• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Kadhafi falou em 2011 de financiamento ilegal a Sarkozy

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O registo audio de uma entrevista dada em 2011 pelo ex-líder líbio Muammar Kadhafi a uma jornalista francesa evoca um alegado financiamento político ilegal ao ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. A entrevista será transmitida amanhã pela France 3.

O antigo líder líbio, morto em outubro de 2011, não fornecia qualquer prova para esta acusação, repetida por vários altos dirigentes do regime, incluindo o filho de Kadhafi, Seif al-Islam.



A entrevista data de 16 de março de 2011 e foi feita pela jornalista Deplhine Minoui, para o jornal 'Le Figaro'. Mais tarde, foi transcrita para o seu livro 'Tripoliwood' (editado pela Grasset, em 2011).
A jornalista pergunta a Kadhafi se ele se sentiu traído, depois de ter sido recebido com grande pompa em Paris em dezembro de 2007 pelo Presidente Sarkozy. Alguns dias antes da entrevista, França reconheceu oficialmente a sua oposição ao regime. O líder líbio responde que sim, que se sente traído. Depois, segundo uma tradução feita pela AFP, Kadhafi diz: "Sarkozy tem uma deficiência mental... foi graças a mim que chegou à presidência." E continua: "Fomos nós que lhe demos os fundos que permitiram que ganhasse. Ele veio ver-me quando era ministro do Interior. Ele pediu-me apoio financeiro."
Porquê financiar Sarkozy, pergunta a jornalista. "Para nós, líbios, se o presidente da República francesa ganha as eleições graças ao nosso dinheiro, é um ganho", responde Kadhafi, que não indicou o valor pago ou deu detalhes sobre a forma como o pagamento foi feito.
Um magistrado francês está a investigar as acusações de financiamento ilegal na campanha presidencial de 2007, que Sakozy nega.



dn
 
Topo