• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Postal alemão chega com mais de 40 anos de atraso

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Um postal escrito há 44 anos por um estudante da antiga República Democrática da Alemanha chegou finalmente ao destino, depois de ter sido descoberto pelo autor entre os documentos que a Stasi (a polícia secreta) colecionara sobre si.

Na década de 70, Günter Zettl, então um estudante de 18 anos residente em Waren an der Müritz, escutava clandestinamente as emissões da rádio regional do Sarre "Europawelle Sarre" e, um dia, decidiu participar num concurso promovido no programa "Hallo Twen", de acordo com o jornal espanhol "El Mundo".
Em 2010, quando Günter Zettl consultou o seu processo no arquivo da antiga polícia política da RDA, foi surpreendido pelo postal no meio de tantos outros documentos.
"Nem em sonhos alguma vez me passou pela cabeça que o Ministério da Segurança Nacional se interessasse por algo tão banal", contou o próprio."Azar!, pensei quando ouvi que não era o meu nome o vencedor do concurso, sem imaginar o azar que estava realmente a viver. Esta é uma ferida na minha biografia".
"Não era um resistente, nem tão pouco um valente", sublinha, recordando a tarde em que um agente da Stasi lhe propôs tornar-se um informador e passar informação sobre os jovens da sua idade que ouviam rádios ocidentais e fossem críticos do regime.
Recentemente, ao fazer limpeza aos seus papéis, voltou a encontrar o postal. Colocou-o novamente num marco do correio e o documento chegou, finalmente, ao seu destino. Mais de 40 anos depois, a rádio vai entregar a Günter Zattl o tão merecido prémio.









jn
 
Topo