• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dizem que não há bruxas!!!!!!!!!!!!

azzancha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
boas pessoal, aconteceu uma situação que não consigo perceber o porquê de ter acontecido.
então é assim :
montei um sistema de cctv numa mercearia e utilizei uma extensão de 3 tomadas para ligar os dois transformadores de 12v 1.5A, um para alimentar as cameras
e outro para alimentar o gravador , essa extensão por sua vez estava ligada a outra extensão com quatro tomadas e que estava a alimentar : balança, atm ,impressora POS e pc POS e esta última, estava ligada á tomada de parede onde também está ligada uma vitrine fresca, para manter os alimentos frescos e que arranca sensivelmente de 10 em 10 minutos para manter o fresco.
agora o busilis da questão:
No fim da montagem liguei o sistema cctv para proceder aos repectivos ajustes da cameras e por acaso até liguei o pc POS .
no fim de tudo configurado ficou o gravador do cctv ligado a proceder as gravações e encerrei o PC POS.
E pronto apaguei as luzes e fechou-se a porta.

De manhã ligou-me o cliente a dizer se podia lá passar porque o computador não ligava nem a impressora.
Fui até lá e deparei-me com 3 transformadores queimados o do pc o do gravador do cctv e o da impressora, safaram-se o da balança e o do Atm .
que raio aconteceu de noite para isto ter acontecido?????

Terá faltado a luz e quando veio houve uma sobrecarga de tensão?
Será da vitrine fresca por estar a arrancar a cada 10 minutos e estar tudo ligado á mesma tomada??

Estou farto de dar voltas á cabeça para tentar perceber o que aconteceu e não consigo lá chegar .


haverá alguém que consiga explicar o porque desta situação???





thanks in advance

azzancha
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
209
Boas!
Se o arranque de 10 em 10 minutos é efectuado pela vitrine não há problema ; se é a tomada que tem alguma programação e só está com tensão de 10 em 10 minutos, então a alimentação de toda a outra aparelhagem está mal.
Não acredito que seja assim.
Provavelmente houve uma falha de energia e ao voltar a tensão não veio regulada para 230v e provocou esses danos.
Com todo esse material deveria ter sido instalado uma UPS, com protecção de picos de corrente/tensão.
...e já agora são muitas triplas e extensões, normalmente originárias de maus contactos e que deveriam ser evitadas.
 

azzancha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
Boas Pelintra, obrigado pela elucidação.
caso se verifique que foi uma falha de energia pode-se pedir responsabilidades á EDP?


cumprimentos
azzancha
 

kapaah

GF Prata
Entrou
Mai 4, 2007
Mensagens
213
Gostos Recebidos
0
Qd abri este tópico pensei q ia ler coisas d outro mundo.. Afinal são apenas transformadores queimados.

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Por acaso essa dita mercearia não tem corrente trifasica ou é monofasica
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Era interessante saber o que queimou nos transformadores.
Foi só o fusivel? foi condensadores? foi outra coisa?
 

azzancha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
Era interessante saber o que queimou nos transformadores.
Foi só o fusivel? foi condensadores? foi outra coisa?

boas, afinal o tranformador da impressora não queimou, queimou foi o cabo de aliimentação que é igual ao das fontes
de alimentação dos desktops, ao olhar para a descriçao imprimida no cabo a secção do cabo é de 0.75
ou seja, serviu de fusível.

amanhã já abro o transformador do cctv para ver o que queimou ;)


cumps
azzancha
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boas, afinal o tranformador da impressora não queimou, queimou foi o cabo de aliimentação que é igual ao das fontes
de alimentação dos desktops, ao olhar para a descriçao imprimida no cabo a secção do cabo é de 0.75
ou seja, serviu de fusível.

amanhã já abro o transformador do cctv para ver o que queimou ;)

cumps
azzancha



Boas

Alguns desses cabos Chineses vem mal cravados nas fichas.
Já me aconteceu num, deixar de passar corrente!
Quando fui verificar o mesmo, o cobre dos fios estava encostado aos terminais, sem solda ou cravamento.
Acabou por ficar chamuscado nessa zona por falta de contacto.
O efeito de falha de contacto, tipo arco eléctrico, por vezes danifica equipamentos pelo efeito de ruptura, que origina picos de tensão elevados.

Cps
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
boas, afinal o tranformador da impressora não queimou, queimou foi o cabo de aliimentação que é igual ao das fontes
de alimentação dos desktops, ao olhar para a descriçao imprimida no cabo a secção do cabo é de 0.75
ou seja, serviu de fusível.

amanhã já abro o transformador do cctv para ver o que queimou ;)


cumps
azzancha

Como assim? 0,75mm serviu de fusivel!!!! isso passa sem grande dificuldade 6 ou 7 amperes no minimo!!! ; 7 x 230 voltas dá 1610 WATTS sim 1610 !!! onde é que isso foi gasto?
 
Topo