• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Combinado Indesit

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boas, tenho um combinado indesit que a cerca de dois meses deixou de fazer frio em cima, chamei os técnicos que me disseram que a serpentina tinha gelo e que isso nao deixava passar o frio, perguntaram também se não tinha deixado a porta aberta. Respondi que não mas fiquei na dúvida.
Paguei a deslocaçao 48eur e deixei o combinado descongelar como disseram....maravilha, voltou a fazer frio.
Um mês depois aconteceu o mesmo, pesquisei na net e encontrei que a junta da porta podia estar a deixar passar ar, razão essa para a criação do gelo, voltei a descongelar inspecionei a junta e de facto estava um pouco danificada, a meu ver nao seria esse o problema, compri uma junta nova, mais 41eur. Passei a andar em cima do combinado ate lhe coloquei la dentro o termometro do meu aquario para ir acompanhando a temperatura, hoje estranhei o frio estar a 10 graus o so começava aacontecer quando ele tava quase a deixar de fazer frio, tirei as gavetas e olhei atraves de um orificio como os tecnicos fizeram, e qual é o mes espanto???? Tem gelo novamente. Já gastei 89eur com esta brincadeira mais o gaseoleo de andar com a comida para tras e para a frente em casa de familiares. Sera que me podem ajudar? Como nao percebo do assunto tenho medo de ser enganado...é que até agora o que me sugeriram que fizesse nao deu resultado e tenho medo de chamar tecnicos novamente, darem me um orçamento que nao me agrade e ten de pagar nova deslocação. Caso isso aconteça gastei 150eur desnecessarios que é metade do preço de um combinado novo na Wortem. Obrigado
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas, tenho um combinado indesit que a cerca de dois meses deixou de fazer frio em cima, chamei os técnicos que me disseram que a serpentina tinha gelo e que isso nao deixava passar o frio, perguntaram também se não tinha deixado a porta aberta. Respondi que não mas fiquei na dúvida.
Paguei a deslocaçao 48eur e deixei o combinado descongelar como disseram....maravilha, voltou a fazer frio.
Um mês depois aconteceu o mesmo, pesquisei na net e encontrei que a junta da porta podia estar a deixar passar ar, razão essa para a criação do gelo, voltei a descongelar inspecionei a junta e de facto estava um pouco danificada, a meu ver nao seria esse o problema, compri uma junta nova, mais 41eur. Passei a andar em cima do combinado ate lhe coloquei la dentro o termometro do meu aquario para ir acompanhando a temperatura, hoje estranhei o frio estar a 10 graus o so começava aacontecer quando ele tava quase a deixar de fazer frio, tirei as gavetas e olhei atraves de um orificio como os tecnicos fizeram, e qual é o mes espanto???? Tem gelo novamente. Já gastei 89eur com esta brincadeira mais o gaseoleo de andar com a comida para tras e para a frente em casa de familiares. Sera que me podem ajudar? Como nao percebo do assunto tenho medo de ser enganado...é que até agora o que me sugeriram que fizesse nao deu resultado e tenho medo de chamar tecnicos novamente, darem me um orçamento que nao me agrade e ten de pagar nova deslocação. Caso isso aconteça gastei 150eur desnecessarios que é metade do preço de um combinado novo na Wortem. Obrigado


Boas

Aparecer demasiado gelo na serpentina de frio em pouco tempo não é normal. Para isso acontecer, tem de haver zona mal vedada, que permite entrada constante do ar envolvente (exterior), e a humidade do mesmo fazer gelo que isola a serpentina de fazer frio.

Em geral a junta nova tem uma banda magnética que deverá garantir uma boa vedação.

Outro truque importante, é elevar os pés de nivelamento da frente.

Ou seja se deixar a porta aberta tipo 45 graus, e se a largar, a mesma deve fechar sozinha (de forma suave, sem grande violência) com o pendente ou a inclinação do frigorífico.

Esta situação é bastante importante, sobretudo se a porta está carregada de produtos e pesada.

Verificar também se a porta não descaiu, e a junta apesar de nova, não faz boa vedação.

Tenho um de linha branca, compressores Siemens com estes ajustes a trabalhar desde 1994

Boas afinações
 

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boas

Aparecer demasiado gelo na serpentina de frio em pouco tempo não é normal. Para isso acontecer, tem de haver zona mal vedada, que permite entrada constante do ar envolvente (exterior), e a humidade do mesmo fazer gelo que isola a serpentina de fazer frio.

Em geral a junta nova tem uma banda magnética que deverá garantir uma boa vedação.

Outro truque importante, é elevar os pés de nivelamento da frente.

Ou seja se deixar a porta aberta tipo 45 graus, e se a largar, a mesma deve fechar sozinha (de forma suave, sem grande violência) com o pendente ou a inclinação do frigorífico.

Esta situação é bastante importante, sobretudo se a porta está carregada de produtos e pesada.

Verificar também se a porta não descaiu, e a junta apesar de nova, não faz boa vedação.

Tenho um de linha branca, compressores Siemens com estes ajustes a trabalhar desde 1994

Boas afinações


mrsat, obrigado pela rápida resposta, já elevei mais os pés da parte da frente, tento abrir o combinado menos vezes possíveis para poder ir controlando a temperatura, neste momento está a 8\9 graus.

Da última vez que o descongelei, depois de o ligar, como termostato no médio ele fazia entre os 0\1 graus, mas estava vazio, neste momento está com coisas dentro e ronda os 8\9 graus...é normal? Com a junta do congelador nova, faz me confusão o porquê de continuara a formar gelo á volta da serpentina, tendo em conta que o combinado é um Total No Frost.

Tanto a minha sogra como um amigo têm um igual com o mesmo tempo de vida ( 8 anos ) as juntas deles estão como a minha estava ( a da minha sogra está pior ) r nunca tiveram problema nenhum. Não sou entendido na matéria, mas custa-me a crer que seja passagem de ar.

Também já li algures que este tipo de sintoma poderá ser falta de gás......concordas?

Cumps
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
Isso tem termostato convencional ou é de sondas? pois o mal está ai, se levar termostato convencional (o que não acredito muito) fica barato com sondas é mais caro e tem de comprar na marca, já agora em que zona mora?
 

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Isso tem termostato convencional ou é de sondas? pois o mal está ai, se levar termostato convencional (o que não acredito muito) fica barato com sondas é mais caro e tem de comprar na marca, já agora em que zona mora?

Bom Dia Gourami, sou de Alverca, não sei se leva sondas, o modelo do combinado é o seguinte, BAN 12 NF
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Bom dia, esse combinado utiliza sondas, efectivamente nessa marca pode muito bem ser uma fuga de gás, verificar se o aparelho desliga, controlar a temperatura na parte inferior ou seja na parte de congelação para verificar se atinge os parametros convencionais, se atingir poderá ser a sonda avariada ( caso não atinja é fuga que terá que ser eliminada e carregar o combinado com gás, ou em alternativa um novo),logo não desliga nem faz a respectiva descongelação uma vez que estará sempre a trabalhar o que leva à acumulação desse gelo, obstruindo as condutas do ar que vão para o frigorifico fazendo com que o mesmo deixe de refrescar.
 
Última edição:

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Bom dia, esse combinado utiliza sondas, efectivamente nessa marca pode muito bem ser uma fuga de gás, verificar se o aparelho desliga, controlar a temperatura na parte inferior ou seja na parte de congelação para verificar se atinge os parametros convencionais, se atingir poderá ser a sonda avariada ( caso não atinja é fuga que terá que ser eliminada e carregar o combinado com gás, ou em alternativa um novo),logo não desliga nem faz a respectiva descongelação uma vez que estará sempre a trabalhar o que leva à acumulação desse gelo, obstruindo as condutas do ar que vão para o frigorifico fazendo com que o mesmo deixe de refrescar.

Kokas,

Depois de o descongelar e ligar novamente, ele liga e desliga normalmente, passados uns tempos começa a trabalhar continuamente, que é o caso de hoje, tou atento desde as 08h00 da manhã e até agora ainda não desligou.
 

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Kokas,

Depois de o descongelar e ligar novamente, ele liga e desliga normalmente, passados uns tempos começa a trabalhar continuamente, que é o caso de hoje, tou atento desde as 08h00 da manhã e até agora ainda não desligou.

Kokas.......desligou agora loloollolo.....vou marcar o tempo que está desligado
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Pois se é como dizes poderá ser o módulo electrónico avariado, mas isto não passa de uma mera suposição, esse assunto requer alguns testes pela parte de um técnico, nem todos os assuntos são de fácil resolução.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Deves verificar qual a temperatura que está a atingir no congelador .
 

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Deves verificar qual a temperatura que está a atingir no congelador .

Ligou agora, 7 minutos depois, como posso verificar a temperatura do congelador, o termometro que tenho no frigorifico nao nem graus negativos
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Kokas,

Depois de o descongelar e ligar novamente, ele liga e desliga normalmente, passados uns tempos começa a trabalhar continuamente, que é o caso de hoje, tou atento desde as 08h00 da manhã e até agora ainda não desligou.

Boas

O problema pode estar na sonda do termostato (como já foi aqui dito), anomalia da mesma ou mal posicionada. Se a mesma está solta ou mal posicionada, não avalia correctamente a temperatura da zona de frio, o que pode levar ao compressor a trabalhar de forma intensa, e a criar gelo em excesso.

No meu caso a temperatura de controlo, é de cerca de 3 Graus média para zona de frigorífico, e -22 graus arca (no entanto -18º pode ser suficiente).

Boa pesquisa.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Tens que comprar um termómetro digital próprio, entre 6 e 10 € já deve dar para a despesa.
Quanto à sonda mal posicionada dúvido, até porque vem de fábrica devidamente posicionada e fixa por isso não me parece, tudo aponta para uma das sugestoes que referi, não digo isto para puxar a brasa à minha sardinha, se não soubesse do que falo, estava calado,provavelmente poderá existir uma fuga, para se chegar a uma conclusão válida é necessário proceder a vários testes, não podemos andar com bitaites pois o dinheiro está caro.
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

O problema pode estar na sonda do termostato (como já foi aqui dito), anomalia da mesma ou mal posicionada. Se a mesma está solta ou mal posicionada, não avalia correctamente a temperatura da zona de frio, o que pode levar ao compressor a trabalhar de forma intensa, e a criar gelo em excesso.

No meu caso a temperatura de controlo, é de cerca de 3 Graus média para zona de frigorífico, e -22 graus arca (no entanto -18º pode ser suficiente).

Boa pesquisa.


Boas

Faltou-me uma dica importante. Só agora li que o frigorífico é do tipo No Frost.

Esse tipo de frigorífico, tem um sistema para evitar a acumulação de gelo, que consiste em fazer descongelar o mesmo na zona da serpentina.

Ao descongelar o gelo após cada ciclo, gera agua, que é encaminhada por um tipo de ralo e tubo até aparadeira próximo do compressor.

Se o tubo de escoamento da agua entupir (situação comum), então vai suceder exactamente a avaria que descreve.

Verificar se surge agua em volume normal na tal aparadeira. Se não então o mais certo é ter o sistema entupido.


Boa pesquisa
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas

Faltou-me uma dica importante. Só agora li que o frigorífico é do tipo No Frost.

Esse tipo de frigorífico, tem um sistema para evitar a acumulação de gelo, que consiste em fazer descongelar o mesmo na zona da serpentina.

Ao descongelar o gelo após cada ciclo, gera agua, que é encaminhada por um tipo de ralo e tubo até aparadeira próximo do compressor.

Se o tubo de escoamento da agua entupir (situação comum), então vai suceder exactamente a avaria que descreve.

Verificar se surge agua em volume normal na tal aparadeira. Se não então o mais certo é ter o sistema entupido.


Boa pesquisa

Claro que não surge, o aparelho se não desliga não faz descongelação, logo não aparece nenhuma água na aparadeira, se eventualmente esse tubo estivesse entupido com o aparelho a funcionar normalmente o que acontecia era aparecer água dentro do frigorifico e na parte de baixo.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Claro que não surge, o aparelho se não desliga não faz descongelação, logo não aparece nenhuma água na aparadeira, se eventualmente esse tubo estivesse entupido com o aparelho a funcionar normalmente o que acontecia era aparecer água dentro do frigorifico e na parte de baixo.


Estou a concluir por este post do User

Depois de o descongelar e ligar novamente, ""ele liga e desliga normalmente"" , passados uns tempos começa a trabalhar continuamente, que é o caso de hoje, tou atento desde as 08h00 da manhã e até agora ainda não desligou.
 

soares236

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boas

Faltou-me uma dica importante. Só agora li que o frigorífico é do tipo No Frost.

Esse tipo de frigorífico, tem um sistema para evitar a acumulação de gelo, que consiste em fazer descongelar o mesmo na zona da serpentina.

Ao descongelar o gelo após cada ciclo, gera agua, que é encaminhada por um tipo de ralo e tubo até aparadeira próximo do compressor.

Se o tubo de escoamento da agua entupir (situação comum), então vai suceder exactamente a avaria que descreve.

Verificar se surge agua em volume normal na tal aparadeira. Se não então o mais certo é ter o sistema entupido.


Boa pesquisa

Já verifiquei não surge água nenhuma.....é possível ser eu a desentupir?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Já verifiquei não surge água nenhuma.....é possível ser eu a desentupir?


Boas

Claro que sim, com alguma habilidade/ferramentas.

Para executar a operação tem de deixar descongelar o frigorífico.

Num Siemens usei tubo pvc flexível 5mm de diâmetro. No meu caso consegui meter o tubo pela zona superior.

Num modelo No-Frost pode não ser tão fácil aceder à zona superior, para inserir o tubo. Também pode tentar meter o tubo ao contrario, ou seja pela parte de baixo (zona da aparadeira) para cima.

Bom trabalho.
 

lmrfc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2017
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Viva,

Conseguiu resolver o seu problema?
Se sim, como?

Estou exactamente com o mesmo problema com o mesmo combinado...

Obrigado!
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Viva,

Conseguiu resolver o seu problema?
Se sim, como?

Estou exactamente com o mesmo problema com o mesmo combinado...

Obrigado!

Boas

Próximo do (s) Compressor (es) (parte posterior do combinado) , tem alguma aparadeira de agua com um tubo?
 
Topo