• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Descarregadores de sobre Tensão

Jpba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boa Noite a todos...
Gostaria de lhes pedir a vossa opinião acerca deste aparelho...

Link com a foto do aparelho: Efapel

A zona onde vivo (Montijo), existem muitas quebras/picos de tensão, à conta disso já tive que mudar uma motherboard do meu PC, e a minha TV já teve que ser reparada.
Seja como for, e após uma busca na Net e conversa com alguns electricistas, cheguei à conclusão que o melhor para o meu caso, seria aplicar um DST - Descarregador de sobre tensões, o qual nestes acaso seria útil e poderia prevenir os picos de tensão.
Perante a vossa experiência, o que acham, é uma boa ideia e pode ser útil?

Quer-me parecer até pela simplicidade da ligação do DST, isto é em príncipio, apenas têm que se proteger a fase e a descarga é feita à terra (barramento terra).
Já agora, e se alguém souber e tiver experiência com estes aparelhos, que me elucide o seguinte:

Apenas é necessário uma ligação à fase (fio preto) e outra à terra, correcto? Ou é neutro e terra?
Já agora gostaria mesmo que alguém me elucidasse esta dúvida...
Mas pela foto, pode-se ver que um dos pólos têm as letras (L/N) e o outro o simbolo de terra, como tal, as hipóteses são apenas duas, suponho eu...
Mas se alguém me pudesse elucidar, agradecia.
Desde já, o meu muito obrigado a todos.

João
 

Jpba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boa Noite...

De facto dupliquei o mesmo, pois por qualquer motivo fiquei convencido que o outro não havia sido assumido, erro meu...
Obrigado :espi28:
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Sem problema amigo.
Agora é aguardar que alguém com conhecimento te responda...
Cumps Serpa1982
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Acho muito estranho teres estragos numa tv devido a picos/abaixamento de tensão
Os tv LCD actuais utilizao um sistema de correção de tensão o chamado power factor correction, e a tensão pode variar entre 90 volts ac e os 280 vac e esse circuito corrige e transforma em 390 a 400 volts dc dependendo da marca e modelo de tv

Quanto ao pc não é bem assim mas as fontes são comutadas e uma grande variação na entrada não faz practicamente oscilação na saída

Por acaso não será cortes de tensão durante uns decimos de segundo? isso sim se forem varias vezes seguidas pode causar problemas, mas resolves com uma ups

Quanto a esse descargador de picos de tensão são indicados para descarregar picos mas por exemplo de trovoada, mas se esses picos forem muito elevados não há nada que os proteja
 
Última edição:

Jpba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Antes de mais, obrigado pela resposta...
Em relação à minha televisão, não se trata de nenhum LCD ou LED, mas ainda uso uma daquelas Sony Trinitron antigas, com um ecrán enorme, e que máquina é... em termos de imagem e som, ainda rivaliza com muitas dessas novas,,, :espi28:
Bem, mas o assunto não é esse, e voltando ao assunto, a questão é a seguinte:
De facto, são muitas interrupções de segundos, quebras que por vezes nem chega para desligar os aparelhos, apenas os computadores desligam.
Agora imagina "cortes" destes por vezes seguidos, 4 vezes ou mais... uff...
Eu sei que poderia utilizar um UPS, de facto resultam, mas ao que parece aqueles DST (descarregadores de sobre tensão) resultam, e não apenas para proteger de quedas de raios, pelo que ví em várias marcas, (Hager, Guerin, Legrand, etc), onde ví os catálogos on line, referem que também protegem em casos destes.
A minha questão é simples, como liga-lo... sei que uma saida vai à terra, apenas preciso saber se a outra é para ligar à fase ou ao neutro, em conjunto com o diferencial ou um disjuntor.
Se alguém me pudesse ajudar, de facto agradecia imenso.
Muito obrigado.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Antes de mais, obrigado pela resposta...
Em relação à minha televisão, não se trata de nenhum LCD ou LED, mas ainda uso uma daquelas Sony Trinitron antigas, com um ecrán enorme, e que máquina é... em termos de imagem e som, ainda rivaliza com muitas dessas novas,,, :espi28:
Bem, mas o assunto não é esse, e voltando ao assunto, a questão é a seguinte:
De facto, são muitas interrupções de segundos, quebras que por vezes nem chega para desligar os aparelhos, apenas os computadores desligam.
Agora imagina "cortes" destes por vezes seguidos, 4 vezes ou mais... uff...
Eu sei que poderia utilizar um UPS, de facto resultam, mas ao que parece aqueles DST (descarregadores de sobre tensão) resultam, e não apenas para proteger de quedas de raios, pelo que ví em várias marcas, (Hager, Guerin, Legrand, etc), onde ví os catálogos on line, referem que também protegem em casos destes.
A minha questão é simples, como liga-lo... sei que uma saida vai à terra, apenas preciso saber se a outra é para ligar à fase ou ao neutro, em conjunto com o diferencial ou um disjuntor.
Se alguém me pudesse ajudar, de facto agradecia imenso.
Muito obrigado.

Acho que não deves ir por aí e deves resolver o problema da falha de corrente, normalmente é problemas da instalaçaõ electrica da residencia ou predio

Já falaste com os teus vizinhos e eles tem o mesmo problema?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

realmente o que o companheiro jpba dis é que é falha por breves segundos segundo o que entendi, pois primeiro como dis o companheiro pincas ver se mais alguem se queixa do mesmo, se sim falar c, a edp possiveis problemas nalgum dos postes de transformaçao se existirem, se nao terá mesmo de ver a instalaçao eletrica da moradia a partir da entrada, inclusivê o consumo.
 

Jpba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
De facto, já ví por diversas vezes a EDP, assim como os da MECI, aqui a tentar solucionar problemas com aquilo que por norma se designa de PT, ou BT, não sei bem.
E ainda por cima, esse mesmo posto de transformação, está a 3 prédios da minha casa, pois é... será que é dai que vêm o problema?
Acho que tenho que "pedir contas" à EDP... :b_shake11:
Pois já foi uma motherboard ao ar, e não só...
Seja como for, eu já tenho o Descarregador de sobre tensão cá em casa, e parece-me que não perco nada em o instalar... mal não deve fazer... :)
Alguém têm, ou sabe o esquema de ligação...?

O DST é este: Efapel
Desde já o meu obrigado a todos pela vossa atenção... :)
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28:Viva Jpba

Reclame á EDP sempre que isso acontecer. Via telefone para ser mais rápido.
Vai ver que eles não deixarão de corrigir essa situação.

Saudações GForumdistas
fermat
 

tclpt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2012
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Boa noite Jpba

Realmente... Nunca tal ouvi um DST csgr segurar a alimentação a um PC ou outro equipamento qq... o que este dispositivo faz é desviar uma tensão muito elevada, escorvando-a directamente para a terra, salvaguardando os equipamentos que temos ao longo da instalação em causa. Aliás, nem consigo entender muito bem o nome que atribuiram a este dispositivo, Descarregador de Sobre Tensões, porque na realidade trata-se de escorvar uma corrente originada pela diferença de potencial criada na linha, por exemplo, durante uma trovoada.

Podes tentar responsabilizar a EDP mas, se fizeres as contas, sái-te mais barato comprar uma UPS, essa sim é a solução que te convém!

Bom, mas não foi nada disso que perguntaste... Queres saber como é que se liga:

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=...=YWH8E1XfL9sFo7GZMJgEJA&bvm=bv.66330100,d.bGQ

Segue o link em cima, vai directamente para o Datasheet do equipamento. Se não entenderes algo, pergunta que eu ajudo.

Abraço e boa sorte
Pedro Tavares
 

Jpba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Obrigado.

Além do DST, já tive o cuidado de adquirir algumas tomadas com protecção de picos de corrente.
O esquema foi útil e agradeço a atenção.
 
Topo