• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sondas da Anacom medem qualidade do sinal TDT ao segundo

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) apresentou esta segunda-feira as especificações técnicas das 400 sondas que vão monitorizar o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT). Um investimento de 447.500 euros.

Até ao momento, quatro sondas foram instaladas em quatro zonas piloto - Odivelas, Vialonga, Benavente e Benfica do Ribatejo - mas até ao final do terceiro trimestre de 2014, a Anacom conta ter instalada mais 382. Ou seja, antes do verão, Portugal deverá ter 386 aparelhos a avaliar, em tempo real, a integridade do sinal TDT disponibilizado pela Portugal Telecom.

Odivelas, Vialonga, Benavente e Benfica do Ribatejo são as zonas piloto onde a Anacom instalalou as sondas que medem a qualidade do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT).

Para já, segundo a presidente do regulador, Fátima Barros, não há ainda resultados concretos a reportar à PT das zonas piloto, apesar de entre os problemas mais comuns, mas que por norma são resolvidos pelos próprios descodificadores, está a qualidade do sinal e falhas de segundos.

Hélder Vasconcelos, administrador da Anacom, e José Borrego, engenheiro do regulador explicaram que estas sondas emitem para o servidor central os dados que mede, 24 horas e sete dias por semana.

O raío da ação da sonda defende da zona onde está instalada. José Borrego explicou que se a sonda estiver numa zona rural, a cobertura é de um quilómetros, já em ambiente urbano, para uma boa execução haverá mais do que um aparelho.

José António Gomes, presidente da Junta de Vialonga, uma das zonas piloto, disse que convidou a população a direcionar as suas antenas no sentido em que estava a da Anacom e "os problemas terminaram". Portanto, nesta zona, o problema era uma questão técnica, de orientação de antena.

A Anacom encomendou 400 sondas à empresa portuguesa que ganhou o concurso, sendo que 14 destas ficarão de reserva, podendo servir os arquipélagos da Madeira e Açores ou para substituições em caso de avaria.

Fonte: Destak
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Por onde anda o dinheiro dos nossos impostos....:shy_4_02::right::right::right:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Destak disse:
O raío da ação da sonda defende da zona onde está instalada.
Que raio é o "raío da ação"? Deve ser algum termo técnico super específico da Anacom... E que raio a "sonda defende"? :est48:


Destak disse:
José António Gomes, presidente da Junta de Vialonga, uma das zonas piloto, disse que convidou a população a direcionar as suas antenas no sentido em que estava a da Anacom e "os problemas terminaram".
Assim é que é, em pleno século XXI dizer a uma população para orientar antenas para captar sinal digital a olho. Vai lá, vai.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Por onde anda o dinheiro dos nossos impostos....:shy_4_02::right::right::right:
Olha, se há coisa em que eu não me importo que o Estado gaste dinheiro é no melhoramento da TDT.

DX2
 

jxtreme

GF Bronze
Entrou
Jul 21, 2007
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Isto é de rir...:naodigas:.primeiro dás-se o ouro ao "bandido"-(entenda-se MEOS) e agora estão aflitos com o que se está a passar!
reparem quando há problemas no TDT temos na rua equipas a tentar vender o serviço MEO parecem que adivinham, isto só serve para tapar os olhos ao povo primeiro fizeram me**da e agora estão aflitos.
Toda a gente que percebe um pouco de aspetro Radio Electrico sabia que isto ida dar problemas!
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Também eu fico perplexo: 447.000€, para 400 "sondas" o que dá a módica quantia arredondada de 1.118€ por unidade para avaliar o dito sinal!...
Mas que desperdício dos nossos impostos: bastava 400 aparelhos banais de TDT, oferecidos a utentes em áreas representativas do território nacional com a condição de os mesmos reportar via telefónica os "sinais". A minha estimativa, por alto atinge apenas os 200.000
para um período de 10 anos, com tudo incluído - o tempo de vida das sondas também não será mais do isso.

Um abraço.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Também eu fico perplexo: 447.000€, para 400 "sondas" o que dá a módica quantia arredondada de 1.118€ por unidade para avaliar o dito sinal!...
Esse valor unitário por um equipamento profissional, fiável, calibrado e moderno é uma pechincha! É menos do que o preço de alguns medidores de TDT!

Mas que desperdício dos nossos impostos: bastava 400 aparelhos banais de TDT, oferecidos a utentes em áreas representativas do território nacional com a condição de os mesmos reportar via telefónica os "sinais". A minha estimativa, por alto atinge apenas os 200.000 para um período de 10 anos, com tudo incluído - o tempo de vida das sondas também não será mais do isso.
Isso seria fazer mais do mesmo, ou seja, andar a brincar à TDT. Achas mesmo que um vulgar receptor de TDT tem os requisitos necessários à medição e avaliação correcta dos sinais da TDT?

DX2
 

jxtreme

GF Bronze
Entrou
Jul 21, 2007
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boa noite!
segundo li, e ao que parece, são os deputados do governo que se queixaram porque o canal da ARTV está com poucos telespectadores segundo as ultimas medições.
e culpa é devido há má recepção do TDT.:naodigas:
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Esse valor unitário por um equipamento profissional, fiável, calibrado e moderno é uma pechincha! É menos do que o preço de alguns medidores de TDT!


Isso seria fazer mais do mesmo, ou seja, andar a brincar à TDT. Achas mesmo que um vulgar receptor de TDT tem os requisitos necessários à medição e avaliação correcta dos sinais da TDT?

DX2

Acho amigo!

Para avaliar serve, de qualquer modo não me referia a um vulgar equipamento TDT.
O problema não é avaliar, o problema será corrigir. Espera e verás que vai continuar mais ou menos o mesmo.

Um abraço.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
É só chicos espertos,que esta anacom tem , deixa vir o verão quero ver as medições que as sondas fazem e o que vão conseguir com isso para já limparam 500.000 euros
 

pinus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
É só dinheiro para o lixo.... façam melhor pois o sinal é muito fraco não precisão de medir basta vir ao terreno.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
É só dinheiro para o lixo.... façam melhor pois o sinal é muito fraco não precisão de medir basta vir ao terreno.
Só que "no terreno" mais de metade das queixas deve-se a instalações deficientes e não a problemas da emissão.

DX2
 
Topo