• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquentador vulcano aquece pouco a água

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Tenho um esquentador vulcano automático de 11 litros (a pilhas).
Acontece que funciona bem, liga o isqueiro, acende os bicos, e aquece água, mal.
Agora é que aparece a avaria:

Reduzo o caudal de água do esquentador pela válvula que se encontra no esquentador e não reduz o caudal, portanto aquece pouco porque a saída de água é muita.

Já desmontei a válvula e roda bem, não está suja e a mola que está lá dentro está boa, pelo menos parece-me ( abre e fecha bem, roda nos dois sentidos).

Dado que a válvula não reduz o caudal de água não pode aquecer a água.

Antes de começar a desmontar e comprar uma membrana nova.

A minha dúvida é se será a membrana rota ou outro componente?

Fiz o teste com o detector de gás em curto, assim como o de tempertura e não alterou em nada, portanto esta parte está excluida.

Alguma ajuda será bem vinda para solucionar o problema sem chamar um técnico e ficar sem água quentar por algum tempo, podendo eu resolver este caso.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro amigo pelo que reporta, tudo leva a crer que o problema está no regulador de caudal, já agora quantos anos tem o esquentador?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Pode ser o diafragma, no entanto como refere que ao mover a válvula de regulação de caudal o mesmo não sofre qualquer alteração, poderá também ser a válvula, terá que desmontar primeiro e verificar se o diafrágma tem algum furo, com 15 anos é bem provavel, caso não tenha qualquer furo aproveite na mesma e coloque um novo porque isso é barato e então substitua a valvula que regula o caudal.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Poderei nesse caso descartar o Venturi e pegar nessas duas e ficará resolvido ou será melhor trocar também o Venturi.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Quanto a mim o problema está numa destas duas partes que mencionei, faça como disse que à partida resolve o problema.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Quanto a mim o problema está numa destas duas partes que mencionei, faça como disse que à partida resolve o problema.
Obrigado pela informação prestada.
Vou comprá-las e montar depois direi como ficou.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O que eu disse é que primeiro deverá desmontar a parte do esquentador onde está inserido o diafragma e verificar o estado em que se encontra, caso esteja rôto basta apenas comprar o diafragma, acho também que será conveniente levar o velho quando o for comprar pois embora esse diafragma seja o normal existem vários tipos de diafragmas.

Sabe onde ele está inserido?
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
O que eu disse é que primeiro deverá desmontar a parte do esquentador onde está inserido o diafragma e verificar o estado em que se encontra, caso esteja rôto basta apenas comprar o diafragma, acho também que será conveniente levar o velho quando o for comprar pois embora esse diafragma seja o normal existem vários tipos de diafragmas.

Sabe onde ele está inserido?
Já troquei de outra marca, por isso não deve fugir muito.
Fica logo por cima da válvula de regulação da água.
Se não estou em erro este modelo tem um parafuso lateral a prender o modulo da água e o modulo do gás que fica por cima.
Terei que retirar a tubagem que está ligado ao modulo para que ele possa sair.
Depois é só retirar os parafusos que se encontram por cima do módulo que são 5 ou 6 e sacar a membrana.
Irei amanhã resolver o problema.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Substiuída a membrana e a válvula redutora de água e ficou repardo.
Obrigado pelas dicas.
 
Topo