devia estar pelo menos no nº 3 e nao adianta aumentares mais.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Se fosse em 75 já te tinha resolvido o problema pois estive aí na amadora nos comandos agora estou longe em aveiro ,mas segue aquilo que esta escrito por todos nós e logo vês que não é dificil
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Mama sumae, aqui tambem está um comando só que estive em 80.
Agradeço a todos a boa vontade manifestada

Um abraço e muito obrigado.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
O problema da arca mantem-se, ou seja não desliga, comprei um termostato novo e não acontece nada. A solução que encontrei foi comprar um temporizador que programei para trabalhar X de tempo e desligar X de tempo.
Agora deixo uma questão aos companheiros do forum que é por que razão o compressor aquece de uma forma, que eu penso ser exagerada, mesmo trabalhando pouco tempo?
Quando digo pouco tempo refiro-me a cerca de 10 minutos, por exemplo. Fica com uma temperatura tal que não se pode tocar com as mãos.

Alguma pista do que possa causar esta situação, ou é normal?

Um abraço.
 
Topo