• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TV Sony com defeito na imagem

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas!

Tenho uma TV Sony CRT modelo 32FS60E que estava com uma avaria e indicava o código do erro através do LED. Fui analisar esta avaria e tinha os 2 transístores do horizontal queimados e mais 2 resistências na linha de 135V que alimenta o TR linhas, são umas resistências 0,47ohm em paralelo.

Depois de substituir esses componentes, a TV funciona mas está com um defeito: quando ligo ela dá boa imagem mas passados cerca de 2 minutos a imagem começa a diminuir :crazynew3:

A imagem vai diminuindo devagar como se o ecrã da TV estivesse a ficar cada vez mais pequeno, ou seja, a imagem diminui de igual forma na vertical e horizontal mas está sempre centrada.

O que será que está a causar este defeito? penso que pode ser o TR linhas que começa a baixar a tensão de MAT mas não tenho como medir esta tensão. os transístores que estavam queimados pode ter sido origem do TR linhas.

agradeço a quem puder ajudar.
 
Última edição:

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Está a fazer um efeito de almofada pouco depois de ligar.

Quais são as causas mais comuns para o efeito almofada?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Está a fazer um efeito de almofada pouco depois de ligar.

Quais são as causas mais comuns para o efeito almofada?

boas

se está fazer isso tens de ver o circuito do este woest, que nao está a fuç. corretamente algum eletrolitico ou resistençia alterada.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega primeiro verf a tensao do B+ se esta correta....

o defeito que esta a endicar..ou é de alimentaço ao Transformador de mat que não esta estavel... ou tem o transformador de mat avariado.....

eu tirava o TR de Mat ligava uma carga no B+ ( lampada de 60W ) e verificava se a tensao esta correta...

nos aparelhos da Sony eu vou sempre ao primario da PSU sub os electroliticos mais pequenos. depois vou a linha do B+ sub o electrolitico da alimentaçao...

só depois e que vou entao a alta-tensao... verf as soldaduras... vejo os cond Boster do coletor do TR de Mat... vejo o estado da bobina de deflexao... e por ultimo vou testar o Transformador de Mat...

remocon
 

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
colega remocon já medi a tensão B+ está correta com 135V.

quando sub os transístores do horizontal, também retirei o TR mat da placa e medi todos os enrolamentos ou se tinha alguma passagem e aparentemente ele está bom.

poderá ser problema no circuito e/w?

vou medir de novo tensão B+ em carga.
 

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
boas.

a tensão no B+ está estável com 136V, seja quando ligo a tv que tem imagem toda ou mesmo quando a imagem fica mais pequena.

reparei quando tinha a mão perto do dissipador de calor dos transístores do horizontal que foram substituídos estavam com um aquecimento demasiado alto, só em 5min. de funcionamento estavam quase a queimar.

no TR MAT já testei os enrolamentos, há mais algum teste que possa fazer nele?
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
bem colega se o B+ esta correto....se os 2 transitores escaldam... ou tem o transformador de mat avariado..ou a bobina de deflexao esta com espiras em curto...esse tv deve ser de 100ertz.... o enrolamento horizontal tem um valor baixo..basta que algumas espiras estejam em curto para aumentar muito a corrente no transistores de MAT...

remocon
 

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
boas mario estive vendo este video e tem +ou - o mesmos sintoma ve se te ser para algo
Cómo arreglé un Tv Chino que pierde imagen - YouTube

boas bilop o defeito que apresenta essa tv do video não é bem igual ao que tenho, na minha tv a imagem fica com uma meia lua em cada lado do ecrã mas tenho sempre som.

tudo indica que é o TR Mat já que tinha também os transístores do horizontal queimados. vou sub o TR assim que for possível.

obrigado colega
 

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas.

Já troquei o TR mat mas o problema continua o mesmo... ligo a TV e passados cerca de 2min a imagem começa a diminuir nas laterais (efeito almofada) e os transístores do horizontal aquecem muito.

na linha de 1100V que sai nos transístores do horizontal, sai a respectiva ligação para as bobines defletoras e sai também um conector que vai direto à placa do CRT.

que será este defeito?
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega se sub os transistores se verf os condensadores boster... se sub o transformador de mat..e o tv continua a fazer o mesmo problema...entao como ja informei tem a bobina de deflexao em curto parcial no enrolamento horizontal...

remocon
 

Mario-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
colega como eu tinha referido anteriormente, existe um conector que vai ligar na placa do CRT, estive a ver no esquema e este conector leva a linha de 1100V para o pino 1 do CRT, passa só por um díodo e um potenciómetro.

poderá ser defeito no CRT que esta a consumir corrente a mais por este pino?
 
Topo