• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

9 meses de prisão para ex-candidata da Frente Nacional

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3454690.jpg


Anne-Sophie Leclère em setembro de 2013, perto de Reims, França

Uma ex-candidata do partido de extrema direita francesa Frente Nacional, às eleições municipais de março, Anne-Sophie Leclère, foi condenada na terça-feira a nove meses de prisão e a cinco anos de inelegibilidade por ter comparado a ministra da Justiça, de origem guianense, Christiane Taubira, a um macaco.
O tribunal de Cayenne (sede da Guiana francesa), encarregado de julgar o caso depois de receber uma queixa de um movimento guianense, condenou ainda Anne-Sophie Leclère a uma multa de 50 mil euros e a Frente Nacional, partido liderado por Marine Le Pen, a uma multa de 30 mil euros.



Num comunicado transmitido à AFP, a Frente Nacional evoca "condenações revoltantes" e expõe a intenção de apresentar recurso. "Esta deve ser uma das condenações pronunciadas mais importantes em muito tempo acerca do direito da liberdade de expressão", denuncia a Frente Nacional em comunicado.
Leclère foi questionada pela estação televisiva France 2, em outubro de 2013, acerca de uma fotomontagem que surgiu na sua página de Facebook onde se via, num dos lados, um macaco e, no outro, a ministra da Justiça, com as respetivas legendas: "há 18 meses" e "agora". A ex-candidata da Frente Nacional, uma comerciante de 33 anos, assumiu a fotomontagem, assegurando que esta "não tinha nada que ver" com racismo. "Essa fotografia é humorística. A imagem foi publicada na minha página de Facebook e apaguei-a alguns dias depois, eu não fui a autora.", defendia-se Leclère.
"É totalmente desproporcionado. Fiquei muito chocada com este julgamento", reagiu hoje a ex-candidata às eleições municipais, na mesma altura em que fez saber que apresentará recurso.
Anne-Sophie Leclère foi expulsa da Frente Nacional a 3 de dezembro. No ano passado, vários ataques racistas atingiram a ministra da Justiça, Christiane Taubira, ícone de esquerda, criticada pela direita e pelos meios mais conservadores, particularmente por ter defendido o casamento entre pessoas do mesmo sexo em França.




dn
 
Topo