• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ferro com Caldeira Bosh B25L

PB73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a a todos

Antes de mais uma palavra de apreço aos utilizadores do Forum que disponibilizam algum do seu tempo em favor de outros , bem como aos mentores e moderadores do Forum que se disponibilizam para manter esta comunidade activa.

A minha questão prende-se com o ferro que tenho em casa não estar a funcionar nas devidas condições
A partir de uma certa altura deixa de produzir vapor e após desmontar a caixa da caldeira , verifico que tal se deve ao facto de a bomba de água "desengodar"
No inicio funciona bem , faz vapor , mas quando é necessário fazer mais vapor , vejo que a bomba já não puxa a água
"Desengoda" porque vejo bolhas de ar no tubo de água de aspiração do reservatório
Desmontei a bomba e parece-me que está em condições

Desconfio que há um retorno da água quente da própria caldeira , que passa pela bomba num sentido inverso e até enche o reservatório e parece-me que por isto , a bomba fica desengodada
Sabem se a própria bomba deveria ser não-retorno ?

Na Bosh custa perto de 50€ , mas como não tenho a certeza , prefiro não arriscar

Agradeço desde já todas as respostas.

Abraço
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa tarde a a todos

Antes de mais uma palavra de apreço aos utilizadores do Forum que disponibilizam algum do seu tempo em favor de outros , bem como aos mentores e moderadores do Forum que se disponibilizam para manter esta comunidade activa.

A minha questão prende-se com o ferro que tenho em casa não estar a funcionar nas devidas condições
A partir de uma certa altura deixa de produzir vapor e após desmontar a caixa da caldeira , verifico que tal se deve ao facto de a bomba de água "desengodar"
No inicio funciona bem , faz vapor , mas quando é necessário fazer mais vapor , vejo que a bomba já não puxa a água
"Desengoda" porque vejo bolhas de ar no tubo de água de aspiração do reservatório
Desmontei a bomba e parece-me que está em condições

Desconfio que há um retorno da água quente da própria caldeira , que passa pela bomba num sentido inverso e até enche o reservatório e parece-me que por isto , a bomba fica desengodada
Sabem se a própria bomba deveria ser não-retorno ?

Na Bosh custa perto de 50€ , mas como não tenho a certeza , prefiro não arriscar

Agradeço desde já todas as respostas.

Abraço


Boas

A caldeira de vapor pode atingir uma pressão na ordem dos 2,6 Bar.

A bomba de agua tem sistema anti-retorno (esfera com mola, ou outro), que aguenta essa pressão.

Pelo que descreve, a caldeira ao ganhar pressão faz retorno pela bomba agua, logo está com fuga.

Se a bomba dá para desmontar, verificar a tal válvula (impurezas, calcário, oxidação, etc).

Cps
 

PB73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boas

A caldeira de vapor pode atingir uma pressão na ordem dos 2,6 Bar.

A bomba de agua tem sistema anti-retorno (esfera com mola, ou outro), que aguenta essa pressão.

Pelo que descreve, a caldeira ao ganhar pressão faz retorno pela bomba agua, logo está com fuga.

Se a bomba dá para desmontar, verificar a tal válvula (impurezas, calcário, oxidação, etc).

Cps


Boa tarde
Agradeço a resposta

Sim , também me parece que a Bomba tem esse sistema de não retorno
Esse sistema serve também para que a bomba não desengode

Tem uma especie de esfera (mais parece um cabeçote ) mas em plástico preto
Como vou guardando "lixo" , vou ver se encontro uma esfera com aquele diametro e fazer a experiencia antes de avançar para a reparação

Cumprimentos
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa tarde
Agradeço a resposta

Sim , também me parece que a Bomba tem esse sistema de não retorno
Esse sistema serve também para que a bomba não desengode

Tem uma especie de esfera (mais parece um cabeçote ) mas em plástico preto
Como vou guardando "lixo" , vou ver se encontro uma esfera com aquele diametro e fazer a experiencia antes de avançar para a reparação

Cumprimentos


Boas

Exacto, e também para manter a pressão na caldeira, que nalguns modelos pode chegar aos 5 Bar.

A esfera (ou cabeçote) deve resistir a temperatura elevada tipo 150 graus ou mais, se for atingida a pressão 5 bar, (120 graus se atingir cerca ~2 Bar).

Boa reparação.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

por acaso conheçem este gerador de vapor bem, ou nem por isso.

bom fim de semana
 

PB73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boas

por acaso conheçem este gerador de vapor bem, ou nem por isso.

bom fim de semana

Boa tarde

Tive que o abrir agora porque tive este problema
Como tenho formação em manutenção Industrial , consigo perceber um pouco o funcionamento mas mais na parte "mecanica"
Quando são problemas eléctricos , tenho mais dificuldade :)

Cmts
 
Topo