• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Água no motor ou no sistema de admissão?????

papajuju

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Olá a todos! Tenho uma vw lt38 dos anos 80 com um motor de 5 cilindros muito idêntico aos que também se usavam nos volvos-
á 2 meses passei por cima de uma poça muito funda durante uma grande chuvada e sem saber o que causaria reduzi a velocidade tendo como resultado a sucção de água a partir do tubo de escape.o motor foi logo abaixo mas consegui voltar a ligar.
A carrinha andou mais 2km a fumegar branco tipo fábrica e decidi encosta-la. Troquei lhe o filtro de ar que estava tipo esponja de lavar loiça, embebidissimo em água e de seguida andei com ela uns 10km mas mas o fumo continuou a sair agora com intervalos de 4 seg acompanhado de um ligeiro tremor. A carrinha pegava á 1ª ,não consumia óleo praticamente nenhum e a vareta do niv. De óleo não apresentava sinais de água, deduzi então que para dentro do motor não tinha entrado nada. Decidi falar com um mecânico que me aconselhou lubrificar os injectores o que não resolveu nada pois o motor continuava a fumegar com intervalos de 4 seg. Em velocidades cruzeiro em 2º ,ª3 e 4ª sempre acompanhado de um tremor.
De seguida trocou se o filtro do gasoleo mas continuo na mesma.
Actualmente sem se saber ao certo o que é, o próximo passo vai ser analisar a bomba de gasóleo o que já é um procedimento que em mão de obra custa bastante. Lanço então as seguintes questões:
-será que é sistema de admissão ou motor????
-qual a melhor maneira de sabe-lo? -se for motor porque é que não vejo água na vareta de oleo?
...... Tenho mesmo de consertar este problema pois a inspecção da viatura é já em maio e assim não vou conseguir passar de certeza...não gostaria nada de ter que passar as férias de verão de novo numa tenda com a minha família (mulher e 3 filhos)
ajudem me com o vosso conhecimento. Obrigado
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
manda medir a compressao desse motor, para mim tens uma biela empenada, é apenas a minha opinião e em principio logo a do primeiro pistão.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Olá a todos! Tenho uma vw lt38 dos anos 80 com um motor de 5 cilindros muito idêntico aos que também se usavam nos volvos-
á 2 meses passei por cima de uma poça muito funda durante uma grande chuvada e sem saber o que causaria reduzi a velocidade tendo como resultado a sucção de água a partir do tubo de escape.o motor foi logo abaixo mas consegui voltar a ligar.
A carrinha andou mais 2km a fumegar branco tipo fábrica e decidi encosta-la. Troquei lhe o filtro de ar que estava tipo esponja de lavar loiça, embebidissimo em água e de seguida andei com ela uns 10km mas mas o fumo continuou a sair agora com intervalos de 4 seg acompanhado de um ligeiro tremor. A carrinha pegava á 1ª ,não consumia óleo praticamente nenhum e a vareta do niv. De óleo não apresentava sinais de água, deduzi então que para dentro do motor não tinha entrado nada. Decidi falar com um mecânico que me aconselhou lubrificar os injectores o que não resolveu nada pois o motor continuava a fumegar com intervalos de 4 seg. Em velocidades cruzeiro em 2º ,ª3 e 4ª sempre acompanhado de um tremor.
De seguida trocou se o filtro do gasoleo mas continuo na mesma.
Actualmente sem se saber ao certo o que é, o próximo passo vai ser analisar a bomba de gasóleo o que já é um procedimento que em mão de obra custa bastante. Lanço então as seguintes questões:
-será que é sistema de admissão ou motor????
-qual a melhor maneira de sabe-lo? -se for motor porque é que não vejo água na vareta de oleo?
...... Tenho mesmo de consertar este problema pois a inspecção da viatura é já em maio e assim não vou conseguir passar de certeza...não gostaria nada de ter que passar as férias de verão de novo numa tenda com a minha família (mulher e 3 filhos)
ajudem me com o vosso conhecimento. Obrigado


Boas

Infelizmente quando passou no tal charco de agua, a mesma entrou na admissão.

Ao acontecer essa situação a agua foi directamente para os cilindros, e o que deve ter acontecido foi o fenomeno de choque termico.

Ou seja camisas, cilindros, seguementos e valvulas a alta temperatura levaram com agua fria. A reacção do choque térmico em geral produz empeno e eventual rachadela dos metais mais duros como os seguementos.

O fumo no escape deve ser do oleo que passa pelos seguementos, para a camera de combustão.

Eventualmente poderá ter aí um problema grave.

Antes de abrir motor pode tentar no mecânico verificar a compressão dos cilindros.

Boa sorte

Cps
 

xapas73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 4, 2013
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
a agua foi aspirada pela admissao ,entrou para os cilindros e empenou as vavulas e talvez alguma biela
 

papajuju

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boas

Infelizmente quando passou no tal charco de agua, a mesma entrou na admissão.

Ao acontecer essa situação a agua foi directamente para os cilindros, e o que deve ter acontecido foi o fenomeno de choque termico.

Ou seja camisas, cilindros, seguementos e valvulas a alta temperatura levaram com agua fria. A reacção do choque térmico em geral produz empeno e eventual rachadela dos metais mais duros como os seguementos.

O fumo no escape deve ser do oleo que passa pelos seguementos, para a camera de combustão.

Eventualmente poderá ter aí um problema grave.

Antes de abrir motor pode tentar no mecânico verificar a compressão dos cilindros.

Boa sorte

Cps


Mas o motor não está consumindo praticamente óleo e pega logo de primeira.
Perdoem me a ignorância mas deduzo que não tenha danificado os segmentos.
 

xapas73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 4, 2013
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
tem valvulas empenadas,veda mal deixa sair o gasoleo

è tirar a cabeça,rodar valvulas e ver se não enpenou alguma biela
 

papajuju

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
tem valvulas empenadas,veda mal deixa sair o gasoleo

è tirar a cabeça,rodar valvulas e ver se não enpenou alguma biela

Super agradecido pelos conselhos xapas73!
Já agora, porque é que o motor dá uma tremedeira no momento em que solta fumo branco?
 

xapas73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 4, 2013
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
como as valvulas vedam mal,deixa sair gasoleo e não faz a explosão nos cilindros como deve ser
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Mas o motor não está consumindo praticamente óleo e pega logo de primeira.
Perdoem me a ignorância mas deduzo que não tenha danificado os segmentos.

Boas

Se o motor não consome óleo (vedação segmentos) nem agua (vedação colaça), a anomalia pode estar noutra situação.

O fumo que faz no escape pode ser de combustível (gasóleo), que não chega a detonar.

O não detonar acontece quando não se gera compressão de ar suficiente (O ar a ser altamente comprimido gera calor, para inflamar o combustível. Se não se atingir esse valor não gera calor para detonação do gasóleo).

Nos motores de barcos quando surge um acidente e entra agua em excesso nas cameras de combustão, no momento de compressão no cilindro, a agua no mesmo origina o bloqueio do piston antes de chegar ao ponto morto superior (nota a compressibilidade da agua é muito diferente do ar).

Se o motor está em andamento, com a inercia do volante do motor, a suceder uma situação desta, origina empenar bielas, etc.

Penso que se entrou agua em excesso, poderá ter acontecido fenómeno semelhante, que pode ser verificado inicialmente pelo teste de compressão de cada cilindro, e por ultimo com o teste de curso de cada piston, sobretudo no ponto morto superior.

Bom diagnóstico.
 
Topo