• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Presidente alemão pede perdão por massacre nazi

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O Presidente alemão, Joachim Gauck, pediu hoje publicamente "perdão em nome da Alemanha" às famílias das vítimas de um massacre cometido pelo exército germânico, durante a II Guerra Mundial, nas montanhas do norte da Grécia.

"Com vergonha e dor, eu peço perdão em nome da Alemanha às famílias das vítimas", declarou Gauck, durante a deslocação que realizou hoje a Liguiades, uma vila situada na região do Épiro, a cerca de 400 quilómetros a noroeste de Atenas, perto da fronteira com a Albânia.



"Eu curvo-me diante das vítimas de um crime monstruoso", acrescentou o Presidente alemão, ansioso por "exprimir o que os autores (dos crimes) e outros responsáveis políticos do pós-guerra não quiseram dizer: o que se passou aqui foi de uma injustiça brutal".
Nesta aldeia de Liguiades, a 03 de outubro de 1943, os nazis mataram mais de 80 pessoas, das quais dezenas de crianças, em represália aos ataques da resistência grega contra o exército alemão.
Joachim Gauck foi acompanhado ao local pelo Presidente grego, Carolos Papoulias, de 84 anos, originário da região e que participou da resistência antinazi entre 1942 e 1944.
Papoulias estudou na Alemanha e permaneceu naquele país durante a ditadura dos coronéis (1967-74) na Grécia.

ng3080633.jpg


dn
 
Topo