• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Bethoven japonês" confessa não ser o autor das sinfonias

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O compositor de música clássica japonês Mamoru Samuragochi chocou o país ao confessar que não é o autor das peças que o fizeram famoso. O músico, surdo desde os 35 anos, contou que contratou um outro músico para escrever as composições que lhe garantiram o nome de "Bethoven japonês".
"Comecei a utilizar alguém que compusesse para mim, em 1996, quando me pediram pela primeira vez a banda sonora de um filme", reconheceu o músico.
A notícia provocou uma autêntica revolução no Japão. A distribuidora Nippon Columbia decidiu suspender as vendas e difusão dos discos Mamoru Samuragochi, tanto nas lojas, como na Internet. Todos os concertos agendados foram cancelados.
Poucas horas após a confissão, Takashi Niigaki, um professor de música de 43 anos, saiu da sombra e, em conferência de imprensa, quebrou o silêncio. Aos jornalistas, contou que que compôs as peças de Mamoru Samuragochi durante 18 anos.
"Há 18 anos que sou o escravo de Samuragochi", explicou, num tom monocórdico. "Nunca pensei uma única vez que fosse mesmo surdo", disse Niigaki, numa entrevista ao semanário "Shukan Bunshun".
"No princípio aceitei. Mas à medida que foi ficando mais famoso, comecei a acreditar que um dia seria apanhado", explicou o músico. "Pensava que eu seria um assistente, mas descobri demasiado tarde que Samuragochi era incapaz de compor. Em vez de assistente, tornei-me cúmplice".



jn
 
Topo