• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

VolksWagen Polo 1.6 2009/2010 - Câmbio fazendo toc toc toc...

maujaffar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa tarde pessoal da mecânica, preciso de ajuda!!!

Tenho um VolksWagen Polo 1.6 2009/2010 com 59 mil Km rodados que cuido como se fosse meu filho. Sou o 2º dono, estava tudo perfeito quando a 2ª marcha começou a raspar bastante. As outras marchas estavam perfeitas. A única coisa que estava batendo no meu carro era o lado de dentro da porta do motorista, que acho que deve ter bambeado os parafusos por causa dessa buraqueira de asfalto.

Levei em uma mecânica especializada, e depois da análise, disseram que teria que abrir o câmbio para ver.

Depois que abriram o câmbio, fui informado que a engrenagem da 2ª marcha estava comida e a placa de rolamento com folga. Já que fui internado e estou de repouso, fui lá ver e realmente era isso.

Foram R$ 700,00 de peças: Conjunto de engrenagens 1ª e 2ª + Placa de rolamento.

Disseram que tirando esses 2 componentes, o câmbio é Zero,

Depois que montaram o câmbio, o carro foi entregue para mim, a 2ª marcha voltou ao normal, porém apareceu outro defeito, o câmbio fazendo Toc Toc Toc [...] de acordo com a rotação do motor.

Fui informado que esse Toc Toc Toc é porque os dentes das engrenagens novas (conjunto 1ª e 2ª) ainda não "assentaram", e que com o tempo o barulho some.

Como eu não entendo nada de mecânica, paguei os R$ 1300,00 (700 peças + 600 mão de obra) e fui embora com o carro fazendo Toc Toc Toc de acordo com a rotação do motor.

Pessoal, comecei a notar o seguinte, mesmo com o carro em ponto morto, fica fazendo Toc Toc Toc bem devagar. Quando acelero em ponto morto, o Toc Toc Toc fica mais rápido. Quando piso na embreagem até o fundo, o barulho do Toc Toc Toc some. Quando estou andando com giro baixo em qualquer marcha, dá pra ouvir o Toc Toc Toc.

Sei que não entendo de mecânica, mas na lógica, não consegui entender a relação disso com as novas engrenagens (Conjunto 1ª e 2ª):

Era pra fazer barulho só na 1ª e 2ª?

Por que em ponto morto está fazendo barulho? Por que o barulho some quando piso fundo na embreagem?

Será que empenou aquele eixo piloto do meu câmbio? bichou a árvore binária do câmbio? Não estava assim!! Que relação tem esse eixo/árvore com a troca das engrenagens?

Outra coisa, Hoje o meu sensor de ré e o retrovisor que mira para o meio-fio parou de funcionar. Sempre que eu engatava a marcha Ré, o computador do carro apitava, abaixava o retrovisor do passageiro para baixo e ativava o sensor de ré. Parou de funcionar, nem apita mais quando engato a ré .... que desânimo.

Me ajudem!!!
 
Topo