• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como ligar um Simples Interruptor Duplo?

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Pois é....
Não me resta outra alternativa senão humildemente reconhecer a minha completa ignorância neste campo. Sei que existe uma fase (que dá choque) um neutro e a terra e pronto...aqui estão os meus conhecimentos de eletricidade !!
Se o meu professor de eletro do 8º ano lesse este tópico dava-lhe uma coisa!!!!!:Espi06:

Acontece que precisava de fazer a ligação de um interruptor duplo (uma tecla acende a luz do quarto e outra acende a luz do WC) para substituir o anterior que queimou. Fui tão esperto que com a pressa de desligar o queimado não anotei como estavam feitas as ligações e agora não faço a mínima ideia de como ligar esta coisa!!!
Para ajudar coloco aqui o que tenho.


A única coisa que ainda fiocu é que um pequeno fio de neutro fazia a ligação de cima para baixo conforme ilustrado no meu esquema manhoso.

Alguém me pode ajudar neste enigma.....!???
Não me dava jeito rebentar com isto tudo!!!!

Obrigado pela compreensão!

esquema.jpg
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Mas compraste um interruptor duplo ou um comutador de escada duplo ?

Pelo teu desenho é um escada duplo
 

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
É comutador de escada / lustre.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
vê lá se é isto.
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas,

Há alguma coisa que esta a falhar nestas respostas....

Dizes que esse interruptor duplo liga uma lamapada do wc, e o lustre do quarto...

O wc deve ser direto, o lustre deve ter o que normalmente se chama de comutador de escada pelas ligações (4) tens uma fase (normalmente preto), um que liga á lampada do wc (talvez preto tb) e 2 que fazem a comutação do lustre (podes confirmar as cores dos fios no outro interruptor do lustre)

assim tens de ter a certeza que o teu interruptor novo é um comutador de escada duplo e o esquema vai ser qualquer coisa como o seguinte:
Ver anexo 127549

espero que ajude..
 

estemedins

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
190
Gostos Recebidos
1
Amigo o Lustre e um interruptor simples mas Duplo.
O comutador de escada de dois e um comutador duplo
E exatamente o que o amigo Flag poe no esquema um interruptor duplo= a um comutador de lustre lustre e um candieiro de dois circuitos.
.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiros

para melhor claresa existem vários esquemas e dicas em tópicos anteriores.

o companheiro plural tem de ver e ler.

se nao andamos sempre a repetir tópicos relaçionado c, o mesmo.
 

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Caro marques,

Não duvide que o fiz antes de abrir novo tópico. se o fiz foi porque os tópicos existentes ou são confusos ou não chego lá!!!

Para quem estiver disposto a continuar a ajudar, deixo aqui mais uma informação:
- os fios castanhos apenas um tem corrente. Sobra mais um castanho e dois pretos sem corrente.
- como podem ver no meu esquema manhoso, o interruptor existente tinha um fio preto a fazer a ligação, creio de um interruptor ao outro, o que ainda faz mais confusão.
- estes são todos os fios soltos disponíveis. para alem destes vejo um azul que passa directo na caixa e o de terra.

Obrigado
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Caro marques,

Não duvide que o fiz antes de abrir novo tópico. se o fiz foi porque os tópicos existentes ou são confusos ou não chego lá!!!

Para quem estiver disposto a continuar a ajudar, deixo aqui mais uma informação:
- os fios castanhos apenas um tem corrente. Sobra mais um castanho e dois pretos sem corrente.
- como podem ver no meu esquema manhoso, o interruptor existente tinha um fio preto a fazer a ligação, creio de um interruptor ao outro, o que ainda faz mais confusão.
- estes são todos os fios soltos disponíveis. para alem destes vejo um azul que passa directo na caixa e o de terra.

Obrigado

Tens aí uma comutação penso que seja do quarto , esta lampada não liga em outro local ? ou a do wc ? no wc não liga outra lâmpada de espelho ?
Mas chegas lá rápido encosta na fase os outros fios mas um a um para descobrires qual é a lâmpada do wc
Depois disto vamos para a outra parte
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
C
- como podem ver no meu esquema manhoso, o interruptor existente tinha um fio preto a fazer a ligação, creio de um interruptor ao outro, o que ainda faz mais confusão.


Obrigado

Deixas na mesma o chante este é para levar a fase para o outro comutador tem de estar ligado no simbolo L que deves ter aí gravado

Depois descobrir a lampada do Wc ligas a fase onde tens o chante e a linha de lampada na saida ou contacto de saida do comutador duplo certifica te que esta a funcionar corretamente
Agora vamos aos outros

Ligas o castanho no outro lado do chante e os dois fios pretos na saida do outro comutador , penso que deves ter aí marcado na aparelhagem 1 e 2 e a fase L

Penso que assim ja vais la
Só adiantei isto porque tenho de sair
Bons testes e cuidado estas a trabalhar com correntes de 230V
 
Última edição:

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Obrigado Genius.
De facto no quarto tenho outra comutação que não me recordava (está por trás da cabeceira da cama)
Resolvido parcialmente!
Acontece que está mal ligado, pois está a fazer uma comutação estranha.
A do Wc acende e apaga se o comutador do quarto estiver ligado. Se estiver desligado a do WC acende e desliga ambas. A do quarto não está a acender isoladamente!! Que grande confusão!!!!

Liguei assim:

UNTITLED-1.jpg
 
Última edição:

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Obrigado Genius.
De facto no quarto tenho outra comutação que não me recordava (está por trás da cabeceira da cama)
Resolvido! Neste caso posso dizer que as tuas palavras valeram mais que 1000 imagens (esquemas) Muito Obrigado a todos e espero que este post possa ajudar alguns que tenham o mesmo problema que eu

De nada amigo

Sempre as ordens em tudo que eu possa ajudar
 

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
De nada amigo

Sempre as ordens em tudo que eu possa ajudar

Acho que falei cedo de mais. Estava a editar o tópico quando o Genius, mais rápido que a sua sombra respondeu ao anterior!!

De facto no quarto tenho outra comutação que não me recordava (está por trás da cabeceira da cama)
Resolvido parcialmente!
Acontece que está mal ligado, pois está a fazer uma comutação estranha.
A do Wc acende e apaga se o comutador do quarto estiver ligado. Se estiver desligado a do WC acende e desliga ambas. A do quarto não está a acender isoladamente!! Que grande confusão!!!!

Liguei assim:

UNTITLED-1.jpg
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Acho que falei cedo de mais. Estava a editar o tópico quando o Genius, mais rápido que a sua sombra respondeu ao anterior!!

De facto no quarto tenho outra comutação que não me recordava (está por trás da cabeceira da cama)
Resolvido parcialmente!
Acontece que está mal ligado, pois está a fazer uma comutação estranha.
A do Wc acende e apaga se o comutador do quarto estiver ligado. Se estiver desligado a do WC acende e desliga ambas. A do quarto não está a acender isoladamente!! Que grande confusão!!!!

Liguei assim:

UNTITLED-1.jpg

Verifica tens os fios trocados no comutador ou tens o chante a mais

Testa
 

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Ufff....estava a ver que não!!

Um dos fios castanhos não está lá a fazer nada. Pelo menos tirei-o e isso fez com que deixasse de fazer contacto permanente e portanto a luz do Wc já acende e apaga correctamente. problema resolvido com a ajuda de todos e em especial um obrigado ao Genios. Espero poder retribuir esta ajuda, certamente não neste fórum (electricidade)
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Ufff....estava a ver que não!!

Um dos fios castanhos não está lá a fazer nada. Pelo menos tirei-o e isso fez com que deixasse de fazer contacto permanente e portanto a luz do Wc já acende e apaga correctamente. problema resolvido com a ajuda de todos e em especial um obrigado ao Genios. Espero poder retribuir esta ajuda, certamente não neste fórum (electricidade)

Olha que faz !!
Faz uma pesquisa no google esquemas de ligação de comutadores de escada e vais entender
Tambem podes pesquisar por comutadores duplos assim já vês como funciona a sua mecânica interna
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Ufff....estava a ver que não!!

Um dos fios castanhos não está lá a fazer nada. Pelo menos tirei-o e isso fez com que deixasse de fazer contacto permanente e portanto a luz do Wc já acende e apaga correctamente. problema resolvido com a ajuda de todos e em especial um obrigado ao Genios. Espero poder retribuir esta ajuda, certamente não neste fórum (electricidade)

amigo não acredito que isso esteja a funcionar a 100% ainda mais teres tirado o fio castanho.

pois pelo que entendi tu tens um comutador de escada duplo na entrada do WC e um comutador de escada simples na cabeceira da cama certo?

o comutador de escada duplo acede a luz do WC e o outro botão acende o quarto e quando te deitas apagas no comutador de escada a luz do quarto certo?

ao tirares o fio castanho e mudares a posição do comutador de escada da cabeceira da cama isso está a funcionar a 100%?

pois isso vai aqui uma grande confusão amigo, e vé lá isso bem.

abraços.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo como não fizeste esquema de ligações tens de identificar os fios que vão para o quarto que devem de ser 3 são comutação e os do wc que devem ser 2 o comutador para esse fim é comutador duplo mas para o wc só se liga o central e um dos dois terminais para o quarto tens de identificar os dois fios que vem dos terminais do outro comutador que vão ligar a esses dois terminais e o outro que liga ão central
 
Topo