• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TV Sem Som e Imagem pisca

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez venho pedir uma ajuda pra uma situaçao estranha que me aconteceu numa TV Watson CRT.

Como agora estou c um pouco de tempo decidi pegar numa tv que tinha encostada pra tentar ver o que se passa.

Os problemas da TV em questao sao:

- TV não dá qualquer som nem em AV, scart ou antena
- Imagem pisca muitas vezes como se fosse falhar e fica com umas tonalidades borratadas depois de algum tempo a trocar de canal etc fica imagem a dar bem e nitida.
- Tv demora un 10 ou 15 segundos ate o ecra apresentar alguma coisa isto quando está um tempo desligada

Abri a tv refiz soldas, verifiquei condensadores eletrolicos e aparentemente parecem-me bem. Verifiquei o transformador de linhas e não tem fugas a tv não faz ruidos quando está ligada.

Agora aconteceu-me o mais insolito. Andei a tirar umas fotos para pedir aqui ajuda no forum e quando terminei sem querer tropecei no fio da tv, a ficha ficou atravessada na tomada e a tv desligou-se. Tirei da tomada e vi q um pino da ficha que liga á tomada tinha entortado, endireitei e pensei bem vou ligar a ver se não danifiquei mais do que ja estava.
Qual não é o meu espanto quando ligo e dá som!! Não só som como a imagem nitida...

O que poderá ser isto? Como aconteceu isto? O problema sei que pode voltar e gostaria de resolver porque ja deu pra perceber que n é nada de muito grave porque ela por vezes dá...

Ficam as fotos.

Tvwat.png
tvwatso.jpg
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Mais uma vez venho pedir uma ajuda pra uma situaçao estranha que me aconteceu numa TV Watson CRT.

Como agora estou c um pouco de tempo decidi pegar numa tv que tinha encostada pra tentar ver o que se passa.

Os problemas da TV em questao sao:

- TV não dá qualquer som nem em AV, scart ou antena
- Imagem pisca muitas vezes como se fosse falhar e fica com umas tonalidades borratadas depois de algum tempo a trocar de canal etc fica imagem a dar bem e nitida.
- Tv demora un 10 ou 15 segundos ate o ecra apresentar alguma coisa isto quando está um tempo desligada

Abri a tv refiz soldas, verifiquei condensadores eletrolicos e aparentemente parecem-me bem. Verifiquei o transformador de linhas e não tem fugas a tv não faz ruidos quando está ligada.

Agora aconteceu-me o mais insolito. Andei a tirar umas fotos para pedir aqui ajuda no forum e quando terminei sem querer tropecei no fio da tv, a ficha ficou atravessada na tomada e a tv desligou-se. Tirei da tomada e vi q um pino da ficha que liga á tomada tinha entortado, endireitei e pensei bem vou ligar a ver se não danifiquei mais do que ja estava.
Qual não é o meu espanto quando ligo e dá som!! Não só som como a imagem nitida...

O que poderá ser isto? Como aconteceu isto? O problema sei que pode voltar e gostaria de resolver porque ja deu pra perceber que n é nada de muito grave porque ela por vezes dá...

Ficam as fotos.

Ver anexo 131557
Ver anexo 131558


Boas

Por vezes levar muito tempo a dar imagem, pode ser mau contacto no socket do cinescopio (falha de corrente para filamento).

Por vezes uma limpeza dos contactos cinescópio (lixa fina) e nos terminais e no socket, e fica o problema resolvido.

Os maus contactos também pode provocar anomalia de cores e ou brilho.

Por vezes soldas frias ou recosidas provocam anomalias de contactos, assim com oxido em conectores.

Um abanão do chassis, e dá para ver alterações diversas.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Vou então fazer uma limpeza nos contactos e depois dou notícias.

Mais uma vez obrigado!
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boa tarde

tambem pode ser no circuito de focajem esperimentar a rodar o potençiometro devagar e ver o que aconteçe, como dis o companheiro mrsat pode ser o suporte do cinescopio c, verdete, tirar a tampa e limpar bem ou substituir.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega eu faria o seguinte..tecnicamente..via primeiro a fonte de alimentaçao depois via O B+ tensao e riple... depois ia a placa e resoldava circuito de FI em especial o IC.... ia soldar tambem o IC de Cor... via IC do Vertical soldaduras... depois tirava a placa do CRT e ia fazer a recuperaçao do CRT..pois ele esta esgotado e tem carvao nos filamentos...

depois via o estado do suporte do CRT... verdete.. ia optar por por um novo..

depois ligava o tv e de certo que ele vai ter boa imagem ...

remocon
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Olá a todos!

Desde já agradeço as vossas ajudas porque resultou a imagem melhorou. :espi28:
Coloquei uma socket nova no cinescopio antes limpei bem os contactos com uma lixa fina. Troquei alguns condensadores eletroliticos e refiz algumas soldas. A imagem está boa agora. Não fica com aquele borratado está nitida e não falha porem ficou a aparecer uns riscos horizontais constantemente de tonalidade roxa na imagem...
O que poderá ser? Retifiquei as soldas e estao boas.
Em relaçao ao som voltou a dar mas depois de um tempo a funcionar o som desapareceu de repente. Desliguei a tv na tomada voltei ligar e já dava som mas depois de algum tempo desaparece outra vez...

Alguma ideia do que mais poderei fazer?

Ficam umas fotos das tais linhas roxas.

Watson.jpg

watson001.jpg


Obrigado! :espi28:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega pelo que esta a informar...o colega não tem muita pratica de electronica...e isto não pode ser abordado de maneira simples...é elementar saber o que se esta a fazer...por exemplo... tem som mas ao fim de algum tempo não tem...?

deve ver em primeiro lugar se tem o IC de som bem alimentado..se a tensao esta correta... se o IC aquece muito.... se tem alterna na alimentaçao...

segundo caso o da imagem... linhas na imagem... tem que ver se a tensao de screen esta correta... ponha o contraste e brilho e cor a meio.... depois vai ao potenciometro de screen rode tudo para o lado esquerdo ate desaparecer a imagem...depois rode para o lado direito ate aparecer a imagem e que tenho boa imagem....sem aparecer as linhas de retorno...e pronto tem a screen ajustada...

remocon
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega quanto a imagem pelo que esta a mostrar...tem problemas ou no IC Vertical... condensadores com problemas...tensao de alimentaçao do IC incorreta... ou problemas no IC de FI....

remocon
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
por exemplo... tem som mas ao fim de algum tempo não tem...?

Sim a tv está a funcionar e de repente deixa de emitir som fica muda.

Quanto á imagem vi que ao mexer na placa oscilava mais propriamente no tuner quando mexo no cabo da antena.

Medi os pinos do tuner e no segundo pino VT a imagem desaparece fica c chuviscos quando escosto a ponta do multimetro. Refiz soldas mas contua a fazer o mesmo e marca 12v.
No pino IF permanece a zero assim como o pino anterior q no esquema diz ser o IF2/GND sai a zero. AGC 20v. AS zero. SDA e SCL altera de zero a 37v quando mudo de canal.

O problema estará no tuner?

Obrigado.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega quando liga multimetro no pino VT vai alterar a a sintunia e tem problemas na imagem.... isso é normal...agora o colega deve abrir o tuner...vai ver a soldaduras do tuner....deve ter soldaduras com problemas..eu retoco solduras secas...depois aplico flux em todo o tuner e com ar quente dou calor ate secar o flux... aplico a blindagem e ligo o tuner...se fica bom ok ..se não resulta aplico novo tuner.

remocon
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
colega quando liga multimetro no pino VT vai alterar a a sintunia e tem problemas na imagem.... isso é normal...agora o colega deve abrir o tuner...vai ver a soldaduras do tuner....deve ter soldaduras com problemas..eu retoco solduras secas...depois aplico flux em todo o tuner e com ar quente dou calor ate secar o flux... aplico a blindagem e ligo o tuner...se fica bom ok ..se não resulta aplico novo tuner.

remocon

amigo tem a caixa das PM cheia se puder esvazie, pois preciso lhe enviar uma PM para me reparar uma tv.

abraço.
 
Topo