• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Suzuki Swift fica sem mudanças em filas de trânsito!

-Ferinha-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2014
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,
O meu carro é um Suzuki Swift de 2006, com caixa manual automatizada, que me têm dado problemas desde sempre...
Quando o comprei, ao final de 3 meses começou a apresentar um funcionamento extremamente estranho. Quando ia iniciar a marcha, o carro soluçava imenso, parecendo que eu não sabia fazer ponto de embraiagem, ponto este que não existia visto que o carro tem uma caixa de velocidades manual automatizada e a embraiagem é controlada eletronicamente. Andei durante anos em guerra com a Cimpomóvel (a representante da Suzuki em Portugal, que entretanto já faliu), para me resolverem o problema, facto é que nunca me o conseguiram detetar nem resolver o problema dando-me uma solução meramente provisória, que passava por uma reprogramação da centralina anualmente (altura em que o carro começava a ficar com um funcionamento cada vez mais grave).
Andei assim com ele durante cerca de 2 anos e meio mas sempre a batalhar para me darem uma solução definitiva, foi me dada a certeza de que apesar da garantia estar a terminar mesmo que o problema persistisse fora da mesma, eu não teria qualquer custo visto que o carro teria algum defeito de fabrico. Quando estava a terminar a garantia surgiu outro problema, que fazia o carro ficar sem mudanças, quando estou em filas de trânsito ou a fazer manobras (em pleno andamento não acontece). Ou seja o que acontece é que o carro está em posiçao de marcha (D) ou (R) e quando acelero é como se estivesse desengatado (N), e o carro não anda, como se a mudança tivesse "saltado fora". Quando isto acontece acende uma luz com uma roda dentada no painel de instrumentos do carro que segundo o manual do mesmo, identifica uma avaria no sistema de transmissão. Se eu desligar o carro durante uns 5 minutos o carro volta +/- ao normal, ou seja ele volta a ter mudanças, mas a partir do momento que acontece a primeira vez, acontece com mais regularidade e para ele voltar totalmente ao normal, terei de o deixar parado por cerca de 2 horas.
Quando este problema me começou a surgir levei o carro à cimpomóvel, fizeram mais uma reprogramação da centralina e disseram que o problema estava resolvido, certo é que não ficou e voltou a acontecer mais vezes, mas desta vez já com o carro fora da garantia. Quando fui lá mais uma das vezes, disseram-me que a embraiagem estava muito gasta (tinha cerca de 60.000 km na altura) e que era por isso que o carro ficava sem mudanças, e que se mudasse o kit de embraiagem o problema ficava resolvido. Decidi comprar um kit de embraiagem no desespero de ver este problema resolvido paguei cerca de 700 € pelo kit mais a mão de obra. Quando o fiz, o carro efetivamente ficou melhor, o problema dos soluços ficou resolvido (aquele que eles não sabiam a origem e andaram a dar uma solução provisória com resets à centralina, pois parece que passava por sustituirem o kit de embraiagem inicialmente), no entanto o problema de ficar sem mudanças pressiste, apesar de ser com menos regularidade e noto que acontence mais facilmente no verão do que no inverno.
Atualmente preciso do carro diariamente para fazer cerca de 120km todos os dias, onde por vezes apanho filas de trânsito devido a horas de ponta ou acidentes, o que me anda a tirar do sério, pois a qualquer momento o carro fica sem mudanças e eu não consigo mexe-lo nem para trás nem para a frente e fico a atrapalhar o transito e a ouvir apitos, efim...
No passado sábado levei o carro a uma revisão a uma oficina e vi que eles tinham serviço de máquina de diagnistico da bosch, pedi para me ligarem o carro à maquina de diagnóstico e verem se me conseguiam detetar o problema, certo é que me disseram que nao encontraram nada, e que provavelmente apenas na suzuki me conseguiriam resolver o problema, mas o mais triste é que nem mesmo a Suzuki consegue detetar o problema.
Alguém faz alguma ideia do que poderá ser? Ou como poderei proceder?
Obrigada
 

BFunchas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2008
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Por vezes apresentar uma queixa formal ao fabricante pode trazer algo de novo. Se possível, era bom enviar uma carta à Suzuki, em inglês, a expor o problema.
 

-Ferinha-

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2014
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
BFunchas, obrigada pela tua opinião! Achas que resulta mesmo quando o carro já não se encontra na garantia?
 

BFunchas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2008
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Penso que sim. É um problema que se arrastou desde o período de garantia. Para o fabricante, não é bom haver um modelo de carro que pode ter um defeito de fábrica e que ainda está por reseolver. Não perde nada em tentar.

Se nós não falarmos Deus não ouve. Já diz o povo.
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
envia um email para Suzuki Japão, a explicar a situação. não te esqueças de indicar todas as datas que foste a oficina.

nao te esqueças de passar na secção de apresentações!
 

scpmb

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 14, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boas o carro já foi visto por alguma oficina da marca? se não deve passar por lá
 
Topo