• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ar condicionado já não aquece muito

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
Boas

O meu ar condicionado já não aquece muito.
Precisa de carga de gás?
Posso eu fazê-lo?

Uma ajudinha....
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Boas

O meu ar condicionado já não aquece muito.
Precisa de carga de gás?
Posso eu fazê-lo?

Uma ajudinha....

Seria inédito se o teu ar condicionado aquece-se... o que este pode não fazer é frio!

Agora resta saber saber de que tipo de aparelho se trata. Existem aparelhos de ar condicionado que fazem as duas funções: arrefecer e aquecer. O gás a que te referes é o que será utilizado para produzir frio. O teu problema é na parte de aquecimento.

Será melhor identificares de que aparelho se trata para alguém te poder ajudar...
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Muito provavelmente a avaria estará na valvula inversora, que fica na unidade exterior, procura uma peça com uma bobine electrica onde ligam 4 tubos de cobre e com um multimetro verifica se está avariada.
 

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
Trata-se de um aparelho da marca ORIMA, modelo ORS-18H53R220D2(b5) de 18000
Mesmo agora fui ligá-lo e já nem sequer trabalha quando selecciono o ar quente. Abre as 'persianas' até meio e não envia ar. A unidade exterior trabalha bem.
Se passo para o ar frio ou modo ventoinha já funciona bem!
 

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
Rectificação:

Não faz é muito frio.
Quanto ao ar quente não sei, pois fui recentemente ligá-lo e já não envia ar quente nenhum (conforme já referi na mensagem anterior)
 

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
Já abri a unidade exterior mas só amanhã poderei pedir um multímetro emprestado para ver se a válvula inversora está avariada.
O que notei já foi um tic-tac mais ou menos de 30 em 30 segundos que parece vir do cilindro grande (será o reservatório do gás?)
 

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
Falei com 1 técnico da Orima e ele disse-me que o problema é só a FALTA DE GÁS.
Disse-me que deve ter alguma fuga.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Falei com 1 técnico da Orima e ele disse-me que o problema é só a FALTA DE GÁS.
Disse-me que deve ter alguma fuga.

Não duvides que é uma fuga
Só mesmo um tecnico cardenciado te pode resolver o problema
 

fauskka

GF Prata
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
334
Gostos Recebidos
0
quantos anos tens o aparelho? se for há mais de 5 anos e só agora notaste isso, arriscava carregar o aparelho, é normal ao fim de alguns anos perderem o gás.

para isso precisas de saber o tipo de freon que utiliza, saber a quantidade que leva em KG, ter uma balança de precisão, uns manómetros de frio e uma máquina de vácuo.
se não tiveres acesso a esta ferramenta, terás de chamar o técnico...
 

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
O AC tem 3 anos.
Não tenho esse equipamento e por isso vou ter que chamar o técnico que o colocou.

Obrigado a todos
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas pelo que vi no 1º topico o companheiro nao está por dentro disto, o melhor será mandar ver o ap. a quem sabe.

marques 1956
 

fauskka

GF Prata
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
334
Gostos Recebidos
0
O AC tem 3 anos.
Não tenho esse equipamento e por isso vou ter que chamar o técnico que o colocou.

Obrigado a todos

Então se vai chamar o técnico, aproveita e diga para fazer novos abocardamentos nas ligações dos tubos de cobre entre a unidade interior e exterior, porque têm fuga quase de certeza, 3 anos é pouco tempo para perder o freon. Senão daqui a 3 anos já sabe que tens de fazer nova carga...
 

dgidgio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Mensagens
76
Gostos Recebidos
0
Mais ou menos em quanto fica a carga do AC?
 

Sangh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Eu reparo Ar condicionados e isso e sem duvida falta de gas
Podes ser tu a fazê-lo se teres as ferramentas necessárias para isso.
 
Topo