• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Factura da água vai aumentar para 1,3 milhões de portugueses

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
baeaf6295143e5a3d59ba4a864fa1ba5.jpg


No próximo ano, 1,3 milhões de portugueses vão pagar mais pelo consumo de água, avança este domingo o Diário de Notícias. Um número que pode aumentar para os 8 milhões dependendo do valor de referência da tarifa a aplicar.


Este número pode, no entanto, ser bastante mais alargado, chegando aos oito milhões de pessoas. Esta diferença, refere o jornal, depende do valor de referência da tarifa a praticar pelos serviços de abastecimento e saneamento de água - se for entre os dois e os três euros por metro cúbico, mais de oito milhões de pessoas verão um aumento na factura da água.

As mudanças devem-se ao facto de a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) ter apurado que 1,3 milhões de portugueses pagam água abaixo do custo mas este número peca por defeito pois, além dos 65 municípios que não recuperam a despesa que fazem com a prestação do serviço de abastecimento de água, 122 nem a conseguiram indicar à ERSAR.

O mesmo se passa no saneamento, em que vários municípios nem sequer cobram taxas.

A resolução da situação chega com o novo estatuto da ERSAR, previsto para o próximo ano, que permite ao órgão regulador ter mais poder na regulamentação do preço a aplicar ao munícipes, concedendo-lhe, também, poderes sancionatórios.

Fonte: DD

obs: cá estamos nós para pagar a incompetência, luvas, cunhas e muitas outras situações... e meus amigos sei bem do que estou a falar!
 
Topo