• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

GIGABLUES 800 & OPENMIPS - Suas versões várias e situações de "BOOT" - Tópico Soluções

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,236
Gostos Recebidos
54
Uma vez que existem varias threads relacionadas com as nossas Gigablues 800 em situações de "BOOT",sugeria aos mais experientes aqui centralizar nesta thread os tópicos principais relacionados com a solução directa para resolver as sitações de "BOOT" nas suas diferentes versões de receptores GIGABLUE 800 com imagem OPENMIPS instalada.

Assim sendo,e uma vez que a informação das ultimas semanas,neste forum, vai nesse sentido,os seus utilizadores de Gigablues deverão fazer o seguinte:



Primeiro: Passar uma vista de olhos pelas threads já criádas na nossa secção Gigablue - Duvidas e informações,verificando algumas situações desta anomalia "BOOT", encontradas por algums colegas da nossa comunidade Gigablue.

Segundo : Com algumas informações de alguns colegas postadas nessa mesma secção Dúvidas/Informações,verificar com exactidão,qual a versão correcta da sua Gigablue 800.

A saber existem:

GB800SE
GB800SOLO
GB800UE
GB800SE Plus
GB800UE Plus
GBQUAD

Terceiro : Segundo informações aqui relatadas por users experientes,TODAS as GIGABLUE que se encontram dentro do periodo da garantia,a fábrica garante a assistência a todos esses receptores nestas situações de "BOOT".

Quarto: Em caso de não se encontrarem dentro do periodo de garantia,deverão ainda tentar junto do vendedor,se é possivel, a loja solucionar esse problema de "BOOT",ou pedir aconselhamento de uma solução possivel de tratamento da situação.

Quinto: Esgotadas as hipoteses acima,deverão os utilizadores procurar nesta thread aqui, ajuda perante os users mais experientes,para a sua versão especifica de GIGABLUE,uma vez que como vamos ver mais á frente existem 6 modelos de GIGABLUE 800.

Sexto: Após ajuda solicitada perante os users mais experientes neste campo de situações de "BOOT",deverão os users arranjar uma PEN FORMATADA EM FAT32.

Sétimo:Com essa PEN e com a ajuda dos users mais experientes nesta secção,colocar nessa PEN préviamente formatada a versão de BOOTLODER CORRECTA para a versão da GIGABLUE 800 que dispõem.A saber existem até á data de hoje 16.11.2013,os seguintes bootloaders,que variam segundo as várias versões de receptores Giga:

gigablue-se-cfe-20120831.zip
gigablue-solo-cfe-20120903.zip
gigablue-ue-cfe-20120831.zip
gigablue_quad_07-05-2013-cfe-loader.zip
hd800se_bootloader_08-08-2012.zip.zip


Web site de download dos varios bootloaders para imagem Openmips:
xxxx://image.openmips.com/2.0/index.php?open=loader

NOTA MUITO IMPORTANTE:Deverão escolher a versão correcta do BOOTLOADER para a GIGABLUE que se deseja "TRATAR",uma vez que se escolher o BOOTLOADER de uma versão que não seja a correcta,poderá existir um CRASH irremediável na GIGABLUE!Isto éMUITO importante!
Se esse "azar" acontecer,apenas a fábrica tem a solução.E essa solução passa por utilização na fábrica de uma solução JTAG,que apenas deverá ser praticada por pessoal devidamente experiente em utilização de JTAG`S



Oitavo:Seguimos então em frente,com a tentativa da nossa solução via USB.

Com a GIGABLUE desligada da corrente introduzir a Pen na entrada USB traseira da Gigablue.Ligar a GIGABLUE á corrente eléctrica e verificar no painel frontaL de existe carregamento do ficheiro através da PEN.
Em caso de não se denotar algum carregamento,tentar com a USB frontal,que se encontra por trás da tampa da CAM,usando o mesmo seguimento de passos acima referidos(GIGABLUE DESLIGADA DA CORRENTE E PEN INTRODUZIDA.LIGAR A GIGABLUE A SEGUIR)
Caso não se verifique alguma reacção por parte da GIGABLUE em termos de carregamento de ficheiros via PEN,quer pelo painel traseiro,quer pelo painel frontal,colocar a PEN em ambas as entradas novamente,tendo a GIGABLUE desligada da corrente e,de seguida ligar a corrente,mas desta vez pressionar ao mesmo tempo que se liga á corrente e durante cerca de 5 segundos o botão OK que se encontra por trás da tampa da CAM,ao lado da entrada USB frontal.

Nota importante:É Imprescindivel verificar se o carregamento existe em prática no painel frontal.Isso é bem visivel,pois além de o receptor sair da situação de "BOOT",é igualmente verificável uma contagem no painel frontal.Contagem essa que por vezes apenas demora entre segundos a minutos.
Dessa mesma forma,e caso verifiquem que a situação de "BOOT" se altera no painel frontal,aconselho a deixarem o receptor estar pelo menos 10 minutos após o inicio do carregamento do ficheiro via PEN.
Isto não deverá se entender como um exagero de tempo!O que são 10 minutos,se as coisas correrem bem?O que será menos tempo,numa tentativa de salvação de uma receptor que tem um custo acima de 160€ e que poderá ficar...mais tempo "adormecido"?

Nono:Em caso de se ter sucesso com o carregamento via USB do "BOOTLOADER" devidamente correcto para a sua versão de Gigablue 800,vamos carregar a Imagem de OPENMIPS , devidamente correcta para essa mesma versão de GIGABLUE 800.Mais uma vez éextremamente importante carregar a versão de imagem correcta para a versão de Gigablue 800 que temos.

Mais uma vez vamos a este link seguinte e escolhemos a versão de imagem OPENMIPS devidamente correcta para a nossa GIGABLUE 800:

XXXX://image.openmips.com/2.0/index.php?

Decimo:Escolhida a imagem correcta da nossa versão pretendida,então,e mais uma vez,iremos recorrer da PEN FORMATADA MAIS UMA VEZ EM FAT32.
Passamos essa imagem para a PEN e vamos introduzir na GIGABLUE,na entrada traseira,ou frontal,com a nossa GIGABLUE DESLIGADA DA CORRENTE NOVAMENTE!
Deveremos assim que ligarmos a nossa GIGABLUE,acompanhar o painel frontal a fim de verificar o desenvolvimento da contagem do carregamento do software introduzido na nossa PEN.
MUITO IMPORTANTE: Acabada essa contagem,É MUITO IMPORTANTE que aguardemos mais ums bons minutos,para essa imagem carregada possa se iniciar após a instalação.
Por isso mesmo,apenas deveremos mexer no receptor,via telecomando após deslumbrarmos a imagem "OPENMIPS" no ecrãn do nosso televisor.E porque não aguardar igualmente uns 15 minutos APÓS O FINAL da contagem do carregamento da imagem via Pen?



Décimo:Agora,e apenas nesta fase,é que já poderemos ir aos menus e verificar a nossa instalação da imagem OPENMIPS e seu funcionamente.
Se parecer estar tudo bem,então podemos a partir desta fase final,a realizar as nossas preferências e definições de parametros pessoais da nossa imagem OPENMIPS.


Este manual é inteiramente da minha autoria,e tem como propósito centralizar o encontro dos passos necessários para tentar "acordar" a nossa GIGABLUE 800,que têm varias versões de Hardware,e logo várias versões de Bootloader e imagem OpenMips.

Não dispensa a consulta por parte de todos os users das restantes threads de situações identicas,e já existentes,na nossa secção Gigablue/Duvidas/Informações.


Agradeço a todos que realizem comentários a todo o meu post,realçando a colaboração de todos no melhoramento necessário do mesmo.
Complementem se acharem necessário com mais informação,ou alterem,se acharem necessário.

O meu intuito aqui será apenas a elaboração ordenada dos passos necessários para tentar acordar a situação de "BOOT" ultimamente sentida por muitos users de OPENMIPS,que segundo se consta em alguns forums europeus,se deveu,em grande parte a um file corrompido nos updates oficiais da marca.Não quer dizer que não existam outras causas...claro!

Um abraço a todos
illusionman
 

neca79

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2008
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Obrigado por este solução... Já agora illusionman é a mesma pessoa que T-R3X??? ;)
 

bento44

GF Bronze
Entrou
Dez 1, 2010
Mensagens
39
Gostos Recebidos
0
sky DE

alguem me pode ajudar a minha gigablue 800se plus nao me le a card da sky DE

se alguem me poder ajudar obrigado
 
Última edição:

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,236
Gostos Recebidos
54
e metes isso aqui neste topico?
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Boas! Pensei que o problema das Gigablues estivesse resolvido e já se pudesse fazer atualizações online...mas pelos vistos não. Hoje tentei atualizar o software na minha gigablue 800 hd se plus e ela encontrou cerca de 100 atualizações. Decidi atualizar pois era muita coisa e selecionei a mensagem em que lá diz ser a maneira recomendada. A verdade é que apareceu a mensagem de estar a fazer o download e depois de que estava a instalar. O problema foi que depois o recetor reiniciou e já está a quase 30 minutos em boot. É normal? Alguém já conseguiu fazer atualização de software online? É vergonhoso se a empresa ainda não arranjou maneira da box fazer este processo sem dar erro.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Boas! Pensei que o problema das Gigablues estivesse resolvido e já se pudesse fazer atualizações online...mas pelos vistos não. Hoje tentei atualizar o software na minha gigablue 800 hd se plus e ela encontrou cerca de 100 atualizações. Decidi atualizar pois era muita coisa e selecionei a mensagem em que lá diz ser a maneira recomendada. A verdade é que apareceu a mensagem de estar a fazer o download e depois de que estava a instalar. O problema foi que depois o recetor reiniciou e já está a quase 30 minutos em boot. É normal? Alguém já conseguiu fazer atualização de software online? É vergonhoso se a empresa ainda não arranjou maneira da box fazer este processo sem dar erro.

isso dessa maneira não actualiza e não sei o porque.

pois isso a uns tempos atrás também me aconteceu o mesmo, só que antes de fazer isso eu fiz um backup ao que tinha, voltei a meter o backup e ficou tudo a funcionar.
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Pois, eu constatei isso hoje e da pior maneira...pensei que esse problema já estivesse solucionado! É inadmissível a Gigablue ainda não ter feito nada para resolver este erro. Vendem recetores onde nem sequer se pode fazer updates. Ainda por cima não tenho nenhum backup. Lá vou ter que instalar tudo de novo. Já agora, podem-me confirmar se as novas imagens da openmips (4.0) já trazem o boot integrado? Ou temos de formatar uma pen, instalar o boot e só depois a imagem?
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
o boot só se mete uma vez e dá para as outras imagens todas.

quanto a imagem eu não te aconselho meteres a openmips 4.0 mas sim a openmops 2.1

e deve-se sempre fazer um backup a imagem antes de se fazer alguma coisa a box.

abraço.
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela dica...eu por acaso tinha a openmips 2.1 mas como aconteceu-me este problema de não sair do boot estava a pensar atualizar para a versão 4.0! Nesse caso só preciso de formatar uma pen em fat32 e meter lá os ficheiros correspondentes à imagem que quiser para o modelo em questão (Gigablue 800 HD SE PLUS), correto? Abraço
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela dica...eu por acaso tinha a openmips 2.1 mas como aconteceu-me este problema de não sair do boot estava a pensar atualizar para a versão 4.0! Nesse caso só preciso de formatar uma pen em fat32 e meter lá os ficheiros correspondentes à imagem que quiser para o modelo em questão (Gigablue 800 HD SE PLUS), correto? Abraço

isso tudo companheiro.
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Vou fazer isso então...e já agora um conselho: NÃO ATUALIZEM O SOFTWARE ONLINE!lol Espero que com este procedimento consiga tirar a box do boot.
Obrigado caro sporting41.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
já sabes que a maior parte dos plugin que vinha com a imagem de origem ficas sem eles, como o Cccam também.

terás que meter tudo a unha.

boa sorte, abraço.
 

redlight66

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
575
Gostos Recebidos
0
eu com a 800 UE HD com openmips4 tenho feito atualizaçoes online e tudo ok.
 

redlight66

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
575
Gostos Recebidos
0
eu com a 800 UE HD com openmips4 tenho feito atualizaçoes online e tudo ok.
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
No meu caso em particular refiro-me à Gigablue 800 HD SE PLUS...e presumo que pelo menos na Gigablue 800 HD UE PLUS aconteça o mesmo! O que vale é que o amigo sporting41 já me confirmou que não vale a pena meter o bootloader. Basta passar já diretamente para a imagem (formatar pen em fat32 e mandar para lá os ficheiros da openmips). O chato é ter que instalar novamente os plugins todos. Aconselho também a fazer regularmente backups pois caso aconteça este problema têm sempre um "salva-vidas". Cumprimentos
 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,236
Gostos Recebidos
54
depende....o boot as vezes é necessario... se nao conseguires mete o boot e so depois a imagem.

PS. o boot so ºé necessario para a primeira vez que se mete a imagem, apartir dai, so quando saem atualizacoes fortes ao boot
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Viva! Vou deixar aqui o meu feedback de como resolvi o problema do boot...como o amigo sporting41 mencionou apenas tive de instalar a imagem da openmips, E voltou tudo à normalidade (nada de bootloader). Mas atenção, cada caso é um caso.
1- Formatar uma pen em fat32
2- Mandar para lá a imagem que queiram instalar (com pasta e ficheiros incluídos)
3- Desligar a box e colocar a pen numa das entradas usb
4- Ligar o recetor e quando aparecer no visor a palavra config, cliquem no botão ok da gigablue
A partir daí é só esperar que a box faz tudo sozinha. Rápido e simples.
E não se esqueçam, partilhar não custa.
Abraço
 

cpaiva68

GF Ouro
Entrou
Dez 27, 2010
Mensagens
723
Gostos Recebidos
0
eu com a 800 UE HD com openmips4 tenho feito atualizaçoes online e tudo ok.

Tem uma coisa que a malta ainda não percebeu.
Cada vez que se mete uma imagem nova estamos a instalar um firmware (imagem) na box, corre-se sempre o risco de se faltar a luz por exemplo de ficarmos com um pisa papéis bem caro.
Quanto ás actualizações online, tb em tempos fazia até ao dia que a box ficou em boot e lá tive de ir meter uma imagem nova.
Eu agora tenho uma regra que acho importante, se com box está tudo bem e recomenda-se nem mexo mais, no fundo a box serve para ver bonecos e pouco mais.
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Eu em certa parte concordo que quando está tudo bem não se deve mexer mas também entendo que o pessoal se tem a possibilidade de atualizar algum software online o faça...o problema é que algumas gigablues dão problemas nesse processo. Eu por exemplo, aconteceu-me esse problema com a imagem openmips 2.1. Resolvi como explico num post anterior. Ou seja, instalei uma imagem mais atual (4.0). Hoje, por incrível que pareça o site de suporte da gigablue lançou um novo update onde garante que já se pode fazer atualizações online. Posso confirmar que é verdade, pois eu ontem instalei a 4.0 e hoje para testar fui a atualizar sofware online, ele encontrou 33 updates, atualizou e não deu qualquer tipo de problema (não ficou em boot).
 
Topo