• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dar vida a um prato de 1 metro

glassbox

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
Boas, como diz o titulo quero dar vida uma parabólica de 1m de diâmetro.

WP_000537.jpgWP_000538.jpgWP_000539.jpgWP_000540.jpgWP_000541.jpg

1ª penso que ja teve 2 lnb´s, mas neste momento tem 1 e acho que não está em funcionamento. Lnb que aconselham ?

2º Quando toquei na parabólica experimentei move-la e ainda se mexe um bocadinho terá mal? tenho de fazer algo? acham que pode estar fora do sinal do hispasat?

3º do lnb sai um cabo coaxial que vai até a uma entrada ao fundo do telhado, vai até a sala onde tem uma ficha de satélite( chegou a estar ligada a um receptor com flores)

4º tambem existe uma caixa preta a trás da parabólica - de onde saem dois cabos coaxiais que ficam ao dependuro no braço do prato( onde tem o lnb) isto era so apra informação do que já la este ...

no Geral gostava da vossa apreciação e opinião.

Obrigado
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
O lnb é muito antigo 0.7 db de ruido ( NF noise figure )
Os lnb's agora teem 0.1 de ruido mais ou menos .
A antena mexe ? Fixa-a melhor . O DISHPOINTER é um programa que te ajuda a alinhar a antena
com a ajuda dum SATFINDER
 

glassbox

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
O lnb é muito antigo 0.7 db de ruido ( NF noise figure )
Os lnb's agora teem 0.1 de ruido mais ou menos .
A antena mexe ? Fixa-a melhor . O DISHPOINTER é um programa que te ajuda a alinhar a antena
com a ajuda dum SATFINDER

Pois já andei a ver isso, mas nao sei qual ei de comprar mesmo...:S

ora bem, a antena não mexe para a esq/dir mas sim treme....
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
""Pois já andei a ver isso, mas nao sei qual ei de comprar mesmo...:S
ora bem, a antena não mexe para a esq/dir mas sim treme.... "

LNB'S não há muita escolha .
Para banda C que pouco se usa em Portugal
Para banda KU que é o comum aqui no nosso país.
De foco primário que é para aquelas antenas que teem o lnb ao meio
e lnb ofset que é o que toda a gente usa ( quasi)
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas, como diz o titulo quero dar vida uma parabólica de 1m de diâmetro.

Ver anexo 131715Ver anexo 131716Ver anexo 131717Ver anexo 131718Ver anexo 131719

1ª penso que ja teve 2 lnb´s, mas neste momento tem 1 e acho que não está em funcionamento. Lnb que aconselham ?

2º Quando toquei na parabólica experimentei move-la e ainda se mexe um bocadinho terá mal? tenho de fazer algo? acham que pode estar fora do sinal do hispasat?

3º do lnb sai um cabo coaxial que vai até a uma entrada ao fundo do telhado, vai até a sala onde tem uma ficha de satélite( chegou a estar ligada a um receptor com flores)

4º tambem existe uma caixa preta a trás da parabólica - de onde saem dois cabos coaxiais que ficam ao dependuro no braço do prato( onde tem o lnb) isto era so apra informação do que já la este ...

no Geral gostava da vossa apreciação e opinião.

Obrigado


Boas

Por ordem inversa,

A caixa que tem atrás da antena deverá ser um comutador diseqc 2 Vias, previsto para quando a antena tinha 2 LNB's instalados. Na mesma deve ter uma ligação livre, onde iria ligar o cabo que vai para o telhado,.... e receptor.

Se a antena estiver bem fixa não deve oscilar. Verificar de onde surgem as folgas e corrigir quando a mesma estiver alinhada correctamente.

Como antena é tipo Offset pode adquirir um LNB universal comum para esse tipo.

Por exemplo:

Inverto IDLB-SINL40-ULTRA-OPP Black Ultra Single LNB a preço na ordem dos 14 euros, ou Invacom
Encontra modelos a preços mais baixos, menos performantes

Não justifica tentar aproveitar o antigo (modelo obsoleto e/ou com fraca captação).

Eventualmente o cabo da baixada pode estar em más condições (talvez substituir por um modelo mais actual com baixa perda)
Exemplo: cabo Coaxial N48HV2 Teka a preço médio.

Boas afinações
 

glassbox

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
Boas

Por ordem inversa,

A caixa que tem atrás da antena deverá ser um comutador diseqc 2 Vias, previsto para quando a antena tinha 2 LNB's instalados. Na mesma deve ter uma ligação livre, onde iria ligar o cabo que vai para o telhado,.... e receptor.

Se a antena estiver bem fixa não deve oscilar. Verificar de onde surgem as folgas e corrigir quando a mesma estiver alinhada correctamente.

Como antena é tipo Offset pode adquirir um LNB universal comum para esse tipo.

Por exemplo:

Inverto IDLB-SINL40-ULTRA-OPP Black Ultra Single LNB a preço na ordem dos 14 euros, ou Invacom
Encontra modelos a preços mais baixos, menos performantes

Não justifica tentar aproveitar o antigo (modelo obsoleto e/ou com fraca captação).

Eventualmente o cabo da baixada pode estar em más condições (talvez substituir por um modelo mais actual com baixa perda)
Exemplo: cabo Coaxial N48HV2 Teka a preço médio.

Boas afinações


Obrigado pelo ajuda a todo o pessoal, vou ao telhado novamente ver onde estará o motivo para a oscilação. Compro também esse lnb que me disseste( alguma loja aconselhada? )

Será que precisarei de corrigir a direcção da antena? ela sempre esteve no mesmo sitio...

em relação ao cabo acho que será mais dificil :s pois passa pela casa e por caixas, não me queria por muito por ai.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pelo ajuda a todo o pessoal, vou ao telhado novamente ver onde estará o motivo para a oscilação. Compro também esse lnb que me disseste( alguma loja aconselhada? )

Será que precisarei de corrigir a direcção da antena? ela sempre esteve no mesmo sitio...

em relação ao cabo acho que será mais dificil :s pois passa pela casa e por caixas, não me queria por muito por ai.


Boas

Se puser a descrição completa do LNB na pesquisa do Google, surge na mesma uma empresa Portuguesa que vende "Maxx-Xx".
Mas penso que existem varias casas que podem ter esse modelo ou algo semelhante.

A direcção da antena pode ter de ser corrigida em função do satélite que pretende captar.
Se a mesma já estava apontada para o satélite pretendido, pode precisar de eventual reajuste derivado das folgas fixação, oxidação tirantes, desvio por acção do vento, etc.

Para ter uma ideia se o cabo perde muito sinal, é testar um receptor junto da antena (verificar barra de sinal no menu, em alguns canais de referencia), e depois comparar com o sinal que obtém com o mesmo ligado na ficha dentro de casa.
 

Xika

Gforum Veterana
Entrou
Set 8, 2008
Mensagens
2,078
Gostos Recebidos
3
Obrigado pelo ajuda a todo o pessoal, vou ao telhado novamente ver onde estará o motivo para a oscilação. Compro também esse lnb que me disseste( alguma loja aconselhada? )

Será que precisarei de corrigir a direcção da antena? ela sempre esteve no mesmo sitio...

em relação ao cabo acho que será mais dificil :s pois passa pela casa e por caixas, não me queria por muito por ai.
Em 1"lugar,aconselho meter um lnb novo visto que esse ja é do tempo dos afonsinhos e com meia duzia de €uros ja compras um lnb novo HD com 0,1 ou 0,2 de ruido (DAXIS por exemplo).
Em 2"lugar,dependendo do tipo de box que estás a usar,deves ter em conta o diseqc que ,se usas box marca dreambox, nao funcionarà corretamente com diseqc 2.0 e o aconselhado é 1.0,1.1 ou 1.2. E em 3" lugar,acho que os cabos a passar em varias tomadas tambem nao é nada aconselhavel devendo tambem ter em conta a qualidade do cabo e o estado em que se encontra porque com o passar do tempo tem tendencia a oxidar e até a apodrecer.
 

glassbox

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
Em 1"lugar,aconselho meter um lnb novo visto que esse ja é do tempo dos afonsinhos e com meia duzia de €uros ja compras um lnb novo HD com 0,1 ou 0,2 de ruido (DAXIS por exemplo).
Em 2"lugar,dependendo do tipo de box que estás a usar,deves ter em conta o diseqc que ,se usas box marca dreambox, nao funcionarà corretamente com diseqc 2.0 e o aconselhado é 1.0,1.1 ou 1.2. E em 3" lugar,acho que os cabos a passar em varias tomadas tambem nao é nada aconselhavel devendo tambem ter em conta a qualidade do cabo e o estado em que se encontra porque com o passar do tempo tem tendencia a oxidar e até a apodrecer.

Obrigado pela ajuda, o deco penso que será Amiko 8240 ( frapids /produto/receptor-satelite-hd-amiko-8240/ ) os diseqc tem haver com o nr de lnbs certo?

Já agora, será trás alguma coisa em termos de canais se colocar mais um sat? tipo astra ou hotbird?
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
Acho que sim porque no Hispasat está quasi tudo codificado
Mais uma parab'lica com 2 lnb's : um para o Hotebirde e outro para o astra 19 graus
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Com um prato de 1m, para satélites como por exemplo o Astra 19.2º ou o Hispasat, para que é preciso comprar um LNB 0.1dB? Este LNB Grundig 0.7dB, a que vocês chamam de obsoleto, se estiver a funcionar, põe qualquer "chinoquice" de marca a um canto. Já se for para o Hotbird não é bem assim, mas como tudo indica que a antena vai ficar virada para o Hispasat...

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pelo ajuda a todo o pessoal, vou ao telhado novamente ver onde estará o motivo para a oscilação. Compro também esse lnb que me disseste( alguma loja aconselhada? )

Será que precisarei de corrigir a direcção da antena? ela sempre esteve no mesmo sitio...

em relação ao cabo acho que será mais dificil :s pois passa pela casa e por caixas, não me queria por muito por ai.


Boas

Em relação ao cabo, normalmente a zona mais degradada é a que fica exposta ao sol e chuva.

Se pensar instalar mais de um LNB, então uma boa opção seria cortar a zona de cabo exposta, e passar o diseqc para o interior do telhado, e desse ponto interior passar cabos novos até aos LNB's.

Deve rever toda a instalação, para minimizar as perdas.

Outra forma de minimizar o efeito de atenuação Sinal do cabo antigo/ligações, ou falha em dias de chuva, é escolher um LNB com elevado nível de saída/ganho tipo 60 dB ou mais, que é o caso do Inverto IDLB-SINL40-ULTRA-OPP Black Ultra.

A antena não deve ficar a oscilar, senão em dias de vento e chuva lá se vai o sinal.

Boa montagem

Boas afinações
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em relação ao cabo, normalmente a zona mais degradada é a que fica exposta ao sol e chuva.
Excepto se o cabo for preto mas infelizmente, tanto para quem vende como para quem compra, um cabo qualquer serve.


Se pensar instalar mais de um LNB, então uma boa opção seria cortar a zona de cabo exposta, e passar o diseqc para o interior do telhado, e desse ponto interior passar cabos novos até aos LNB's.
É, depois passava a ter dois cabos a estragar-se na rua em vez de um. Os comutadores (os bons) foram feitos para estar expostos aos elementos e o mais perto possível dos LNB's, para evitar as perdas de sinal com comprimentos de cabo desnecessários.

DX2
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já agora, será trás alguma coisa em termos de canais se colocar mais um sat? tipo astra ou hotbird?
Com esse prato, ou captas só o Hispasat ou podes captar os Astra/Hotbird, apontando a antena noutra direcção. Com a antena fixa numa posição não podes captar os três satélites ao mesmo tempo. Tens que decidir primeiro que satélite(s) queres captar antes de começar a mexer no que quer que seja, visto pareceres não estar muito à vontade com estes assuntos.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Excepto se o cabo for preto mas infelizmente, tanto para quem vende como para quem compra, um cabo qualquer serve.



É, depois passava a ter dois cabos a estragar-se na rua em vez de um. Os comutadores (os bons) foram feitos para estar expostos aos elementos e o mais perto possível dos LNB's, para evitar as perdas de sinal com comprimentos de cabo desnecessários.

DX2


Não me lembro de ter pedido a sua opinião!

Se possível, não volte a comentar nenhum dos meus post!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Era o que faltava! Ainda estamos num país com liberdade de expressão. Quando vejo que estão a dar maus conselhos ou ajudas à toa, ah podes crer que dou a minha opinião!

DX2
 

COOL_MAN

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
354
Gostos Recebidos
0
Não me lembro de ter pedido a sua opinião!

Se possível, não volte a comentar nenhum dos meus post!

lol
Para participar é preciso pedir opinião especifica de alguém? :naodigas:
há cada um :crazynew3:


O DX2 tem razão para evitar perdas de sinal é aconselhado a colocar o comutador junto há antena de preferência com cabo preto, digo isto por experiência própria, mas isso já sabias não é?

So mais uma coisa isto é um forum onde partilhamos as experiências e saberes se não sabes acatar uma opinião deves estar no sitio errado então.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Era o que faltava! Ainda estamos num país com liberdade de expressão. Quando vejo que estão a dar maus conselhos ou ajudas à toa, ah podes crer que dou a minha opinião!

DX2

Volto a repetir

Não pedi a sua opinião

Não volte a comentar nenhum dos meus post.

As duas frases estão escritas em Português simples. Penso que não será preciso fazer um desenho, para as entender!!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Volto a repetir

Não pedi a sua opinião

Não volte a comentar nenhum dos meus post.

As duas frases estão escritas em Português simples. Penso que não será preciso fazer um desenho, para as entender!!
Eu entender, entendi, mas isso não quer dizer que vá deixar de comentar ou dar a minha opinião sobre o que quer que ache que mereça ser comentado ou opinado só porque tu o exiges.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Penso que o Português é difícil de entender....

........... e a caravana passa.
 
Topo