• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvida que amplificador comprar

po1725

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 14, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boas não percebo muito de electricidade auto por isso vou colocar a minha questão para não fazer asneira!

tenho um auto rádio SONY CDX-GT450U
Colunas tenho 6 de origem(4 portas e 2 pequenas no tablie, mais tarde quando houver dinheiro(de aqui por muitos anos) logo ponho umas melhores)
e estou a pensar por um subwoofer da SONY de 1500W modelo:SONY XS-L12S

mas queria saber qual o amplificador que devo comprar não vá arrebentar com as colunas :) ,se possível qual recomendariam dentro do barato/qualidade? Obrigado

Cumps
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas não percebo muito de electricidade auto por isso vou colocar a minha questão para não fazer asneira!

tenho um auto rádio SONY CDX-GT450U
Colunas tenho 6 de origem(4 portas e 2 pequenas no tablie, mais tarde quando houver dinheiro(de aqui por muitos anos) logo ponho umas melhores)
e estou a pensar por um subwoofer da SONY de 1500W modelo:SONY XS-L12S

mas queria saber qual o amplificador que devo comprar não vá arrebentar com as colunas :) ,se possível qual recomendariam dentro do barato/qualidade? Obrigado

Cumps


Boas

Tudo depende do que pretende.
Exemplo 1 para quem pode gastar mais:

Amp de 6 canais (ou 1 de 4 canais, e outro de 2 "ponte" ou 1 canal para Subwoofer), 2 frente, 2 traseira, 2 canais em ponte subwoofer, com ajuste da frequência de corte. Permite o controlo distinto do fader (frente e traseira) e Subwoofer.


Exemplo 2 valor mais baixo:

Amp de 4 canais, colunas da frente trabalham pela saída de potencia do autorádio, 2 de trás por 2 canais do amplificador, e 2 canais em ponte para Subwoofer, com ajuste da frequência de corte. Permite o controlo distinto do fader (frente e traseira) e Subwoofer. A potencia das colunas da frente fica mais limitada.

Exemplo 3 mais baixo:

Amp. de 2 canais a aguentar 2 Ohm, e com modo stereo e ponte em simultâneo, colunas frente amplificador auto rádio , colunas de trás e subwoofer, ligados em simultâneo. Apenas permite controlo de fader, e subwoofer e colunas de trás trabalham juntos.

Exemplo 4 ainda mais baixo:

Amplificador 2 ou 1 canal, para o Subwoofer, e o resto das colunas trabalha com a potencia do auto rádio.

O preço do (s) amplificador (es) pode variar do 8 para 80, dependendo das opções pretendidas.

Cps
 

po1725

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 14, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boas

Tudo depende do que pretende.
Exemplo 1 para quem pode gastar mais:

Amp de 6 canais (ou 1 de 4 canais, e outro de 2 "ponte" ou 1 canal para Subwoofer), 2 frente, 2 traseira, 2 canais em ponte subwoofer, com ajuste da frequência de corte. Permite o controlo distinto do fader (frente e traseira) e Subwoofer.


Exemplo 2 valor mais baixo:

Amp de 4 canais, colunas da frente trabalham pela saída de potencia do autorádio, 2 de trás por 2 canais do amplificador, e 2 canais em ponte para Subwoofer, com ajuste da frequência de corte. Permite o controlo distinto do fader (frente e traseira) e Subwoofer. A potencia das colunas da frente fica mais limitada.

Exemplo 3 mais baixo:

Amp. de 2 canais a aguentar 2 Ohm, e com modo stereo e ponte em simultâneo, colunas frente amplificador auto rádio , colunas de trás e subwoofer, ligados em simultâneo. Apenas permite controlo de fader, e subwoofer e colunas de trás trabalham juntos.

Exemplo 4 ainda mais baixo:

Amplificador 2 ou 1 canal, para o Subwoofer, e o resto das colunas trabalha com a potencia do auto rádio.

O preço do (s) amplificador (es) pode variar do 8 para 80, dependendo das opções pretendidas.

Cps

Obrigado
mas por exemplo se for 2 canais quantos watts necessito no amplificador?
o subwoofer que referi tem 4 Ohm tenho que comprar um mais fraco?
os cabos de conexão tem que ter o mesmo que o amplificador? (vi na net uns cabos com 120W,500W e 1000W)
existe um conversor ou tenho k cortar os cabos da ficha?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado
mas por exemplo se for 2 canais quantos watts necessito no amplificador?
o subwoofer que referi tem 4 Ohm tenho que comprar um mais fraco?
os cabos de conexão tem que ter o mesmo que o amplificador? (vi na net uns cabos com 120W,500W e 1000W)
existe um conversor ou tenho k cortar os cabos da ficha?


Boas

Infelizmente a potencia audio para auto, anunciada pelos fabricantes, está longe da realidade.

Ou seja exemplo 20 watt RMS, ou seja a potencia eficaz, em geral é anunciada para alimentação da bateria a 14,4 Volt, altifalante 4 Ohm, medição nos 1000Hz, e distorção inferior a 10%.

Ou seja a potencia proporcionada, resulta de um somatório de conjunto de valores optimizados, que na realidade é difícil de atingir.

Mas não é tudo os mesmo 20 Watt por canal, por vezes são anunciados como 40 watt musicais ou até 50 watt pico ou até como 100 Watt pico a pico.

A questão que a maioria não se lembra, é que para fornecer energia a algo, é preciso absorver pelo mesno igual potencia de energia (se fosse num sistema puro ideal em que o rendimento seria 100%).

Infelizmente um sistema de audio tem as suas perdas, que se for amplificação digital pode rondar os 80% ou superior, e num sistema normal abaixo disso.

Vejamos um exemplo pratico, vamos supor que afirmamos que um auto-rádio pode fornecer a fabulosa potencia de 50W em 4 canais, ou seja um total de 200W.

Nesse caso considerando um rendimento de 80% (já fora da realidade) o mesmo teria de absorver uma energia total de 250 Watt, para poder fornecer 200 watt de potencia para os altifalantes.

Pelas leis da física, teríamos de absorver da bateria esse valor (250Watt) que supondo que a bateria nesse instante estaria a 12,5 Volt e a equação P=U.I ou I=P/U teríamos I=250W/12.5Volt logo I=20 Ampere.

Ou seja se o rendimento fosse de 80% ainda assim tinha de retirar da bateria os tais 20 amperes.
Em geral um fusível de protecção para auto-rádio ou amplificador está pensado para trabalhar acima da corrente média, ou seja seria previsível neste caso o fusível ser de 25 amperes, para suportar a carga.

Curiosamente a maioria dos rádios que anuncia esta potência, tem na alimentação um fusível de 10 amperes!!

A não ser que exista um fenómeno raro da multiplicação de potencia, pelas contas podemos ver que os valores não chegam a metade do que se anuncia.

Os cabos especiais que refere, são necessários quando se trabalha com amperagem elevada, quer em alimentação de amplificadores quer em saída para colunas.

Exemplo: Um cabo de alimentação com apenas 0.3 ohm de resistência se estivesse sujeito a uma corrente de 30 Amperes, pela lei de Ohm teríamos R=U/I ou U=RI ou seja U= 0.3Ohm x 30 Ampere logo U=9volt.

Ou seja num exemplo absurdo, com alimentação a 12V com esse cabo e o circuito a solicitar 30 Ampere, e com a queda de 9V no cabo, chegava ao destino apenas 3V!!

Será normal levar para amplificador cabo directo da bateria com fusível de 50 Ampere (positivo) de 10mm2 ou mais, e a massa feita num ponto especial do chassis para não ocorrer esse tipo de perda.

Os cabos para os altifalantes sobretudo subwoofer devem ter baixa perda. Exemplo 4mm2 ou mais.


Sobre a questão, se o amplificador pretendido for de dois canais (e ao mesmo tempo modo ponte), para trabalhar colunas posteriores e subwoofer em simultâneo, o mesmo tem de suportar impedância de 2 Ohm (Nota: nesse caso a impedância das colunas posteriores ou subwoofer, não pode ser inferior a 4 Ohm).

A potencia do amplificador poderia ser de apenas 200Watt "Reais", e a potencia ficaria repartida aproximadamente de 70 watt reais (colunas posteriores) e cerca de 130Watt Subwoofer.

No entanto esses 200 Watt eficazes, podem ser 400 W musicais, 500 pico ou até 1000 Watt pico a pico,,,....etc.

Boa escolha.

Cps
 
Topo