• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Recomendações

H

helldanger1

Visitante
Seja qual for a pesca, de rio, lagoa, praia, costão, mar aberto ou pequenos riachos, nunca deixe de incluir nas tralhas, sacos de lixo, para evitar de jogar na água ou arredores, substâncias, detritos e objetos que possam poluir o ambiente natural. A água tem para os peixes, a mesma importância que o ar tem para os humanos. Os peixes não comem latas vazias, garrafas, sacos plásticos, papelão e restos de tralhas. Esses materiais não se dissolvem por si, e quando jogados na água, permanecerão ali por muitos anos.


É comum, pescadores sem consciência, fisgarem peixes que não são objeto de sua preferência, principalmente os pequenos ou os de sabor não apreciados, deixá-los fora d´água até morrerem, ou tirá-los do anzol de forma violenta, ferindo-os de morte. Lembre-se que os dourados e pintados que você gosta de pescar, alimentam-se desses peixes. Portanto, preservar a vida desses pequenos indesejáveis, pode ser a garantia de uma boa pesca futura.


Leve para casa, apenas a quantidade de peixe para o seu consumo próprio. Lembre-se que o prazer da pescaria esportiva é a qualidade do esporte e não a quantidade de peixes. Se você tem certeza de que não vai comer o peixe que fisgou, devolva-o à água, para que êle se desenvolva e se multiplique. Pode ser que um dia seu filho também goste de pescar. O ideal seria a adoção da modalidade pesque e solte, mas não vamos querer ser mais realistas do que o rei e ignorar o prazer de um prato bem feito a base de peixe, um pintado na brasa, um tucunaré na chapa, ou mesmo um lambari frito com cerveja. É possível conciliar preservação com o prazer da pesca. Só depende de cada um.


Se cada pescador se tornar um propagador da necessidade de que todos tenham um mínimo de consciência ecológica, com certeza poderemos garantir o futuro da pesca. Se cada um pensar não na pesca de hoje, mas de amanhã, dos nossos filhos, com certeza contribuiremos para a preservação da água, dos peixes, das margens, dos pássaros, dos jacarés. É importante a atitude de cada um, pois poderemos formar uma enorme corrente de conscientização. Se cada um deixar para o governo ou para o pescador vizinho, em breve seremos privados das belezas das fisgadas e dos pulos de um dourado, da puxada pesada de um pintado, e até da alegria contagiante do simpático lambari.

Quando presenciar qualquer ato criminoso contra a água, o rio, o peixe, e até mesmo as vegetações, denuncie, chame a atenção, discuta, converse, mas não se omita. Quem vê o crime e se cala, também é criminoso. Lembre-se que qualquer ato contra a natureza é também contra você. Ou será que essa é a última pescaria que você vai fazer ?

Existem muitos crimes praticados por pescadores principiantes, por populações ribeirinhas e até por crianças, em sua maioria por ignorância. Dê sua contribuição, instruindo, orientando e transmitindo formas corretas de preservação do meio ambiente.
 

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
PARABÉNS AMIGO HELLDANGER1,...
Gostei imenso desse teu post,...
É isso que é necessário atirar à cara de algumas pessoas que nao
sabem o que é a vida dos animais e do meio ambiente,...
E principalmente pescadores tambem, porque eles tambem sao
culpados de muitas coisas, como por exemplo: pescar os peixes,
deixá-los morrer em sacas ou noutras coisas e depois atirá-los à àgua,...

MAS MUITOS PARABÉNS HELLDANGER1,...

Fica bem,...
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
Excelente post 5 estrelas

desculpem-me mas só discordo num ponto na desferragem do peixe que nao interessa .
Eu pessoalmente fazia-o com tudo o cuidado para o poder devolver a agua até ao dia em que fui picado por um peixe aranha (é assim que se chama na minha zona) só eu sei as dores que passei , a partir desse dia corto o estralho e deito-o a agua .
é a minha opinião vale o que vale.
Cumpts
pintas
:GForumfixe:
 
H

helldanger1

Visitante
Excelente post 5 estrelas

desculpem-me mas só discordo num ponto na desferragem do peixe que nao interessa .
Eu pessoalmente fazia-o com tudo o cuidado para o poder devolver a agua até ao dia em que fui picado por um peixe aranha (é assim que se chama na minha zona) só eu sei as dores que passei , a partir desse dia corto o estralho e deito-o a agua .
é a minha opinião vale o que vale.
Cumpts
pintas
:GForumfixe:

Amigo pintas existem deferras para o fazer,se cortas o estralho está mal ,pois priva o peixe de comer....
cumpts
hell
 
Topo