• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Russos dizem ter encontrado vida fora da Estação Espacial

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Cientistas russos afirmam ter descoberto vestígios de vida marinha no exterior da Estação Espacial Internacional. Vladimir Solovey, funcionário responsável pelo segmento russo na Estação Espacial, disse à agência Itar-Tass que pequenos plânctones e organismos microscópicos foram descobertos no exterior da nave. A descoberta, entretanto noticiada pelo jornal britânico «The Independent», foi descrita por Solovey como «absolutamente única».

Apesar do entusiasmo dos cientistas russos, a NASA não confirma a descoberta. «Não temos nenhum relatório oficial dos nossos colegas russos de que encontraram plâncton marítimo», afirmou o porta-voz, Dan Huot. O mesmo porta-voz confirmou que os cosmonautas russos recolheram amostras a partir das janelas da Estação Espacial Internacional, mas esclareceu que só estavam à procura de «resíduos que podem acumular-se nos elementos visuais sensíveis». «Eu não sei de onde vem toda esta conversa sobre plâncton», acrescentou.

Embora o relatório citado pela Itar-Tass não esteja confirmado, é perfeitamente concebível a ideia de que há vida no ambiente inóspito do Espaço, de que é possível sobreviver a radiação cósmica, temperaturas congelantes e gravidade zero.

Um estudo realizado em janeiro de 2013 encontrou evidências de vida microbiana até 16 quilómetros acima da superfície do planeta, enquanto um invertebrado microscópico conhecido como «tardigrade» sobreviveu no vácuo do espaço durante 10 dias, suportando uma exposição à radiação 100 vezes superior à necessária para matar humanos.

Assim, embora seja possível que algum tipo de vida terrestre estivesse do lado de fora da Estação Espacial, não é de todo claro, caso o relatório seja confirmado, como é que chegou lá a cima. Embora o plâncton marítimo possa ter chegado ao Espaço por via de alguns módulos espaciais contaminados, Vladimir Solovey sugeriu que também pode ter vindo de «correntes de ar ascendentes, que se fixam na superfície da Estação Espacial».



550




tvi24
 

Everest89

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 26, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Fiquei interessado nesta noticia.. Logo irei retroceder na emissão para ver.
Thanks for the heads up.. :left:
 

RVanjo

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Ago 16, 2007
Mensagens
7,971
Gostos Recebidos
46
Fiquei interessado nesta noticia.. Logo irei retroceder na emissão para ver.
Thanks for the heads up.. :left:
Pesso que tenhas atenção ao lixo que andas a espalhar assim com "tanta urgencia" no fórum aqui ninguém anda a dormir, obrigado.
 
Topo