• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

pc só liga com f1

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
boas amigos
o meu pc só liga com a tecla f1
alguém me dá uma dica de como resolver este problema
Obrigado

 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Se desligares da corrente altera a hora?
Se sim troca a pilha da bios.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boas amigos
o meu pc só liga com a tecla f1
alguém me dá uma dica de como resolver este problema
Obrigado



Boas

Talvez tentar uma actualização da Bios da mainboard.

Verificar o marca e modelo da mesma, e pesquisar na Marca e/ou Internet se existe actualização.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
CPU Fan error?
E CPU loading error?
Pode ser a ventoínha com pó ou massa térmica no CPU em falta ou seca.
Também podes retirar da board todos os periféricos (gráfica, desliga também leitores, etc) fica só com o teclado rato e disco e tenta arrancar assim para confirmar se não será algum periférico.
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
CPU Fan error?
E CPU loading error?
Pode ser a ventoínha com pó ou massa térmica no CPU em falta ou seca.
Também podes retirar da board todos os periféricos (gráfica, desliga também leitores, etc) fica só com o teclado rato e disco e tenta arrancar assim para confirmar se não será algum periférico.

amigo o pc foi limpo há 2 dias
mas já dei com o rato fui aqui e pus em Disabled




obrigado à mesma
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Ainda bem que foi só isso.
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Geralmente esse erro acontece de devido à.Versão da bios nao suportar o cpu em causa. Nestes casos atualiza se a bios.
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
boas amigos
alguém me ajuda como sei qual são as drivers da bios para a minha placa mãe?
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
boas amigos
alguém me ajuda como sei qual são as drivers da bios para a minha placa mãe?

Eu geralmente vou sempre ao site do fabricante tem sempre essa informação dentro do produto.. procura por área de suporte
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boas amigos
alguém me ajuda como sei qual são as drivers da bios para a minha placa mãe?

Boas

Deve saber a marca e modelo da mainboard para fazer actualização

Uma delas abrir o PC, e verificar a mainboard. Em geral deve ter escrito a marca e modelo.


Se está a usar o XP ou Vista:

Localize as informações da BIOS usando o Windows XP ou Windows Vista. Selecione a opção "Todos os Programas" do menu iniciar e clique em "Acessórios". Localize a opção de ferramentas do sistema e selecione "Informação do Sistema" do menu suspenso. Localize a versão/data da BIOS na coluna de itens. As informações da BIOS estarão listadas na coluna adjacente rotulada "Valor".


Se está a usar Win7:

Método MSinfo32: Veja qual é a versão da BIOS no Windows 7 usando o comando "msinfo32". Selecione "Executar" do menu iniciar, digite "msinfo32" no campo em branco e clique em "OK." Localize a versão/data da BIOS na coluna de itens. A informação da BIOS será listada na coluna adjacente rotulada "Valor".


Depois, pesquisar a pagina do fabricante, Drives, Bios, verificar se existe versão mais recente.

Boa pesquisa
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Boas

Deve saber a marca e modelo da mainboard para fazer actualização

Uma delas abrir o PC, e verificar a mainboard. Em geral deve ter escrito a marca e modelo.


Se está a usar o XP ou Vista:

Localize as informações da BIOS usando o Windows XP ou Windows Vista. Selecione a opção "Todos os Programas" do menu iniciar e clique em "Acessórios". Localize a opção de ferramentas do sistema e selecione "Informação do Sistema" do menu suspenso. Localize a versão/data da BIOS na coluna de itens. As informações da BIOS estarão listadas na coluna adjacente rotulada "Valor".


Se está a usar Win7:

Método MSinfo32: Veja qual é a versão da BIOS no Windows 7 usando o comando "msinfo32". Selecione "Executar" do menu iniciar, digite "msinfo32" no campo em branco e clique em "OK." Localize a versão/data da BIOS na coluna de itens. A informação da BIOS será listada na coluna adjacente rotulada "Valor".


Depois, pesquisar a pagina do fabricante, Drives, Bios, verificar se existe versão mais recente.

Boa pesquisa

ASUS P5VD2-MX SE

 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
só consegui encontrar do mesmo ano mas de 17-10-2007

 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
só consegui encontrar do mesmo ano mas de 17-10-2007



Boas

Nesse caso já está com a ultima versão BIOS 0701, P5VD2-MX SE, que data 31.08.2008

Pode tentar instalar a versão 0602, e depois repor a 0701, mas dá um bocado de trabalho por ter que ser por sistema Dos (downgrade).

No caso de Upgrade (Exemplo:Versão Bios 0602 para 0701), a Asus tem um utilitário que trabalha em ambiente Windows Afudos BIOS update tool V2.26.

h**p://www.asus.com/Motherboards/P5VD2MX_SE/HelpDesk_Download/

Já me aconteceu, três casos a Mainboard ficar com comportamento estranho. No meu caso resolvi o problema com um reset das definições de utilizador Bios.

Para fazer o Reset tem um Jumper na mainboard, em geral próximo da Pilha CR2032, (retirar o mesmo e ligar entre o contacto livre e o contacto central, espere 2 a 3 segundos, e depois repor o mesmo na posição inicial).

Nota: Antes de fazer Reset, será útil apontar as definições da Bios, para repor os parâmetros de forma idêntica.

Bons ajustes
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Boas

Nesse caso já está com a ultima versão BIOS 0701, P5VD2-MX SE, que data 31.08.2008

Pode tentar instalar a versão 0602, e depois repor a 0701, mas dá um bocado de trabalho por ter que ser por sistema Dos (downgrade).

No caso de Upgrade (Exemplo:Versão Bios 0602 para 0701), a Asus tem um utilitário que trabalha em ambiente Windows Afudos BIOS update tool V2.26.

h**p://www.asus.com/Motherboards/P5VD2MX_SE/HelpDesk_Download/

Já me aconteceu, três casos a Mainboard ficar com comportamento estranho. No meu caso resolvi o problema com um reset das definições de utilizador Bios.

Para fazer o Reset tem um Jumper na mainboard, em geral próximo da Pilha CR2032, (retirar o mesmo e ligar entre o contacto livre e o contacto central, espere 2 a 3 segundos, e depois repor o mesmo na posição inicial).

Nota: Antes de fazer Reset, será útil apontar as definições da Bios, para repor os parâmetros de forma idêntica.

Bons ajustes

boas amigo
a versão que tinha antes era a 0602 de 08-05-2007
e eu instalei 0701 que diz que é de 31.08.2008 mas não é
é de 17-10-2007 e não encontro mais recente

abraço
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boas amigo
a versão que tinha antes era a 0602 de 08-05-2007
e eu instalei 0701 que diz que é de 31.08.2008 mas não é
é de 17-10-2007 e não encontro mais recente

abraço

Boas

Quando tinha a versão Bios 0602, também ocorria a anomalia?
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Boas

Quando tinha a versão Bios 0602, também ocorria a anomalia?
boas
sim ocorria como ainda corre
este pc tinha um CPU de 2.000 e eu metei um de 2.600
agora não sei ao certo quando tinha o de 2.000 se também ocorria esta anomalia.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
boas
sim ocorria como ainda corre
este pc tinha um CPU de 2.000 e eu metei um de 2.600
agora não sei ao certo quando tinha o de 2.000 se também ocorria esta anomalia.

Boas de novo

Eventualmente a Bios, mesmo a mais actual, pode não ser compatível com esse processador.

Ainda assim eu tentava um Clear Cmos (PC desligado da corrente, e trocar o jumper de posição, 5 a 10 segundos "recomendação Asus").

Clear Cmos.jpg
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Boas de novo

Eventualmente a Bios, mesmo a mais actual, pode não ser compatível com esse processador.

Ainda assim eu tentava um Clear Cmos (PC desligado da corrente, e trocar o jumper de posição, 5 a 10 segundos "recomendação Asus").

Ver anexo 131515

fiz isso mesmo à pouco e dá o mesmo
alen desse tb tem outro problema quando desligo o sistema operativo mas o CPU e as Ventoinhas nunca chegam a desligar
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
fiz isso mesmo à pouco e dá o mesmo
alen desse tb tem outro problema quando desligo o sistema operativo mas o CPU e as Ventoinhas nunca chegam a desligar


Bom, esgotadas mais algumas ideias, a derradeira tentativa que eu faria, era retirar o processador, spray de contactos no socket do mesmo, e voltar a remontar.
 
Topo