• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda -Sistema de atraves antena tv ter parabolica

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Pessoal,

Eu tenho um sistema em casa antigo que era com uma parabólica rotativa ver os canais free as astra e hotbird.

Em que a box esta ligada a um dispositivo branco que pelo vejo se liga a antena norma da tv e da parabolica, e depois so com uma box consigo ver nas outras tv´s que estão ligadas a antena da tv o que esta a dar na box...

Agora o que se passa é que de repente só consigo ver na tv onde esta a box.. Nas outras so pela antena da tv nao está a funcionar, passado tantos anos..

O que poderá ter acontecido? E o que poderei fazer?

Obrigado
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Já vistes as ligações dos cabos se está algum solto ou frouxo? Mesmo os que entram na caixa branca?
Será bom explicar melhor o que deixas-te de ver e há-de haver alguém que ajude. Não me parece ser grande problema
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Pois é amigo...

Não percebo bem disso.. Como se chama este sistema?

É que realmente os cabos estão todos bem postos..

Então por exemplo eu tenho uma tv que carregava no canal 5 da tv e automaticamente esse canal 5 da tv era os canais vindos da parabólica..

Agora está como se estivesse sem sinal..

O que tenho apenas ligado na tv é um cabo de tv a tomada da antena de TV..



Já vistes as ligações dos cabos se está algum solto ou frouxo? Mesmo os que entram na caixa branca?
Será bom explicar melhor o que deixas-te de ver e há-de haver alguém que ajude. Não me parece ser grande problema
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Então por exemplo eu tenho uma tv que carregava no canal 5 da tv e automaticamente esse canal 5 da tv era os canais vindos da parabólica..

Agora está como se estivesse sem sinal..

O que tenho apenas ligado na tv é um cabo de tv a tomada da antena de TV..
???

Bom isto começa a ser areia de mais prá nossa camioneta
É preciso saber o sinal é TDT e uma box ou mais sinal satélite?
A da box não tem sinal. E a as outras tv’s ?
Deves começar por partes .Será que a box pifou ? É o que parece
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Deixa cá ver se consigo explicar.. :)

Então é assim: tenho 3 televisões.... e uma box hdmi apenas...

Já testei a box e funciona bem... ( e testei com uma 2a box tambem funciona bem )...

Mas quando digo funcionar bem digo na tv ao qual está directamente ligada... ou seja, ligada ao cabo da parabólica e ligada ao tal dispositivo branco que faz com que o cabo da Televisão normal tenha o sinal da parabólica...

Eu tenho uma antena de tv no telhado das antigas.. Mas como estou numa boa zona tdt tb dá para ver tdt com uma box tdt...

O meu problema então é o que descrevi... Nas outras tv´s que estão ligadas directamente as tomas da antena de TV agora não dá o sinal vindo da parabólica.. :(

Um abraço, e obrigado..
espero ter sido mais explícito...



???

Bom isto começa a ser areia de mais prá nossa camioneta
É preciso saber o sinal é TDT e uma box ou mais sinal satélite?
A da box não tem sinal. E a as outras tv’s ?
Deves começar por partes .Será que a box pifou ? É o que parece
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu também pouco consegui perceber e o teu Português também não ajuda nada. Que tal umas fotos das "caixas"? Uma imagem vale sempre mais que mil palavras...

DX2
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Eia o Português está assim a um nível tão precário? :p

Eu penso que isso acontece por não saber muito bem o sistema que tenho montado em casa...

Basicamente é como tentei explicar amigo.

Tenho uma box ligada ao cabo da parabólica e a um dispositivo, que faz com que o sinal vindo da parabólica, esteja disponível nas tomadas da Antena de TV analógica.

E o meu problema é, que de repente, esse sinal não está a funcionar nas tomadas da TV, porque sem mexer em nada (à mais de 20 anos), as televisões directamente ligadas à tomada da Antena de tv não mostram imagem nem som, do que está a ser transmitido.

Apenas é mostrado como se tivesse tudo dessintonizado.

Penso que agora fui perceptível na minha descrição do meu problema e deste sistema que tenho em casa. Sistemas deste tipo têm um nome, ao qual eu não me recordo.
Vou tirar umas fotos ainda hoje....

Obrigado


Eu também pouco consegui perceber e o teu Português também não ajuda nada. Que tal umas fotos das "caixas"? Uma imagem vale sempre mais que mil palavras...

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Deixa cá ver se consigo explicar.. :)

Então é assim: tenho 3 televisões.... e uma box hdmi apenas...

Já testei a box e funciona bem... ( e testei com uma 2a box tambem funciona bem )...

Mas quando digo funcionar bem digo na tv ao qual está directamente ligada... ou seja, ligada ao cabo da parabólica e ligada ao tal dispositivo branco que faz com que o cabo da Televisão normal tenha o sinal da parabólica...

Eu tenho uma antena de tv no telhado das antigas.. Mas como estou numa boa zona tdt tb dá para ver tdt com uma box tdt...

O meu problema então é o que descrevi... Nas outras tv´s que estão ligadas directamente as tomas da antena de TV agora não dá o sinal vindo da parabólica.. :(

Um abraço, e obrigado..
espero ter sido mais explícito...


Boas

Para ter sinal nas outras TV's (ligadas por cabo coaxial "RF" ), do canal que está na Box, tem de ter um modulador de sinal video para RF (radio frequência).

Alguns modelos de box, tem esse sistema interno.

Quando a box não tem esse sistema, é possível instalar um modulador exterior (talvez a sua caixa/dispositivo branco).

Para esse dispositivo funcionar bem tem de ter o seguinte:

1- O dispositivo (Caixa branca) tem de ter alimentador de corrente (tipo um transformador ou ficha AC). Verificar se a corrente chega ao mesmo, e se no mesmo acende alguma luz ou led, etc.

2- O sinal video emitido pela Box, tem de entrar no dispositivo branco, tipo ficha Scart (21 pinos), ou por fichas RCA (amarelo, branco, vermelho). Verificar essas ligações quer na box quer no dispositivo.

Nota: Alguns modelos de box, quando se ajusta as definições de imagem para 720 ou 1080i/p, a ficha Scart/RCA deixa de funcionar. Nesses modelos de Box deve ajustar a resolução para 576i, se pretender ter sinal em ambas as saídas HDMI/Scart

3- Do modulador, sai um cabo coaxial que leva sinal RF. O mesmo vai misturar com o sinal TDT (antena normal), e desse ponto distribui o sinal para todos os televisores. Verificar essas ligações.

4- Existem moduladores que podem emitir na Banda VHF ou UHF. Se no item 1, 2 e 3 está tudo correcto experimentar num dos outros televisores fazer sintonia manual, para ver que capta imagem da box numa outra frequência.
Nota: O modulador deve estar ajustado numa frequência diferente, da que tiver a receber em TDT.

Se verificou todos os pontos de 1 a 4, e ainda assim não obtém sinal, então o mais certo é ter o modulador avariado, ou eventual entrada amplificador onde sinal é misturado.

Bons ajustes
 

jobedir

GF Prata
Entrou
Set 27, 2011
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Qual a box?
Tem modulador ou usas um modulador RF externo?
Já experimentas-te fazer busca nas TVs para ver se voltas a sintonizar o canal RF
Dessas respostas dependem os palpites/sugestões que eu possa dar
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Obrigado meus amigos...

Vou testar a seguir...

Com esta explicação já me dá umas luzes por onde começar... :)

A box que tenho sempre funcionou com isto.. É uma mirage só com os canais livres a dar...

O equipamento que tenho mesmo é:
1) 1 box mirage
2) 1 parabólica rotativa
3) 1 aparelho cinzento com uns números, em que se alterar esses números a parabólica roda.
3.1) Este aparelho tem dois cabos coaxial ligados:
--> 1 cabo que vai directamente a box, e outro que vai a tal caixinha Branca.
--> E tem uns cabos fininhos (4 pontas) parecidos com os usados nas colunas das aparelhagens antigas

4) 1 caixinha branca:
--> esta caixinha tem ligado, como referi anteriormente, o cabo coaxial que vem do aparelho cinzento e tem também ligado dois cabos RCA (vermelho e amarelo)
--> dessa caixinha sai mais dois cabos (um coaxial e outro que deve ser o da corrente)

Acho que assim a malta entendida no assunto já deve saber, melhor o que eu, o sistema que tenho... :)








Boas

Para ter sinal nas outras TV's (ligadas por cabo coaxial "RF" ), do canal que está na Box, tem de ter um modulador de sinal video para RF (radio frequência).

Alguns modelos de box, tem esse sistema interno.

Quando a box não tem esse sistema, é possível instalar um modulador exterior (talvez a sua caixa/dispositivo branco).

Para esse dispositivo funcionar bem tem de ter o seguinte:

1- O dispositivo (Caixa branca) tem de ter alimentador de corrente (tipo um transformador ou ficha AC). Verificar se a corrente chega ao mesmo, e se no mesmo acende alguma luz ou led, etc.

2- O sinal video emitido pela Box, tem de entrar no dispositivo branco, tipo ficha Scart (21 pinos), ou por fichas RCA (amarelo, branco, vermelho). Verificar essas ligações quer na box quer no dispositivo.

Nota: Alguns modelos de box, quando se ajusta as definições de imagem para 720 ou 1080i/p, a ficha Scart/RCA deixa de funcionar. Nesses modelos de Box deve ajustar a resolução para 576i, se pretender ter sinal em ambas as saídas HDMI/Scart

3- Do modulador, sai um cabo coaxial que leva sinal RF. O mesmo vai misturar com o sinal TDT (antena normal), e desse ponto distribui o sinal para todos os televisores. Verificar essas ligações.

4- Existem moduladores que podem emitir na Banda VHF ou UHF. Se no item 1, 2 e 3 está tudo correcto experimentar num dos outros televisores fazer sintonia manual, para ver que capta imagem da box numa outra frequência.
Nota: O modulador deve estar ajustado numa frequência diferente, da que tiver a receber em TDT.

Se verificou todos os pontos de 1 a 4, e ainda assim não obtém sinal, então o mais certo é ter o modulador avariado, ou eventual entrada amplificador onde sinal é misturado.

Bons ajustes
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado meus amigos...

Vou testar a seguir...

Com esta explicação já me dá umas luzes por onde começar... :)

A box que tenho sempre funcionou com isto.. É uma mirage só com os canais livres a dar...

O equipamento que tenho mesmo é:
1) 1 box mirage
2) 1 parabólica rotativa
3) 1 aparelho cinzento com uns números, em que se alterar esses números a parabólica roda.
3.1) Este aparelho tem dois cabos coaxial ligados:
--> 1 cabo que vai directamente a box, e outro que vai a tal caixinha Branca.
--> E tem uns cabos fininhos (4 pontas) parecidos com os usados nas colunas das aparelhagens antigas

4) 1 caixinha branca:
--> esta caixinha tem ligado, como referi anteriormente, o cabo coaxial que vem do aparelho cinzento e tem também ligado dois cabos RCA (vermelho e amarelo)
--> dessa caixinha sai mais dois cabos (um coaxial e outro que deve ser o da corrente)

Acho que assim a malta entendida no assunto já deve saber, melhor o que eu, o sistema que tenho... :)

Muito bem

Então na Box satelite Mirage tem:

1- Um cabo de corrente que liga à tomada 230 Volt AC.

2- Um cabo coaxial que trás o sinal captado pelo LNB.

3- Alem destes dois cabos, tem mais algum ligado na Box Mirage?

Se sim qual, e de que tipo?
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Então na Box satelite Mirage tem:

1- Um cabo de corrente que liga à tomada 230 Volt AC.
Correcto :)

2- Um cabo coaxial que trás o sinal captado pelo LNB.
Correcto :) que está ligado ao tal dispositivo cinzento

3- Alem destes dois cabos, tem mais algum ligado na Box Mirage?

Se sim qual, e de que tipo?
Sim tenho uns cabos RCA com duas pontas para ligar a TV directamente ligada e para ligar a caixinha branca
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Então na Box satelite Mirage tem:

1- Um cabo de corrente que liga à tomada 230 Volt AC.
Correcto :)

2- Um cabo coaxial que trás o sinal captado pelo LNB.
Correcto :) que está ligado ao tal dispositivo cinzento

3- Alem destes dois cabos, tem mais algum ligado na Box Mirage?

Se sim qual, e de que tipo?
Sim tenho uns cabos RCA com duas pontas para ligar a TV directamente ligada e para ligar a caixinha branca


Muito bem

Os tais cabos RCA que saem da Box Mirage e vão ligar à TV directamente, mas ao mesmo tempo esses cabos também vão ligar à caixinha branca?

Os cabos RCA na box algum liga num conector amarelo, que diga algo como: Video Out, ou CVBS Out?

Aos poucos dá para perceber o sistema.

Pode tirar umas fotos, e publicar para entender melhor o que tem instalado?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O equipamento que tenho mesmo é:
1) 1 box mirage
2) 1 parabólica rotativa
3) 1 aparelho cinzento com uns números, em que se alterar esses números a parabólica roda.
3.1) Este aparelho tem dois cabos coaxial ligados:
--> 1 cabo que vai directamente a box, e outro que vai a tal caixinha Branca.
--> E tem uns cabos fininhos (4 pontas) parecidos com os usados nas colunas das aparelhagens antigas

4) 1 caixinha branca:
--> esta caixinha tem ligado, como referi anteriormente, o cabo coaxial que vem do aparelho cinzento e tem também ligado dois cabos RCA (vermelho e amarelo)
--> dessa caixinha sai mais dois cabos (um coaxial e outro que deve ser o da corrente)

Acho que assim a malta entendida no assunto já deve saber, melhor o que eu, o sistema que tenho... :)
Ok, assim já dá para "ver" melhor a coisa:

3 - Esse aparelho é um interface DiSEqC 1.2, que é o que faz o motor abrir ou fechar consoante os comandos do Mirage.
3.1 - O cabo coaxial que vem do LNB tem que passar pelo interface para que este receba os comados DiSEqC enviados pelo receptor.
--> Esses cabos são as interligações do sinal do LNB.
--> Esses fios são os que levam a corrente para fazer rodar o motor.
4:
-->Pela descrição, essa caixa branca é um modulador, daqueles que permite a ligação do sinal de satélite através dele (daí um cabo ir à caixa cinzenta, o interface), os cabos RCA são os cabos de áudio e vídeo que vêm do receptor, e está intercalado na instalação como um misturador satélite-terrestre para se poder trazer o sinal da parabólica e levar o sinal RF do modulador num só cabo, que eventualmente estará separado perto das antenas com outro misturador satélite-terrestre.
--> O cabo coaxial que entra (e não "que sai") é o que vem do LNB.

Portanto, se não tens sinal de retorno do modulador nas outras TV's e se foi assim de repente, pode ser devido a várias coisas:
1- O modulador estar avariado.
2- Alguém ter mudado acidentalmente o canal de saída do modulador. Como o jobedir sugeriu e bem, fazer uma busca numa das TV's, não vá ter sido este o problema.
3- Os cabos RCA não estarem bons ou estarem a fazer mau contacto.
4- Haver algum problema na ligação do sinal de retorno à amplificação (caso haja) ou à distribuição.

Vê se se verifica alguma destas situações para podermos começar a eliminar hipóteses.

DX2
 
Última edição:

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Vocês são grandes mesmo...

DX2 penso ser isso mesmo que descreveste em termos de equipamento.

Vou testar daqui a bocado todas as possibilidades para fazer um despiste e retirar algumas hipóteses, depois ponho umas fotos..

Do cabo RCA já testei no outro dia... Vamos lá ver com essas dicas se encontro uma solução.. Mas tenho a impressão que o modelador de foi...

Daqui a bocado dou vos o meu feedback dos meus testes... Desde já o meu obrigado a todos pela ajuda..

Até já..



Ok, assim já dá para "ver" melhor a coisa:

3 - Esse aparelho é um interface DiSEqC 1.2, que é o que faz o motor abrir ou fechar consoante os comandos do Mirage.
3.1 - O cabo coaxial que vem do LNB tem que passar pelo interface para que este receba os comados DiSEqC enviados pelo receptor.
--> Esses cabos são as interligações do sinal do LNB.
--> Esses fios são os que levam a corrente para fazer rodar o motor.
4:
-->Pela descrição, essa caixa branca é um modulador, daqueles que permite a ligação do sinal de satélite através dele (daí um cabo ir à caixa cinzenta, o interface), os cabos RCA são os cabos de áudio e vídeo que vêm do receptor, e está intercalado na instalação como um misturador satélite-terrestre para se poder trazer o sinal da parabólica e levar o sinal RF do modulador num só cabo, que eventualmente estará separado perto das antenas com outro misturador satélite-terrestre.
--> O cabo coaxial que entra (e não "sai") é o que vem do LNB.

Portanto, se não tens sinal de retorno do modulador nas outras TV's e se foi assim de repente, pode ser devido a várias coisas:
1- O modulador estar avariado.
2- Alguém ter mudado acidentalmente o canal de saída do modulador. Como o jobedir sugeriu e bem, fazer uma busca numa das TV's, não vá ter sido este o problema.
3- Os cabos RCA não estarem bons ou estarem a fazer mau contacto.
4- Haver algum problema na ligação do sinal de retorno à amplificação (caso haja) ou à distribuição.

Vê se se verifica alguma destas situações para podermos começar a eliminar hipóteses.

DX2
 

killerdoxy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2010
Mensagens
290
Gostos Recebidos
2
Bem após testes de trocar RCA de tentar sintonizar de novo as frequências analógicas com uma busca automática nas outras tvs, que estão ligadas apenas à antena de Tv normal, e nada,,,

O modelador tem o led aceso... Mas parece-me então ter se estragado..
Pois as tv´s aparece como se tivessem dessintonizadas como tinha referido

Fica aqui as fotos:
h__ps://dl.dropboxusercontent.com/u/15838886/Fotos.7z

Nota:
-->Numa foto o modelador não tem os RCA ligados, foi propositado para a foto
-->O aparelho com vários fios ligados cinzento é o tal interface DiSEqC 1.2
--> o aparelho pequeno vermelho é apenas um leitor de infravermelhos para o comando..

Muito obrigado

Ok, assim já dá para "ver" melhor a coisa:

3 - Esse aparelho é um interface DiSEqC 1.2, que é o que faz o motor abrir ou fechar consoante os comandos do Mirage.
3.1 - O cabo coaxial que vem do LNB tem que passar pelo interface para que este receba os comados DiSEqC enviados pelo receptor.
--> Esses cabos são as interligações do sinal do LNB.
--> Esses fios são os que levam a corrente para fazer rodar o motor.
4:
-->Pela descrição, essa caixa branca é um modulador, daqueles que permite a ligação do sinal de satélite através dele (daí um cabo ir à caixa cinzenta, o interface), os cabos RCA são os cabos de áudio e vídeo que vêm do receptor, e está intercalado na instalação como um misturador satélite-terrestre para se poder trazer o sinal da parabólica e levar o sinal RF do modulador num só cabo, que eventualmente estará separado perto das antenas com outro misturador satélite-terrestre.
--> O cabo coaxial que entra (e não "que sai") é o que vem do LNB.

Portanto, se não tens sinal de retorno do modulador nas outras TV's e se foi assim de repente, pode ser devido a várias coisas:
1- O modulador estar avariado.
2- Alguém ter mudado acidentalmente o canal de saída do modulador. Como o jobedir sugeriu e bem, fazer uma busca numa das TV's, não vá ter sido este o problema.
3- Os cabos RCA não estarem bons ou estarem a fazer mau contacto.
4- Haver algum problema na ligação do sinal de retorno à amplificação (caso haja) ou à distribuição.

Vê se se verifica alguma destas situações para podermos começar a eliminar hipóteses.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já vi as fotos e surgiram-me algumas dúvidas em relação ao modulador:

1- Ele só tem um cabo coaxial ligado como aparece nas fotos ou foste tu que desligaste o outro?
2- Preciso que tires uma foto do que está debaixo da tampa do modulador.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Não disseram mais nada meus amigos?

Boas

Se verificou todos os pontos de 1 a 4 (como já tinha dito anteriormente no dia 11), e ainda assim não obtém sinal, então o mais certo é ter o modulador avariado, ou eventual entrada amplificador onde sinal é misturado.

Por ultimo pode verificar o seguinte:

O cabo coaxial que sai da caixa Branca, deve ir dar a um ponto que mistura (misturador) com o cabo da Antena TDT. Depois desse ponto sai cabo que distribui o sinal para toda a casa.

Verificar se essas ligações estão correctas (cabo da caixa branca até misturador).

Bons ajustes
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Se verificou todos os pontos de 1 a 4 (como já tinha dito anteriormente no dia 11), e ainda assim não obtém sinal, então o mais certo é ter o modulador avariado, ou eventual entrada amplificador onde sinal é misturado.

Por ultimo pode verificar o seguinte:

O cabo coaxial que sai da caixa Branca, deve ir dar a um ponto que mistura (misturador) com o cabo da Antena TDT. Depois desse ponto sai cabo que distribui o sinal para toda a casa.

Verificar se essas ligações estão correctas (cabo da caixa branca até misturador).

Bons ajustes


O que postei agora é o reforço do ponto 3, do post do dia 11 à 12H43m.

Ainda uma dica, alguns cabos RCA (Made in China) vêm mal cravados de fábrica (já me aconteceu), e por vezes com um pequeno puxão, e deixam de fazer contacto!

Talvez testar com outro cabo RCA.

Boa pesquisa
 
Topo