• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ligar forno e placa monofásio em ligaçao trifásica

antmsil

GF Bronze
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
Amigos boa noite..
Eu usava para cozinhar um fogao a GAZ, mas as coisas ficaram velhas ,e tive que mudar os moveis da cozinha e e depois tive que comprar uma placa electrica e um forno, e como a guita é pouca fui ao olx cumprei essas duas peças e trouxe para casa, acontece que eu sabia que tinha ligaçao de origem para fogao electrico mas numca tinha reparado se era trifásico ou monofásico, devo referir que o fogao e placa tem ligaçoes conjuntas e sao monofásico, hoje quando vou ligar a coisa reparo que a ligaçao para o fogáo é trifasica, tem la 4 fios um castanho, preto, azul escuro, e outro azul claro. e no meu quadro tem lá 3 dijuntores com os dizeres FOGÃO.. o que gostaria mesmo saber era se é possivel ligar o forno Placa Monofásia , á dita caixa trifásica...
Desculpem se me poderem ajudar agradeço
Obrigada
 

PJ.

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2012
Mensagens
286
Gostos Recebidos
0
Pode.

liga apenas com uma das fases, um dos azuis deve estar a fazer de terra, nesse caso.
a melhor maneira é utilizar o Preto para a fase e um dos azuis colocar como neutro, atenção que no disjuntor deve desligar o azul e ligar no neutro.
no quadro ate deveria substituir esse disjuntor tifasico por um monofasico de 16Amp apenas para o forno e placa
 
Topo