• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ecrã defeituoso - taxa de reparação €75?!?!?

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boa noite pessoal.

Já andava fora do fórum há algum tempo, até porque costumo passar cá para atualizar o TTOne 3rd Ed. da minha querida mãezinha quando ela vai para fora (eu não tenho equipamento nenhum).

Após a minha mãe ter atualizado via TTHome em cima, salvo erro, de um NC9.450 com "turbo boost" (ou lá o que era), ela reparou que às vezes o ecrã ficava descalibrado (provavelmente estaria sem ela atualizar nada, como explico a seguir).

Já limpei a memória interna toda, instalei tudo de novo via TTHome, meti todos os POI de PT e ES e até fiz uma doação aos radaresdeportugal para ter tudo atualizadinho.

O problema, que é intermitente, voltou a aparecer. Às vezes, onde quer que se carregue, só atua o lado esquerdo do ecrã. Outras vezes apenas o meio do ecrã está inacessível. Outras vezes, funciona tudo. Verifiquei o ficheiro com as configurações de calibração e estão todas corretas (como sempre estiveram). Mas umas vezes funciona sem problemas, outras é impossível selecionar o que quer que seja.

Fui ver ao site da TomTom e se olharmos exclusivamente à "taxa de reparação" para um equipamento fora da garantia, são €75 (?!?!?!?) o que inviabiliza, só por si, a reparação.

Suspeito que possa ser do touch, pelo que procurei por "digitizer" a ver se eu próprio poderia tentar uma reparação, mas além de não encontrar nada, ainda corro o risco de estar a reparar uma peça se defeito (pode não ser do touch?).

Acho que já tentei tudo o que me era possível. Alguém pode dar uma ajuda? Alguém aconselha um sítio para reparar cujo preço/serviço assim o justifique?

Se a vossa opinião fôr que não vale a pena tentar recuperar, o que aconselham comprar (não encontrei esta seção no fórum, mas acho que dantes havia para aí uns posts).

SV.
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Obrigado pancadas, novamente, pela resposta rápida.

Isto não é, tanto quanto consigo perceber, um problema de calibração. Caso contrário, não se dava a situação de ele alguma vez pode funcionar bem. E o que é verdade é que ele às vezes funciona bem, outras vezes apresenta-se descalibrado, outras vez irresponsivo. E isto sempre com as mesmas definições de calibração.

Abraço.

SV

edit: É verdade, não me leves a mal o que escrevi, afinal eu é que preceiso de ajuda :)
Mas os links fornecidos já os li todos e já fiz o que aconselham. Já corri também uma porrada de endereços através do goolge e nada resulta até agora. A avaria continua intermitente. Ando nesta tourada desde hoje de manhã :p e como não consegui resolver tinha mesmo de postar o problema. [ ] SV
 
Última edição:

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Isso já pode ser problema de hardware, nesse caso só 1 técnico, mas 70 euros e 1 exagero, mais vale comprar 1 novo no chinês .
Alem de ficar mais barato tens mais opções como colocar outros navegadores.
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
LOL :)
Como sabemos se o do chinês papa o que quisermos lá meter dentro?
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,

Estive a estudar esta hipótese e vou mesmo encomendar um sistema destes.

Pancadas: em relação ao que tu tens e sugeriste, qual a resolução do ecrã (no ebay não diz)?

Alguém sabe onde existe alguma discussão sobre sistemas "made in china" para avaliar que hipóteses testadas existem?

SV
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Boa noite pessoal.

Já andava fora do fórum há algum tempo, até porque costumo passar cá para atualizar o TTOne 3rd Ed. da minha querida mãezinha quando ela vai para fora (eu não tenho equipamento nenhum).

Após a minha mãe ter atualizado via TTHome em cima, salvo erro, de um NC9.450 com "turbo boost" (ou lá o que era), ela reparou que às vezes o ecrã ficava descalibrado (provavelmente estaria sem ela atualizar nada, como explico a seguir).

Já limpei a memória interna toda, instalei tudo de novo via TTHome, meti todos os POI de PT e ES e até fiz uma doação aos radaresdeportugal para ter tudo atualizadinho.

O problema, que é intermitente, voltou a aparecer. Às vezes, onde quer que se carregue, só atua o lado esquerdo do ecrã. Outras vezes apenas o meio do ecrã está inacessível. Outras vezes, funciona tudo. Verifiquei o ficheiro com as configurações de calibração e estão todas corretas (como sempre estiveram). Mas umas vezes funciona sem problemas, outras é impossível selecionar o que quer que seja.

Fui ver ao site da TomTom e se olharmos exclusivamente à "taxa de reparação" para um equipamento fora da garantia, são €75 (?!?!?!?) o que inviabiliza, só por si, a reparação.

Suspeito que possa ser do touch, pelo que procurei por "digitizer" a ver se eu próprio poderia tentar uma reparação, mas além de não encontrar nada, ainda corro o risco de estar a reparar uma peça se defeito (pode não ser do touch?).

Acho que já tentei tudo o que me era possível. Alguém pode dar uma ajuda? Alguém aconselha um sítio para reparar cujo preço/serviço assim o justifique?

Se a vossa opinião fôr que não vale a pena tentar recuperar, o que aconselham comprar (não encontrei esta seção no fórum, mas acho que dantes havia para aí uns posts).

SV.

sim tens o touch avariado ainda que algumas vezes uma simples limpeza resolve(fica corrosão na fita), no entanto um painel completo já com touch não deve custar mais de 30 a 40€
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boa noite pantufas, obrigado pela resposta,

Tanto quento li, a substituição do ecrão carece de soldadura. Não sendo nenhum tosco com as mãos, também não é a minha especialidade - as luzes da árvore de natal que eu tive de re-soldar os terminais todos ainda duram, as outras foram todas ao galheiro :)

De qualquer das formas, o Pancadas sugeriu-me um GPS cujo preço é muito baixo e, pelo preço e funcionalidades, faz sentido não gastar dinheiro na reparação deste e arriscar a danificá-lo ainda mais - além de que me vi grego para identificar, em vários sites da especialidade, um "digitizer" para o equipamento. Ainda vou averiguar a eventual corrosão na fita.
Fico-te agradecido pela ajuda.
SV
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Lindo! Aparentemente anda aí pessoal a opinar material técnico sem saber ler nem escrever.

Vou desmontálo logo à noite e encomendar pelo part number.

Mas vou encomendar o 7" na mesma! :) Já convenci a esposa que é um bom entretém para a miúda :D

Este fica como backup ;)

Abraço.

SV
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Boa noite pantufas, obrigado pela resposta,

Tanto quento li, a substituição do ecrão carece de soldadura. Não sendo nenhum tosco com as mãos, também não é a minha especialidade - as luzes da árvore de natal que eu tive de re-soldar os terminais todos ainda duram, as outras foram todas ao galheiro :)

De qualquer das formas, o Pancadas sugeriu-me um GPS cujo preço é muito baixo e, pelo preço e funcionalidades, faz sentido não gastar dinheiro na reparação deste e arriscar a danificá-lo ainda mais - além de que me vi grego para identificar, em vários sites da especialidade, um "digitizer" para o equipamento. Ainda vou averiguar a eventual corrosão na fita.
Fico-te agradecido pela ajuda.
SV

não necessitas de qualquer soldadura para fazeres a troca, as ligações são de encaixe, eu peço desculpas ao amigo pancadas a quem respeito muito mas, gps dos chineses são uma treta a começar pelo som que mal se houve e acabar pela visibilidade do painel, quando há muita luz não se consegue ver o quase nada.
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Pantufas, obrigado pela resposta,

Mas o que percebo pela descrição dos aparelhos é o seguinte:
Livre acesso à Play Store
FM transmitter - que não será um "rádio", mas antes uma forma de passar as indicações do aparelho para as colunas do carro.

Certo :p ?
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Som que não se ouve? E se tiver muita luz nao se vê nada?
Vais me desculpar mas eu além do chino tenho 1 tomtom Go 720 e também quando está muito claro não se vê, na empresa temos 1 monte deles com as mais diversas avarias.
Então também posso dizer que a marca tomtom e uma treta
E o tomtom custa 3 mais que o chinês.
Tudo se resume a ter 1 GPS por pouco dinheiro, para gastar muito dinheiro, então o melhor é comprar 1 bom tablet .
 

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
LOL nada disso!

O aparelho tem colunas e um "FM transmitter". Que por acaso dá jeito para quando a mãezinha quiser ir passear - o meu pai está quase surdo :)
 
Topo