• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Operadoras proibidas de ter ofertas de Internet “ilimitadas”…

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
…ou de chamadas de voz/SMS em que existem restrições ou limites

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aprovou, por deliberação de 19 de Junho de 2014, a decisão final relativa à designação como ‘ilimitadas’ das ofertas se serviços de comunicações electrónicas.

Assim, os operadores estão proibidos de usarem o termo “ilimitado” quando existem restrições ou limites às ofertas nos serviços de Internet ou chamadas de voz/SMS.

xpP4GYk.jpg


Esta decisão mantém no essencial o projecto de decisão submetido a consulta, determinando aos prestadores de serviços de comunicações electrónicas que:


  • apenas utilizem a expressão ”tráfego ilimitado” ou ”chamadas/SMS ilimitadas” para qualificar a oferta de serviços de comunicações electrónicas efectivamente disponibilizados ”sem limites” ou ”sem restrições” ao longo de todo o período de duração do contrato;
  • disponibilizem, nas respectivas condições de oferta, informação clara e transparente sobre eventuais medidas restritivas ou de condicionamento de tráfego que, com carácter excepcional e nos termos definidos na deliberação, possam vir a aplicar nas ofertas de tráfego ilimitado;
  • nas ofertas qualificadas como ilimitadas, o carácter excepcional das medidas restritivas ou de condicionamento de tráfego seja expressamente mencionado nas condições de oferta.


Foi ainda decidido estabelecer o prazo de 90 dias corridos, a contar da data da notificação da deliberação, para que as empresas que oferecem redes de comunicações públicas e que prestam serviços de comunicações electrónicas implementem as medidas necessárias ao seu cumprimento.

http://pplware.sapo.pt/informacao/op...et-ilimitadas/
 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
vão passar para trafego infinito.....:unfair:
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
"Só se admite a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet nas ofertas ilimitadas em circunstâncias excepcionais, para evitar que seja esgotada a capacidade num segmento de rede. As medidas têm uma duração limitada, devendo a normalidade ser reposta logo que cessem as circunstâncias excepcionais que as justificaram e devem ser equitativas no tratamento dos diferentes utilizadores com o mesmo tarifário/pacote."

Nada mudará... foi deixada esta possibilidade por alguma razão!
 

manhoso56

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
pois foi cair em saco roto a meo continua a mentir diz internet ilimitada mas, em letras pequenas fala da utilização responsavel e lá vem os 15 gigas
 

motoqueiro

GF Ouro
Entrou
Nov 20, 2006
Mensagens
844
Gostos Recebidos
0
As nossas leis são um queijo suiço. Vão encontrar um buraco para dar a volta.
 

Dr. Boda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2013
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
E acho bem, por que motivo hão de publicitar um serviço como "ilimitado" se, ao ler as letras pequenas do contrato, está sujeito a uma "política de uso responsável", outro famigerado termo? É o que acontece com as chamadas para a rede fixa "ilimitadas" dos pacotes MEO, na prática são limitadas ao uso responsável. O dep. jurídico lá troca o termo "ilimitado" por outro e siga a rusga... A ANACOM é cão que ladra mas não morde.

Gostava era que a Anacom explicasse por que motivo as operadoras de telecomunicações, por exemplo, imputam ao cliente final o pagamento da taxa municipal de ocupação do subsolo que nos aparece nas facturas, valor esse que depois retêm e não entregam na totalidade às autarquias. Roubam 2 vezes. Mais um encargo para os consumidores, claro. Quem se lixa é sempre o mexilhão!
 

mpadao23

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2014
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Mas no meu serviço meo nunca fui alertado por passar os 15gb e olhem que passo bem isso...
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Mas no meu serviço meo nunca fui alertado por passar os 15gb e olhem que passo bem isso...

as nets por cabo/fibra/adsl os limites não são 15GB, normalmente rondam os 500GB/mês
com o q vejo por comentarios de pessoal q ultrapassa estes consumos mensais a net fica consideralvelmente lenta, normalmente a 128Kbps até terminar o mês, quem está habituado a velocidades acima de 10Mbps passar para 128Kbps deve ser mm desesperante!!!!

os 15GB/mês é em net 3G/4G
 

arkanoid_69

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 14, 2007
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Uma vez eu tinha uma PEN da TMN em que pagava 15€ mes, e tinha Internet ilimitada, e tráfego ilimitado também..
Velocidades de 7mb, uma coisa louca... no inicio..
Pois quando atingia os 100gb de download (não estou certo neste valor, mas anda por aqui, ou menos) limitavam-me a velocidade para uns 256kbps
no inicio, estranhei estas velocidades, e liguei para o apoio ao cliente, onde me foi dada a informação que estas velocidades se deviam a uma tempestade solar (WTF), mas lá fui acreditando... dia 1 do outro mês, aí volta de novo a velocidade dos 7mb.... :Espi27: Lá vou eu fazer mais uns downloads, e ver uns filmes online...
Sol de pouca dura.... nem 1 dia durou até eu voltar a ter os míseros 256kbps...
Liguei de novo para o apoio ao cliente, onde me fazem testes e mais testes e dizem que está tudo normal com a ligação, para tentar numa outra PEN... Por acaso até tinha mais que uma outra PEN em casa, porque se não teria que comprar uma ou pedir emprestado..
Troco de pen, e sempre a mesma velocidade...
O operador não me consegue resolver o problema e pede desculpa por não conseguir...
Mais um mes inteiro a 256kbps... TÉÉÉEÉÉÉÉDIO.....
Até que me coloco a pesquisar na net, com muita paciência claro, pois os sites de agora para abrir, com uma ligação a 256kbps não fica fácil... E oiço fala numa tal PUR... de que se tratava a tal PUR? a PUR (Política de Utilização Responsável) era uma "política" implementada pelas operadoras, que limitavam as velocidades a quem atingi-se X valor de tráfego...
Não cortavam Internet, não pagávamos tráfego adicional, mas era reduzida a velocidade....
Então voltei a ligar para lá, e fiz-me de novo "desentendido", fazendo de conta que não conhecia a existência da PUR...
O técnico lá começou com os testes, para fazer isto ou aquilo...eu só dizia que sim, e que não estava a dar... na verdade nem estava a tentar pois já sabia do que se tratava... até que a um ponto eu falei para o operador para acabarmos de rodeios e irmos diretos ao assunto que não valia a pena estar com rodeios pois eu já sabia da existência da PUR...
Ele disse que não conhecia, e que a área dele era apenas técnica e não logística, e passou-me a chamada para o pessoal da logística..
A Operadora atendeu e lá fui falando, onde ela me disse que a Internet é ILIMITADA, mas quando atinge X Mb de download que a velocidade é reduzida para 256kbps... Pedi calma, à operadora, e pedi para ela se relembrar o que tinha aprendido em Matemática e Português... não era preciso lembrar dos anos Académicos que ela certamente teve(ou não) mas para se lembrar só do primeiro ciclo, quando tinha começado a aprender... Que de certo aprendeu o mesmo que eu: que ILIMITADO é uma coisa INFINITA, uma coisa SEM RESTRIÇÕES... Ela colou-se durante uns bons segundos, e acabou por me dar razão... Depois lá me foi oferecendo vantagens no serviço, como pagar apenas 7,5€ durante não sei quanto tempo, e ter pontos tmn associados a um numero de telemóvel, entre outras coisa...
Neguei qualquer oferta, e cancelei contrato com eles por me sentir enganado por eles!
 

chipinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Efectivamente só posso concordar com esta decisão. É risível a publicitação do "ilimitado" quando existe de facto uma limitação. Para mim nunca foi problema pois a minha vida não é passar 24 horas por dia ao telefone, nem fazer downloads até mais não. Mas devemos chamar os bois pelos nomes, e publicidade enganosa... não, obrigado.
 

sereninho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2013
Mensagens
169
Gostos Recebidos
0
Vais ver que fazem como os políticos trocam lhe o nome e mais do mesmo, pois ética não é o forte deles mas sim os números
 

tvblind

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Por isso acabam na realidade por ter um pacote de milhares de minutos na esperança que o cliente não o esgote, de acordo com o consumo médio geral de utilizadores particulares.
 

Kryzalid09

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Eu acho que essas empresas de internet deviam pagar valentes multas pois estão a induzir os consumidores a erro.
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas

bem essa informação (Política de Utilização Responsável) esta em todas operadoras se passar das 15 gb reduzem velocidade .

isto varia de operadora no meu caso gastei 300 gb mês, nunca m foi reduzida velocidade

net fica vodafone = router

todo 100% ate momento

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Topo