• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda - Alma S-2200HD sem sinal

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Boas,
algo de muito estranho anda a passar-se com a minha Alma... De vez em quando fica sem sinal e o mesmo só volta no dia seguinte. Penso que possa ser do tuner porque há umas horas atrás voltou a faltar o sinal desta vez eu coloquei um medidor de satélite à entrada do tuner, ligado ao cabo da antena e não deu qualquer sinal fazendo me parecer que está faltando alimentação.
Só falta checar a antena, mas posso dizer que a instalação é nova e o LNB também. É melhor ir poupando pra comprar outra box?
Obrigado desde já.
 

ricard silveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2014
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Já com os 27,5W acontece o mesmo aparece sinal mas não descodifica nada , de vez em quando o sinal desaparece e só fazendo reboot ao deco suporte é escasso em relação aos linux E2 e android e o preço não é muito inferior.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas,
algo de muito estranho anda a passar-se com a minha Alma... De vez em quando fica sem sinal e o mesmo só volta no dia seguinte. Penso que possa ser do tuner porque há umas horas atrás voltou a faltar o sinal desta vez eu coloquei um medidor de satélite à entrada do tuner, ligado ao cabo da antena e não deu qualquer sinal fazendo me parecer que está faltando alimentação.
Só falta checar a antena, mas posso dizer que a instalação é nova e o LNB também. É melhor ir poupando pra comprar outra box?
Obrigado desde já.

Boas

Em geral se o receptor gerar a tensão correcta para o LNB, os 14/18 volt, o medidor de sinal deve acusar alguma coisa, quando se ajusta o ganho ao máximo no mesmo, mesmo com a antena não apontada. Alguns medidores de sinal têm um jack auxiliar, e permitem alimentação externa de um alimentador. Se for o caso o medidor nem precisa estar ligado à box, se ligar uma fonte DC de cerca de 13.5 volt ao mesmo é possível verificar se o sinal vindo da antena está normal.

Bons ajustes
 

ricard silveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2014
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Estes problemas da falta de sinal não deviam acontecer talvez devido a um bug e só desligando e voltando a ligar é que resolve o problema, outra coisa é a info do sinal que está sempre nos 90% da potencia/força e a qualidade do sinal não ser a real isso acontece também no s2210, o preço é que é quase similar a um deco com linux E2 mais valia comprar um com melhor suporte prestado por pouco mais
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Estes problemas da falta de sinal não deviam acontecer talvez devido a um bug e só desligando e voltando a ligar é que resolve o problema, outra coisa é a info do sinal que está sempre nos 90% da potencia/força e a qualidade do sinal não ser a real isso acontece também no s2210, o preço é que é quase similar a um deco com linux E2 mais valia comprar um com melhor suporte prestado por pouco mais

Boas

A informação de sinal nos receptores nem sempre é muito credível. Mesmo em receptores iguais, por vezes varia.
Efectivamente pode existir bug de firmware, que provoca anomalias de funcionamento da box.

Penso que a Alma S2210 anda na ordem dos ~75 €, e o receptor Linux mais barato anda na ordem dos ~99€, ou seja 32% mais caro.

Para quem puder, acho que vale a pena optar por receptores Linux, com software "imagem" mais evoluído, e evolutivo.

Cps
 

ricard silveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2014
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Não se trata de comprar linux trata-se de resolver-se os problemas bugs de uma box recente comprada à pouco tempo que culpa temos nós clientes de termos optado por esta marca alma, queremos são os problemas resolvidos se não dá o BBC e ITV nos 27,5W por falta de firm ou se não dá o Sky link nos 23,5E e nos outros modelos mais antigos e baratos sem linux estes problemas estão resolvidos o suporte devia ser igual para todos e não sõ para lguns modelos xpto com linux. O abandono do suporte é que é a questão relevante.


Boas

A informação de sinal nos receptores nem sempre é muito credível. Mesmo em receptores iguais, por vezes varia.
Efectivamente pode existir bug de firmware, que provoca anomalias de funcionamento da box.

Penso que a Alma S2210 anda na ordem dos ~75 €, e o receptor Linux mais barato anda na ordem dos ~99€, ou seja 32% mais caro.

Para quem puder, acho que vale a pena optar por receptores Linux, com software "imagem" mais evoluído, e evolutivo.

Cps
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Concordo totalmente. Eu acho que existem box's muito boas sem linux. Eu acho a minha Alma um bom receptor, bem completo já e barato. Só agora ao fim de uns 3 anos é que me apresentou este problema intermitente... Eu não consigo entender esse abandono de suporte...
Não se trata de comprar linux trata-se de resolver-se os problemas bugs de uma box recente comprada à pouco tempo que culpa temos nós clientes de termos optado por esta marca alma, queremos são os problemas resolvidos se não dá o BBC e ITV nos 27,5W por falta de firm ou se não dá o Sky link nos 23,5E e nos outros modelos mais antigos e baratos sem linux estes problemas estão resolvidos o suporte devia ser igual para todos e não sõ para lguns modelos xpto com linux. O abandono do suporte é que é a questão relevante.
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
O receptor quando tem essas crises não deve estar gerar nenhuma tensão, pois o medidor nem acende a luz. Eu já montei algumas antenas e antes de ligar o medidor no lnb, este já acendia a luz da escala.
Bug de firmware, também pensei nisso, mas troquei o firmware e ficou na mesma... Eu estou achando que seja algum defeito no tuner.

Boas

Em geral se o receptor gerar a tensão correcta para o LNB, os 14/18 volt, o medidor de sinal deve acusar alguma coisa, quando se ajusta o ganho ao máximo no mesmo, mesmo com a antena não apontada. Alguns medidores de sinal têm um jack auxiliar, e permitem alimentação externa de um alimentador. Se for o caso o medidor nem precisa estar ligado à box, se ligar uma fonte DC de cerca de 13.5 volt ao mesmo é possível verificar se o sinal vindo da antena está normal.

Bons ajustes
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
manter o nivel de sinal e da qualidade sintonizando um canal qualquer é a forma para tirar as dúvidas. deixem-se disto ou daquilo. olhem algum tempo para o sinal, se ele se mantiver o tuner está 5*****.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
O receptor quando tem essas crises não deve estar gerar nenhuma tensão, pois o medidor nem acende a luz. Eu já montei algumas antenas e antes de ligar o medidor no lnb, este já acendia a luz da escala.
Bug de firmware, também pensei nisso, mas troquei o firmware e ficou na mesma... Eu estou achando que seja algum defeito no tuner.

Boas

Se não acende a luz do medidor nesses instantes, então é mesmo falha de tensão DC para alimentação do LNB, logo fica sem sinal.

A anomalia pode estar no tuner e/ou circuito electrónico que gera os 14 ou 18 Volt Dc para LNB.

Alguns aparelhos, usam um IC de elevação de tensão que gera 14 ou 18 volt (LNB), a partir de alimentação comum, tipo 12 Volt DC.

O aparelho funcionar e por vezes ter essas crises, pode ser derivado de má soldadura de componentes (soldas frias), nessas zonas do circuito.

Boa pesquisa
 

ricard silveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2014
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
As soldas antigamente eram feitas a chumbo agora não é assim pode ser do tuner a falha mas quando não se tem sinal e fazendo o reboot der sinal não é do tuner de certeza pode ser bug do firm do deco
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
manter o nivel de sinal e da qualidade sintonizando um canal qualquer é a forma para tirar as dúvidas. deixem-se disto ou daquilo. olhem algum tempo para o sinal, se ele se mantiver o tuner está 5*****.
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Bom, eu já fiquei parado numa frequencia que teria o sinal forte e mostrar 44% de intensidade com 10% qualidade sem oscilação, o que é o mesmo que não ter a antena ligada. Já desliguei e liguei a energia e já troquei de firmware. Só falta mesmo ver a história das soldas frias só por desencargo de consciência.
O interessante é que o sinal nunca demorou mais de 24h pra voltar...:crazynew3:
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Bom, eu já fiquei parado numa frequencia que teria o sinal forte e mostrar 44% de intensidade com 10% qualidade sem oscilação, o que é o mesmo que não ter a antena ligada. Já desliguei e liguei a energia e já troquei de firmware. Só falta mesmo ver a história das soldas frias só por desencargo de consciência.
O interessante é que o sinal nunca demorou mais de 24h pra voltar...:crazynew3:
para se conseguir ver TV com alguma qualidade é preciso ter no minimo 60% de qualidade. o facto de ter 44% sem interrupção não diz nada. sintonizar a antena/LNB pode corrigir o defeito.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom, eu já fiquei parado numa frequencia que teria o sinal forte e mostrar 44% de intensidade com 10% qualidade sem oscilação, o que é o mesmo que não ter a antena ligada. Já desliguei e liguei a energia e já troquei de firmware. Só falta mesmo ver a história das soldas frias só por desencargo de consciência.
O interessante é que o sinal nunca demorou mais de 24h pra voltar...:crazynew3:

Boas

Se o seu medidor de sinal exterior (sat finder), acende a luz quando recebe 14 ou 18 Volt DC do tuner, e nos momentos que não tem sinal na Box o mesmo fica com a luz apagada, então isso quer dizer que não chega corrente ao LNB.

Nesse caso o valor que aparece nas duas barras de "sinal e qualidade" na box, são resultado tipo de ruído interno do tuner.

Se o que digo em cima se verifica, então tem anomalia interna da Box.

Não sei se essa box, utiliza um termistor de protecção de curto circuito de saída DC para o LNB.
Se usar, pode ser esse componente avariado.

Se a mesma não estiver em garantia, eventualmente poderia abrir a mesma, para averiguar se tem esse componente próximo do tuner.

Boa pesquisa
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado pelas otimas dicas até agora, mas no momento estou sem tempo até de ver TV. Assim que der vou ver as soldas e ver tambem se encontro esse termistor ou IC, caso contrário terei que voltrar a recorrer à vossa indispensável ajuda.:espi28:

mrsat: sim, confirmo tudo o que descreveu.
 

xtuga

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite, estou com um problema idêntico, so tenho sinal em alguns canais tipo mtv, um canal de bonecos... andeis a ver as frequência e só apanho uma 76. O que poderá ser? a antena esta parada prai a 2 anos será o lnb?
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa noite, estou com um problema idêntico, so tenho sinal em alguns canais tipo mtv, um canal de bonecos... andeis a ver as frequência e só apanho uma 76. O que poderá ser? a antena esta parada prai a 2 anos será o lnb?

Boas

Existe a hipótese de a antena ter desajustado (ventos etc), o que provoca má captação.

Também pode ter anomalia do LNB,
Para despistar o problema seria melhor tentar primeiro ajuste antena.
Se após ajuste óptimo, o problema persiste, então restam 3 causas prováveis, LNB, cabo coaxial/ligações, tuner da Box.

Boa pesquisa
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Boas!
Bom, eu acho que a minha alma está piorando pois agora são mais constantes as falhas. O tuner está com quedas de tensão, pois medi e ora tenho 19V ora tenho 6 ou 7 e até 0, sendo que este ultimo é o mais constante... Será que é algum circuito de proteção que está mandando abaixo a tensão quando excede os 18V? Ou um tuner novo resolveria o problema? É que pra reparar aquilo só com um microscópio....:msnm_com_br007-03:

No entanto tirei estas fotos pra terem uma ideia...
IMG_3465.jpgIMG_3471.jpg
 

Anexos

  • IMG_3461.jpg
    IMG_3461.jpg
    73.8 KB · Visualizações: 11

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas!
Bom, eu acho que a minha alma está piorando pois agora são mais constantes as falhas. O tuner está com quedas de tensão, pois medi e ora tenho 19V ora tenho 6 ou 7 e até 0, sendo que este ultimo é o mais constante... Será que é algum circuito de proteção que está mandando abaixo a tensão quando excede os 18V? Ou um tuner novo resolveria o problema? É que pra reparar aquilo só com um microscópio....:msnm_com_br007-03:

No entanto tirei estas fotos pra terem uma ideia...
Ver anexo 131860Ver anexo 131861


Boas

Se reparar na foto 1 de 3, ao lado direito do dissipador de alumínio tem um componente, que deve ser o responsável pela avaria.

O dito componente tom amarelo laranja, que parece um comprimido. Verifique se o mesmo aquece, box ligada e cabo LNB.

Se conseguir ligar um multímetro a medir volt, nos pinos do mesmo não deveria ter tensão superior a 1 volt DC.

Se se verificar tensão com valore superiores então o mesmo deve estar danificado.

Em Portugal consegue arranjar essa PTC.

Cps
 
Topo