• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

telecomando da box f3

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
boas
ja esta aqui um poste identico ao qual eu participei e vou relatar o que realmente acontece com a minha box e à tantas a varias.
como ja tinha noticiado o comando deixou de funcionar à distancia. só funciona a 5cm de distancia.
experimentei com varios firms e nada. de vez em quando começava a funcionar mas fazendo um zaping voltava ao mesmo (5cm).
decidi abrir a box e refazer soldaduras. quando cheguei ao diodo (foto em anexo) reparei que ele tinha levado aquecimento(deve ter sido na fabrica visto estar derretido, em funcionamento a corrente que passa por ele nao fará com que ele derreta).
de qualquer maneira refiz a soldadura e liguei a box e o telecomando funciona.
agora estou na duvida
-mudo o diodo?
-como se ve os valores dos diodos para por um igual?
agradecia a opiniao de alguem com conhecimentos de electronica

04122013305.jpg
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
se agora esta a dar e melhor nao mexeres mais
pois...
mas passado algum tempo e sem andar a fazer zaping voltou a só funçionar a 5cm.
precisava que alguem me informace onde se ve o valor do diodo para o trocar
 

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,229
Gostos Recebidos
0
Bom dia , para o medir, o método mais fácil, no multímetro, onde se mede continuidade, ele passa para um lado e nao para o outro, caso esteja bom....pode estar morto (nao passar para nenhum lado) ou em curto/aberto (passa para ambos lados)
Uma solução que te poupara muitas dores de cabeça, é trocar logo o painel frontal ....
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Bom dia , para o medir, o método mais fácil, no multímetro, onde se mede continuidade, ele passa para um lado e nao para o outro, caso esteja bom....pode estar morto (nao passar para nenhum lado) ou em curto/aberto (passa para ambos lados)
Uma solução que te poupara muitas dores de cabeça, é trocar logo o painel frontal ....
boas amigo.
antes de trocar o painel gostaria de ir pelo caminha mais barato.
sei fazer soldaduras, tenho multimetro e tenho os diodos.
tenho é duvidas se tem algum tipo de valor ou se sao todos iguais.
ja agora sabe-me dizer quanto custará o painel e onde posso comprar ( para o caso de nao conseguir reparar).
 

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,229
Gostos Recebidos
0
Bom dia, quanto aos diodos, mais certo é ser até zeners, mas tanto um como o outro, tem sempre valores distintos para cada situação, e para saber esses valor teria que ter esquema, coisa que não tenho. Quanto ao painel, pode ficar entre 10 a 15€
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Bom dia, quanto aos diodos, mais certo é ser até zeners, mas tanto um como o outro, tem sempre valores distintos para cada situação, e para saber esses valor teria que ter esquema, coisa que não tenho. Quanto ao painel, pode ficar entre 10 a 15€
boa noite
atraves do painel de um receptor f3 novo nao se consegue saber o valor do diodo?
podia enviar-me o contacto de uma casa onde possa mandar vir um painel?
 

Nokall

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Nao quero estar a induzir em erro. Mas esse diodo salvo erro é o que vai a ligação da câmara do infravermelho. Estragado ja esta nao tens nada a perder o maximo que pode acontecer é teres que comprar uma placa nova. :D Acho que se meteres 1N4148 o mais corriqueiro do mercado nao trata problemas de maior. Os diodos de zenner nao fogem muito aos valores uns dos outros. TABELA DE DIODOS DE REFER?NCIA - por isso testa :D gasta agora um 1eur se nao bulir compra placa nova :D
 

Nokall

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Quando meteres o novo atenção a posição que o soldas. A parte preta para o lado da resistencia RN8 :D
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Quando meteres o novo atenção a posição que o soldas. A parte preta para o lado da resistencia RN8 :D
boas
meti maos na passa e desoldei o diodo, medi e o diodo está bom.
mesmo assim soldei um novo.
fiz o texte, começou a trabalhar bem, mas passado um pouco voltou ao mesmo.
uma diferença que notei é fazer a mudança a uns 25cm( com o outro diodo era 5cm)
ja que estou com ela aberta nao posso experimentar tirar o sensor de infravermelho de uma box qualquer e solda-la nesta ou tem que ser especifica?
ja pedi uma box emprestada para lhe trocar o painel e assim fica a certeza que o problema é realmente do painel.
 

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,229
Gostos Recebidos
0
boas
meti maos na passa e desoldei o diodo, medi e o diodo está bom.
mesmo assim soldei um novo.
fiz o texte, começou a trabalhar bem, mas passado um pouco voltou ao mesmo.
uma diferença que notei é fazer a mudança a uns 25cm( com o outro diodo era 5cm)
ja que estou com ela aberta nao posso experimentar tirar o sensor de infravermelho de uma box qualquer e solda-la nesta ou tem que ser especifica?
ja pedi uma box emprestada para lhe trocar o painel e assim fica a certeza que o problema é realmente do painel.

Quanto ao IF, sim podes trocar, quanto ao painel manda me pm se depois precisares
 
Última edição:

Nokall

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Pela experiência que tenho da minha, apesar de não ter problemas. O grande problema que noto é que a câmara de infravermelhos não recebe a melhor reflexão do infravermelho do comando. De-soldar a câmara e chegar um pouco mais para a frente talvez resolva o problema. Mas isto é só uma ideia.
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Quanto ao IF, sim podes trocar, quanto ao painel manda me pm se depois precisares
boas amigo.
tenho varias power bostas da zon que estao avariadas. posso trocar só o sensor de infravermelho?
depois ficará com a mesma frequencia do comando da f3?
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Pela experiência que tenho da minha, apesar de não ter problemas. O grande problema que noto é que a câmara de infravermelhos não recebe a melhor reflexão do infravermelho do comando. De-soldar a câmara e chegar um pouco mais para a frente talvez resolva o problema. Mas isto é só uma ideia.
boas
a tua ideia nao é má, mas a soldadura está resvez aos pernos, nao estou a ver a maneira de o chegar à frente.
quando abri a box pela 1ªvez realmente vinha com a camara inclinada para a frente (nao a soldadura mas sim dobrada para a frente) e eu achei que estava mal e endireitei
 

Nokall

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
boas amigo.
tenho varias power bostas da zon que estao avariadas. posso trocar só o sensor de infravermelho?
depois ficará com a mesma frequencia do comando da f3?

O sensor não tem frequências, mais que pode acontecer é consumir mais ou menos corrente que o original. Mas não me cheira :D. O da powerbosta devera ser melhor que o que esta ai soldado por alguma criança na china :D Powerbosta a fabricação obedece a outros parâmetros de fabrico e montagem , esta chingling é barata claro tem que levar com material barato. Testa não tens nada a perder e é assim que se vai aprendendo. Ja sabes que a placa a venda por 15paus :D resto é tudo estudo :D Boa sorte depois da novidades.
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
actualização da avaria (que já não é avaria)
o sensor vem soldado à placa e depois ao meio dos pernos é dobrado para cima a fazer 90º.(até tem um batente em espuma)
o que eu fiz foi po-lo quaze na horizontal.
nao é que ja está a trabalhar à um dia a fazer zaping e a 100%?
será normal?
 

Nokall

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
actualização da avaria (que já não é avaria)
o sensor vem soldado à placa e depois ao meio dos pernos é dobrado para cima a fazer 90º.(até tem um batente em espuma)
o que eu fiz foi po-lo quaze na horizontal.
nao é que ja está a trabalhar à um dia a fazer zaping e a 100%?
será normal?

:D Ficou com melhor captação de reflexão. O problema de todas provavelmente. Bom de tudo ficou resolvido :D
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
:D Ficou com melhor captação de reflexão. O problema de todas provavelmente. Bom de tudo ficou resolvido :D
boas
até agora tudo normal.
abri uma box na altura tvcabo (octal) e tambem tem o sensor dreito ( capta por cima).
mas devia ser pela parte frontal... não será?
 

Nokall

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
A minha octal que vou trocar este mes porque nao tenho HD, capta por todo o lado loll mas ja tive uma que era uma caca a captar. A F3 se eu estiver de lado para a caixa nao capta nada, so capta de frente e tens que apontar mesmo para o led. :D Tambem ainda nao tive tempo para abrir e corrigir isso :D
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
A minha octal que vou trocar este mes porque nao tenho HD, capta por todo o lado loll mas ja tive uma que era uma caca a captar. A F3 se eu estiver de lado para a caixa nao capta nada, so capta de frente e tens que apontar mesmo para o led. :D Tambem ainda nao tive tempo para abrir e corrigir isso :D
depois diga a opiniao
 
Topo