• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvidas sobre montar antena rotativa

qazzaqqal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá
Eu gostava de pedir a vossa ajudar para escolher os componentes e como montar uma antena rotativa de modo a apanhar uns bons satélites banda KU: os mais comuns (hispasat 1C/1D/1E, Astra 1KR/L/M/2C, Eutelsat Hot Bird 13A/B/C) mas também outros como o Intelsat 10-02, Intelsat 905, Eutelsat 3C, Eutelsat7A, Eutelsat8, Eutelsat 10A, Eutelsat 12, Eurobird 16A.
No entanto, como a minha casa é bastante alta para montar no telhado, eu terei que montar antes no telhado dos anexos, segundo o desenho que coloco aqui:
Antena.jpg

Feitos os cálculos de trigonometria básicos, a minha casa em relação ao telhado dos anexos oculta a visibilidade num ângulo de 27,8º (a contar da base da antena).
Pelos ângulos de Elevação dos satélites mais comuns vejo que estão acima deste valor, pelo que deduzo não ter problemas, [1] É esta a vossa opinião?
Por restrições económicas penso que terei que optar por uma de 1,5m offset (uma 1,8m pelo que vi é bastante mais cara). [2] O que acham comprar o prato usado, e onde posso encontra-las no distrito do Porto?
Para já tenho uma Skybox F5s e um inverto LNB black ultra high-gain twin. Terei que acrescentar um feedhorn (Para juntar ao LNB).
[3] Para uma antena com este tamanho terei que adquirir um motor/actuador h-h de 18’’ e um posicionador interface que suporte DiSEqC 1.2?
[4] Que modelos aconselham?
[5] Em relação a estas peças, penso que já não será tão fiável comprar em 2ª mão, qual é a vossa opinião?
Também terei que esticar um cabo (penso que de 4 filamentos) de entre 25m-30m desde o local da antena ao receptor. [6] Não há problemas com estas distâncias?
[7] É o receptor que alimenta o diseqc e o motor, ou o motor tem um transformador que liga aos 220V?
O orçamento é de 400€, podendo esticar ao máximo de 500€ se realmente tiver claras vantagens. No entanto se conseguir comprar usado e funcional a um preço menor, melhor.
Desde já o muito obrigado.
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
Olá
Eu gostava de pedir a vossa ajudar para escolher os componentes e como montar uma antena rotativa de modo a apanhar uns bons satélites banda KU: os mais comuns (hispasat 1C/1D/1E, Astra 1KR/L/M/2C, Eutelsat Hot Bird 13A/B/C) mas também outros como o Intelsat 10-02, Intelsat 905, Eutelsat 3C, Eutelsat7A, Eutelsat8, Eutelsat 10A, Eutelsat 12, Eurobird 16A.
No entanto, como a minha casa é bastante alta para montar no telhado, eu terei que montar antes no telhado dos anexos, segundo o desenho que coloco aqui:
Ver anexo 126080

Feitos os cálculos de trigonometria básicos, a minha casa em relação ao telhado dos anexos oculta a visibilidade num ângulo de 27,8º (a contar da base da antena).
Pelos ângulos de Elevação dos satélites mais comuns vejo que estão acima deste valor, pelo que deduzo não ter problemas, [1] É esta a vossa opinião?
Por restrições económicas penso que terei que optar por uma de 1,5m offset (uma 1,8m pelo que vi é bastante mais cara). [2] O que acham comprar o prato usado, e onde posso encontra-las no distrito do Porto?
Para já tenho uma Skybox F5s e um inverto LNB black ultra high-gain twin. Terei que acrescentar um feedhorn (Para juntar ao LNB).
[3] Para uma antena com este tamanho terei que adquirir um motor/actuador h-h de 18’’ e um posicionador interface que suporte DiSEqC 1.2?
[4] Que modelos aconselham?
[5] Em relação a estas peças, penso que já não será tão fiável comprar em 2ª mão, qual é a vossa opinião?
Também terei que esticar um cabo (penso que de 4 filamentos) de entre 25m-30m desde o local da antena ao receptor. [6] Não há problemas com estas distâncias?
[7] É o receptor que alimenta o diseqc e o motor, ou o motor tem um transformador que liga aos 220V?
O orçamento é de 400€, podendo esticar ao máximo de 500€ se realmente tiver claras vantagens. No entanto se conseguir comprar usado e funcional a um preço menor, melhor.
Desde já o muito obrigado.

Os feedhorn usam-se nas antenas de foco primário . Os lnb´s para as antenas offset teem o feedhorn já incorporado .
Os motores diseqc recebem corrente pelo cabo coaxial . Os motores analógicos ( de alavanca ) teem de ter uma alimentação
separada .
Se usares um prato de 1,2 m , o que é bem bom ,( motor diseqc ) simplificas a instalaçâo .
As geometrias da casa e do anexo parecem estar corretas
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
2,993
Gostos Recebidos
50
A minha opinião é montar a parabólica no telhado da casa,porque se a montar no anexo é capaz de não apanhar os satélites que estão a est no caso dos sat-s Azespavce 46 est intelsat 45 est turksat 42 este helas 39 est etc. porque os satélites a Est. são baixos os satélites a Oest tão altos.
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
A minha opinião é montar a parabólica no telhado da casa,porque se a montar no anexo é capaz de não apanhar os satélites que estão a est no caso dos sat-s Azespavce 46 est intelsat 45 est turksat 42 este helas 39 est etc. porque os satélites a Est. são baixos os satélites a Oest tão altos.

A figura mostra claramente que a leste o campo está livre .
Para oeste , no Porto , a elevação do Hispasat é 37,6 graus portanto muito acima da casa.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Feitos os cálculos de trigonometria básicos, a minha casa em relação ao telhado dos anexos oculta a visibilidade num ângulo de 27,8º (a contar da base da antena).
Pelos ângulos de Elevação dos satélites mais comuns vejo que estão acima deste valor, pelo que deduzo não ter problemas, [1] É esta a vossa opinião?
Por restrições económicas penso que terei que optar por uma de 1,5m offset (uma 1,8m pelo que vi é bastante mais cara). [2] O que acham comprar o prato usado, e onde posso encontra-las no distrito do Porto?
Para já tenho uma Skybox F5s e um inverto LNB black ultra high-gain twin. Terei que acrescentar um feedhorn (Para juntar ao LNB).
[3] Para uma antena com este tamanho terei que adquirir um motor/actuador h-h de 18’’ e um posicionador interface que suporte DiSEqC 1.2?
[4] Que modelos aconselham?
[5] Em relação a estas peças, penso que já não será tão fiável comprar em 2ª mão, qual é a vossa opinião?
Também terei que esticar um cabo (penso que de 4 filamentos) de entre 25m-30m desde o local da antena ao receptor. [6] Não há problemas com estas distâncias?
[7] É o receptor que alimenta o diseqc e o motor, ou o motor tem um transformador que liga aos 220V?
[1] Como já foi respondido, sim.

[2] Não vais conseguir encontrar pratos offset de 1,5m. O maior que se encontra por aí é 1,30m. Se por acaso te estavas a referir a um prato de 1,5m foco-primário, não compensa em relação a um de 1,80m. És capaz de encontrar por aí antenas rotativas de 1,80m usadas já com motor e LNB e tudo. É uma questão de ir ver o material antes de comprar para não apanhar surpresas.

[3] Sim. Não há outro tipo de posicionadores DiSEqC que não sejam DiSEqC 1.2.

[4] Motor: Superjack
Interface DiSEqC: Iberosat V-Box III

[5] Motores e antenas em 2ª mão, como disse acima, é tudo uma questão de ir ver antes de comprar. Até podes encontrar um grande negócio. Já o posicionador, desde que esteja a funcionar, pode ser usado. Um novo custa à volta de 60€.

[6] Não. Antigamente havia um cabo de 6 condutores preto, que era o ideal, mas já não deve haver. Em alternativa podes optar por cabo FVV 4x0,75 preto, se conseguires encontrar à venda nas casas de material eléctrico. Se não encontrares, pode ser 4x1 ou 4x1,5, só que são um bocado mais grossos.

[7] O receptor só envia comandos digitais através do cabo coaxial do LNB para o posicionador, que é intercalado entre o receptor e o LNB e ligado a 230V, e que por sua vez converte esses comandos digitais em comandos analógicos para enviar/não enviar tensão para o motor, inverter/não inverter polaridade (para abrir ou fechar o motor) e para enviar tensão para o sensor reed (contador de impulsos).


Se tiveres mais dúvidas é só dizer.

DX2
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
amigo qazzaqqal ja fiseste a tua apresentaçao? e ler as regras é importante e só depois deves postar
 
Topo