• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvida sobre relé

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas eu ando a procura de um relé que eu ao tocar num swithc ele ative e ao tocar novamente desative quem sabe me dar uma ajuda de qual é e onde se arranja? É para a instalaçao num carro 12 v
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

nao é fáçil de soluçionares esse teu projeto sem arranjares um circuito eletronico talvês c, o iç,555.

procura circuitos c, este iç,e vai-te apareçer muitos projetos.

boa sorte.

marques 1956
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
mas o companheiro quer é pulssadores ou seja só um pulssador para ligar e desligar dá sempre para realizar a sua montagem desde que tenha conheçimentos de eletronica e fazer um circuito eletronico para comandar a bobine de 12v do relé, o 555 ou ne555, lm555 tem muitas opçoes.

por outro lado esqueçi-me de perguntar se tem conheçimentos de eletronica, se os nao tem esqueça o que disse, e meta um comutador tipo mini de alavanca ou um tipo dos que ligam os 4 piscas e pronto.
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
Telerruptor, 1 impulso liga outro desliga, mais facil que isso não ha, para que complicar quando 1 bobine com 1 platinadoe 1 roda dentada resolvem tudo? ha mais de 20 anos que existem apesar de muitos o desconhecerem e nem saberem usar.
 

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
boas eu pouco percebo de eletronica tenho interesse e procuro estar sempre a aprender em relação ao telerruptor eu ate tenho em casa por isso é que queria saber se poderia arranjar um mas de 12 v para ligar no carro eu normalmente quando tenho um esquema de ligação faria um mas perfiro comprar um que de para o que perciso mas não sei o que pedir na servelec que me faça esse trabalho migando com um switch
 

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
mas o companheiro quer é pulssadores ou seja só um pulssador para ligar e desligar dá sempre para realizar a sua montagem desde que tenha conheçimentos de eletronica e fazer um circuito eletronico para comandar a bobine de 12v do relé, o 555 ou ne555, lm555 tem muitas opçoes.

por outro lado esqueçi-me de perguntar se tem conheçimentos de eletronica, se os nao tem esqueça o que disse, e meta um comutador tipo mini de alavanca ou um tipo dos que ligam os 4 piscas e pronto.


eu pouco percebo de eletrónica gosto muito mas pouco sei . tenho o meu primo que é engenheiro de eletrónica de potencia que produz equipamentos que deixam as casas com autonomia total da edp e outros e é a ele que peço os esquemas para me interter a inventar em casa mas ele raramente tem tempo para mim e tenho de pesquisar por aqui pois sei que me podem ajudar
 

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
Boas

Se conheces a Servelec tambem conheces de certeza esta casa. fica na rua principal um pouco mais abaixo para o lado da rotunda.

Eles trabalham com a marca Hager e no catalogo está lá o que presumo que te interessa.

Abraço
 

Anexos

  • rele.jpg
    rele.jpg
    66.1 KB · Visualizações: 17
  • rele1.jpg
    rele1.jpg
    70 KB · Visualizações: 17

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas

Se conheces a Servelec tambem conheces de certeza esta casa. fica na rua principal um pouco mais abaixo para o lado da rotunda.

Eles trabalham com a marca Hager e no catalogo está lá o que presumo que te interessa.

Abraço
se fizer o trabalho de ligar e desligar só com um swicth como os de casa é isso :D mas perciso que me digas essas referências pois não da para ver bem :/
 

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
boas

em pormenor

abraço
 

Anexos

  • rele01.jpg
    rele01.jpg
    55.1 KB · Visualizações: 11

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boas eu pouco percebo de eletronica tenho interesse e procuro estar sempre a aprender em relação ao telerruptor eu ate tenho em casa por isso é que queria saber se poderia arranjar um mas de 12 v para ligar no carro eu normalmente quando tenho um esquema de ligação faria um mas perfiro comprar um que de para o que perciso mas não sei o que pedir na servelec que me faça esse trabalho migando com um switch

Boas

Um exemplo de esquema, para quem não percebe muito de electrónica.
O custo dos componentes fica por cerca de 5 euros.

AHST134.jpg

Boas escolhas
 

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas

Um exemplo de esquema, para quem não percebe muito de electrónica.
O custo dos componentes fica por cerca de 5 euros.

Ver anexo 131094

Boas escolhas

boas gosto da ideia :D mas se não souber os valores e os nomes dos componentes não consigo fazer pois pouco sei dos desenhos só sei que tem resistencias mas n sei que valores meto tenho tentado procurar uns bons manuais para dar com isso mas não tenho arranjado em pdf peço desculpa mas sou ainda inocente nestas bandas o meu primo esplica me tudo o que tenho de fazer :D
 

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
mrsat este esquema deixa me o sistema sempre ligado até novo clique no botão de pressão?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mrsat este esquema deixa me o sistema sempre ligado até novo clique no botão de pressão?

Boas

Sim claro. Se pretender montar o mesmo, posso indicar o valor para as resistências, e condensador.

Cps
 

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas

Sim claro. Se pretender montar o mesmo, posso indicar o valor para as resistências, e condensador.

Cps
Boas se puderes gostava de ter valores disso para poder fazer tudo certinho :D
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas se puderes gostava de ter valores disso para poder fazer tudo certinho :D


Boas

Para um relé duplo de 12V DC - 16A, (com bobine para DC, resistência ~300 ohm) os componentes podem ser duas resistências de 47 ohm 1/2W, e um condensador electrolítico de 3300uF - 25V.

O condensador tem polaridade, e deve ser montado como no esquema.

O rele pode ser o modelo LMR1H-12D que se arranja a cerca de 2,5€, condensador a cerca de 0.55€, duas resistências 0.10€, botão de pressão depende do modelo ~0.70€. Preço indicativos c/iva de loja electrónica Porto.

AHST135.jpg

Nota, devido à simplicidade do esquema, deve aguardar pelo menos ~1 segundo, entre operações consecutivas no botão de pressão.

Boas montagens se for o caso.

Cps
 

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas

Para um relé duplo de 12V DC - 16A, (com bobine para DC, resistência ~300 ohm) os componentes podem ser duas resistências de 47 ohm 1/2W, e um condensador electrolítico de 3300uF - 25V.

O condensador tem polaridade, e deve ser montado como no esquema.

O rele pode ser o modelo LMR1H-12D que se arranja a cerca de 2,5€, condensador a cerca de 0.55€, duas resistências 0.10€, botão de pressão depende do modelo ~0.70€. Preço indicativos c/iva de loja electrónica Porto.

Ver anexo 131099

Nota, devido à simplicidade do esquema, deve aguardar pelo menos ~1 segundo, entre operações consecutivas no botão de pressão.

Boas montagens se for o caso.

Cps
a imagem que esta simbolizada com uma seta e traçejado é o que faz a ligação da bateria ao resto que necessito mas isso é feito com o que ?
 
Topo