• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Script para entrar em Deep Sleep

maskio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2012
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Ola.
Quero que a minha box entre em Deep Sleep a uma determinada hora e que saia deste a uma outra hora.

Como não encontrei nenhuma solução que me satisfizesse, fiz um script que às 2h30 desliga a box:
Código:
#deepstandbye
wget -q -O - "http://127.0.0.1/web/powerstate?newstate=1" >/dev/null
e que "supostamente" acora a box às 9 da manhã.
Código:
#wake from standbye
wget -q -O - "http://127.0.0.1/web/powerstate?newstate=4" >/dev/null

O primeiro script corre normalmente com a plugin CronManager mas uma vez desligada, a box não corre o script para arranque.

Alguém tem alguma solução de gestão de energia semelhante ou alguma ideia de como solucionar o meu problema?

Obrigado.
 

maskio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2012
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Já agora, a solução ideal era aparecer um popup na tv a avisar que a box será desligada dentro de um minuto, com a possibilidade de se poder cancelar esse shutdown.
Se alguém tiver alguma ideia que dispare.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
amigo se queres que a box entre em Deep Sleep as 02:30, ela a essa hora fica sem alimentação, como é que vai correr o script para a acordar sem alimentação?

não estou a ver como é possível fazer correr um script sem haver alimentação na box.

mas pode haver alguém que tenha uma solução para isso.

com um relógio eléctrico talvez consigas fazer desligar a box a uma certa hora e liga-la a outra hora, então depois teres um script para ela entrar em stand by.

boa sorte companheiro para essa tua ideia, abraço.
 

maskio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2012
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
A box em deep sleep so fica com o receptor IR a funcionar, era interessante se ficase com algo mais que permitisse correr cronjobs ou wake on lan mas pelo que li não me parece possível.
Pelo menos entra em deep sleep à hora programada e sempre se poupa mais uns Watts.
Já agora, para aparecer o tal popup que falei, tens alguma ideia de como fazer?
Abraço.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
A box em deep sleep so fica com o receptor IR a funcionar, era interessante se ficase com algo mais que permitisse correr cronjobs ou wake on lan mas pelo que li não me parece possível.
Pelo menos entra em deep sleep à hora programada e sempre se poupa mais uns Watts.
Já agora, para aparecer o tal popup que falei, tens alguma ideia de como fazer?
Abraço.

não amigo, pois isso de programação não é para mim.
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Existe um plugin para isso mas so funciona em standby.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
o serpa está correcto

não tens forma de "acordar" a box de um deepstandby por software, apenas pelo comando ou por uma quebra de energia como dito pelo sporting41

pq nao fazes so o soft-standby? ao ligar é imediato e n tens q estar todo aquele tempo á espera do boot do sistema
a minha dm800 temos o habito de a meter em standby ao ir dormir mas todos os dias às 5h liga-se e fica 2min num canal da Miau e outros 2min no canal da Zona para actualizar todo o EPG, depois disto volta automaticamnete para standby. De manha é so pegar no comando e ligar e funciona na hora, n considero o deepstandby util para o uso do dia-a-dia
 

maskio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2012
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Queria um script assim simplesmente por questões energéticas. Era interessante que a box desligasse e ligasse sozinha, a horas que ninquem está a ver, diminuindo assim o consumo energético.
Mas já vi que a parte de ligar novamente não é viável.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Queria um script assim simplesmente por questões energéticas. Era interessante que a box desligasse e ligasse sozinha, a horas que ninquem está a ver, diminuindo assim o consumo energético.
Mas já vi que a parte de ligar novamente não é viável.

amigo vais aos chinocas e compras um relógio que faz isso que tu queres, basta programares a hora que queres desligar e voltar a ligar.

então depois arranjas um script que a faça entrar em stand by, esse script é fácil de arranjar por aí.

abraço.
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
o meu vu+duo2 faz isso através do Cron Manager e depois com o temporizador
 

Anexos

  • 1_0_1_579_68_53_CE40000_0_0_0.jpg
    1_0_1_579_68_53_CE40000_0_0_0.jpg
    34.9 KB · Visualizações: 11
  • 1_0_1_579_68_53_CE40000_0_0_0 (1).jpg
    1_0_1_579_68_53_CE40000_0_0_0 (1).jpg
    57.1 KB · Visualizações: 11
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Queria um script assim simplesmente por questões energéticas. Era interessante que a box desligasse e ligasse sozinha, a horas que ninquem está a ver, diminuindo assim o consumo energético.
Mas já vi que a parte de ligar novamente não é viável.

a box em standby n gasta assim tanto, nao esquecer q em deepstandby tb consome, apenas um cadito menos pq n tem o sistema em funcionamento. Já fizestes as contas do consumo da box? Aposto que poupas no maximo uns 2€/ano, estas maquinas n gastam nada. Tenho na sala uma UPS de 800va q alimenta um Led de 42", uma DM800HD, uma DM500S, um switch, o mediacenter e o hifi, na ultima falha de luz q tive a ups aguentou 30min com a tv e as duas boxes ligadas, tudo o resto em standby. Qd começou à apitar desliguei a tv (standby) e a ups aguentou mais 45min com as duas boxes a funcionar em pleno (as marias continuaram a ver tv por stream no tablet). Isto para te mostrar q uma ups da trampa aguentou-se à grande com este material todo q prova q os consumos sao mm mto baixos.

mas se queres manter a tua ideia faz como te disse o "sporting41", metes a box a desligar-se á hora q queres, depois dás 5min ao temporizador de parede para cortar a corrente à box. A determinada hora o temporizador volta a dar corrente e a box vai fazer o arranque automaticamente.

Agora pensa, a box vai-se ligar sozinha a determinada hora e possivelmente ninguem vai estar a ver tv, o que acabaste de poupar durante a noite vais gastar e possivelmente até passar pq a box vai estar totalmente operacional e ninguem a ver. Seja para tua casa ou de outro ensina mas é as pessoas a deixarem de ser preguisosas e metam a box em standby à noite e qd quiserem ver é so ligar, no maximo compreendo nos primeiros tempos ter um script para a desligar a x horas, agora liga-la é ridiculo. Desculpa mas é a minha opinião.
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
mas com o Cron Manager pode se dar vários comandos a box pode arrancar depois ir para Standby,se meter um relógio fica igual ou pior porque o relógio tem acumulador
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
mas com o Cron Manager pode se dar vários comandos a box pode arrancar depois ir para Standby,se meter um relógio fica igual ou pior porque o relógio tem acumulador

em deepstandby o enigma está totalmente desligado e dessa forma o cron nao funciona, o "maskio" quer o deepstandby e nao o normal standby da box, q esse sim continua com o enigma em funcionamento e capaz de gerir varias situaçoes
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
mas com o Cron Manager pode se dar vários comandos a box pode arrancar depois ir para Standby,se meter um relógio fica igual ou pior porque o relógio tem acumulador

mas se a box ficar em Deep Sleep não tem alimentação nenhuma, como é que depois ela arranca?

acho eu posso estar enganado. sem alimentação não corre o cron.

abraço.
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
a box fica assim,mas ela nao arranca com o Cron arranca com o temporizador
 

Anexos

  • IMG_20140608_201558.jpg
    IMG_20140608_201558.jpg
    18.5 KB · Visualizações: 10

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
a box fica assim,mas ela nao arranca com o Cron arranca com o temporizador


pois assim já acredito, mas isso é numa vuduo2, agora a amiko não sei se faz essa função.

obrigado pelo esclarecimento.

abraço.
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
em spark e experimentar assim como mostra as imagens isto e num octagon;só fica com o led aceso
 

Anexos

  • IMG_20140609_122102.jpg
    IMG_20140609_122102.jpg
    46.9 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20140609_122203.jpg
    IMG_20140609_122203.jpg
    49.4 KB · Visualizações: 10
Topo