• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tela verde com linhas brancas na horizontal.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Tenho um televisor marca Watson, mod.FA 5129, que apresenta a imagem verde com linhas brancas na horizontal, o transformador de linhas quando ligo começa a com fuga. Pensava que o problema era o TR. de linhas, troquei-o e o problema mantem-se.

Alguem pode ajudar?

Um abraço.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boa tarde companheiro molec.

se já repararam nao tenho respondido a tópicos sobre crt,s porque nao os reparo e há bastante tempo.

mas o que o companheiro tem é que vêr é as saidas de video se estao todas a funç. c, a mesma tensao. ou seja tesoes iguais nos três cátodos, pode ser na placa do crt.

se nao for terá de substituir c, cuidado o ic, da luminançia, crominançia.

nao estou na minha ofiçina, caso contrario dava já a ref. do referido iç.

um abraço.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Viva companheiro Marques.
Desqulpe a ignorancia mas essas tensões de saida de video veem-se na placa crt? Quanto ao circuito integrado é o que está na placa crt? E já agora é normal quando esta ava ria acontece o TR. de Linhas começar com sintomas de fuga?

Um abraço.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega primeiro verf a tensao do B+ se estiver alta..pode fazer esse efeito de fuga..
depois quanto ao CRT com imagem a verde com linhas..tem que ver as tensoes de RGB tem que estar mais ou menos iguais... entre 135V a 140V..

pode ter a tensao de G cm problemas ou IC com problemas..

remocon
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Viva companheiro Remocon.
O problema é que assim que ligo, o transformador de linhas começa com fuga e o tv entra em proteção anulando a hipótese de medir qualquer tensão. Troquei o tda 6108 da placa CRT assim como a resistencia do verde e o problema continua. Se não é maçar muito gostava que o meu amigo confirmasse se o TDA da placa não estiver em condições pode provocar o efeito de fuga no tr. de linhas? E já agora o IC 6107 pode ser colocado em subst. do 6108?

Agradeço a atenção.

Abraço.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Que chassis é esse ? se o já trocou o tr de linhas E tem fuga deve de ter o +b com tensão alta como o amigo remocon disse
 
Última edição:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Companheiros gatusko e remocon. Com efeito o +b está alterado, tem aproximadamente 350v. Consegui medir a tensão soldando as pontas do multimetro ao coletor do horizontal e á massa, porque como referi entra imediatamente em proteção. Quanto ao chassi não consegui encontrar nenhuma inscrição que podesse identificar o mesmo.
O mod, é o FA 5129 : Marca Watson.

O que me aconselham a fazer uma vez que já indentificámos o problema?

Um abraço
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
na tampa do tv mão tem lá nada ou no chassis 11ak... vê se edentificas o chassis vê os eletroliticos da fonte de alimentação se conseguires colocar fotos do chassis.

Amigo já identifiquei esse chassis é se não me enganei o 11AK19B1 veja o fotoacuplador e veja a R823 no +B tem que ter 115 v ou por ai á volta medir no c829 47uf 160v
vá a mensagens tem lá uma se precisar do esquema é só pedir não sei se já fez rode o potenciometro do screen no tr linhas para a esquerda para ficar com menos ganho no cinescopio veja a R914 de 47R na placa do cinescopio
 
Última edição:

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega antes de mais tem que reparar a fonte de alimentaçao... desligue o Transistor de linhas... tire fora... ligue uma lampada de 60W entre o B+ e massa... ( fazer a carga a fonte de alimentaçao )... veja e sub os electroliticos da primario da fonte... veja e sub o foto-cupler...verfique as resistencias do primario da Fonte...


ligue a o aparelho e verf a tensao B+...

diga depois alguma coisa..

remocon
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Companheiros Gatusko e Remocon. Antes de mais muito obrigado pela vossa paciencia em ajudar alguem que sendo torneiro mecanico, tem como paixão a reparação de pequenos eletrodomésticos, uns com suçesso outras nem por isso. A Tv em causa é do meu pai que tem a bonita idade de 87 anos e que eu ficava bastante satisfeito se conseguisse reparar. Amigo Gatusko, de facto na tampa está o mod. do chassi. Confirma a sua informação. O chassi não possui fotoacopulador, tem o sitio mas não está lá, ou então sou eu que não estou a ver ( fotoacopulador semelhante a pequeno IC, mas com 4 pinos). Na R823 não consegui medir a tensão, assim como no C829 /47uf/160v, porque o tv entra em proteção. A R914, da placa está ok. Acontece que troquei o eletrolitico da fonte e o trans. de linhas práticamente deixou de ter sintomas de fuga, mas o led de standby pisca 2 vezes e entra em proteção. Vou partir para a reparação apontada pelo amigo Remocon, hoje já não tive tempo. Amigo Remocon, a lampada liga-se onde entra o pino de alimentação do tansf. de linhas?

Abraço
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo o IC é o 801 esse modelo pode não vir com ele mas se tiver tem 6 pinos veja tambem os eletroliticos na fonte de alimentação
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Envio-vos as imagens do chassi com as medições que fiz do +B e que dá aproximadamente 212v. Fiz como o amigo Remocon aconselhou. Testei as resis. da fonte e estavam ok, Levantei o IC 801 e vou comprar outro para descartar esta hipótese. Os eletroliticos da fonte, testei-os e pareceram-me ok, mas vou trocá-los tambem. No condensador do segundário deu-me a mesma voltagem.
155.JPG156.JPG157.JPG158.JPG
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Envio-vos as imagens do chassi com as medições que fiz do +B e que dá aproximadamente 212v. Fiz como o amigo Remocon aconselhou. Testei as resis. da fonte e estavam ok, Levantei o IC 801 e vou comprar outro para descartar esta hipótese. Os eletroliticos da fonte, testei-os e pareceram-me ok, mas vou trocá-los tambem. No condensador do segundário deu-me a mesma voltagem.
Ver anexo 127927Ver anexo 127928Ver anexo 127929Ver anexo 127930
ver tambem a R823 se esta boa ou alterada
 
Topo