• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Instalação antiga de TV+SAT com 2 parabólicas desligadas, preciso de ajuda!

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Viva.

Convém sublinhar desde já que não percebo nada de parabólicas!

Tenho uma instalação de 2 parabólicas + 1 antena no telhado que foi feita há mais de 8 anos, onde tudo se combina num só cabo e depois é dividido por 7 tomadas de parede. Cada tomada de parede contém SAT + TV + Rádio (não uso a de rádio), e o sinal é separado pelas próprias tomadas. Com a entrada da TDT, um familiar pôs-se a mexer nas antenas e nos cabos e desligou-me os satélites, justificando que "algumas peças já estavam estragadas" e "o satélite estava a interferir com o sinal de TDT".

Quero agora ligar tudo novamente, mas não sei o que me falta. Vamos partir do princípio que apenas tenho os pratos das parabólicas, pois as cabeças (LNBs?) já não devem estar em condições ao fim de tantos anos.

Isto é a ligação actual e as peças que tenho:

Código:
 .==============.
 |           IN |------------ ANTENA
 |              |
 |        OUT 1 |---------------------------------------.
 |        OUT 2 |----------------.                      |
 '=============='                |                      |
  Amplificador?                  |                      |
MANATA 24V 6W 85mA               |                      |
                         TOMADA  |  TOMADA      TOMADA  |  TOMADA
                            |    |    |            |    |    |
Peças sem ligações:       .=============.        .=============.
      |     |             |OUT  IN   OUT|        |OUT  IN   OUT|
    .=========.           |             |        |             |
    |ANT   SAT|           |OUT       OUT|        |OUT       OUT|
 4x |         |           '============='        '============='
    |  IN/OUT |             |         |            |         |
    '========='           TOMADA    TOMADA         X       TOMADA
         |
                          4-Way Splitter         4-Way Splitter
   UNIVERS U0200         220310  5-1000Mhz    EDC 3-3530  5-2450Mhz

Portanto segundo percebi, o sinal de antena entra num amplificador, depois saem 2 cabos amplificados que são ligados a 2 splitters para dividir o sinal por 7 tomadas. Na antena tinha um amplificador de mastro Alcad AL-205 cuja caixa estava partida e metia água, não sei o que ligava a este amplificador, neste momento deve ter lá outro amplificador.

Na caixa onde tudo isto se encontra também tenho 4 cabos pretos que em princípio vêm das parabólicas, e tenho 4 combinadores (diplexers?) para juntar os sinais desses cabos ao da antena. Essa parte não deve ser difícil de ligar: na 1a peça ligo antena + cabo 1, ligo a saída à antena da 2a peça + cabo 2, ligo a saída à antena da 3a peça + cabo 3, ligo a saída à antena da 4a peça + cabo 4, ligo a saída ao amplificador MANATA no circuito acima. Correcto?

Só terei possibilidade de tirar uma foto às parabólicas no sábado, mas segundo me lembro saem 2 cabos de cada parabólica. Isso significa que cada parabólica tinha 2 LNBs? O que preciso comprar para voltar a pôr as parabólicas a funcionar? Penso que ligavam ao Astra e ao Hispasat mas de momento só estou interessado no Hispasat.

Agradeço desde já o tempo dispensado a ler este relatório ;)
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Viva.

Convém sublinhar desde já que não percebo nada de parabólicas!

Tenho uma instalação de 2 parabólicas + 1 antena no telhado que foi feita há mais de 8 anos, onde tudo se combina num só cabo e depois é dividido por 7 tomadas de parede. Cada tomada de parede contém SAT + TV + Rádio (não uso a de rádio), e o sinal é separado pelas próprias tomadas. Com a entrada da TDT, um familiar pôs-se a mexer nas antenas e nos cabos e desligou-me os satélites, justificando que "algumas peças já estavam estragadas" e "o satélite estava a interferir com o sinal de TDT".

Quero agora ligar tudo novamente, mas não sei o que me falta. Vamos partir do princípio que apenas tenho os pratos das parabólicas, pois as cabeças (LNBs?) já não devem estar em condições ao fim de tantos anos.

Isto é a ligação actual e as peças que tenho:

Código:
 .==============.
 |           IN |------------ ANTENA
 |              |
 |        OUT 1 |---------------------------------------.
 |        OUT 2 |----------------.                      |
 '=============='                |                      |
  Amplificador?                  |                      |
MANATA 24V 6W 85mA               |                      |
                         TOMADA  |  TOMADA      TOMADA  |  TOMADA
                            |    |    |            |    |    |
Peças sem ligações:       .=============.        .=============.
      |     |             |OUT  IN   OUT|        |OUT  IN   OUT|
    .=========.           |             |        |             |
    |ANT   SAT|           |OUT       OUT|        |OUT       OUT|
 4x |         |           '============='        '============='
    |  IN/OUT |             |         |            |         |
    '========='           TOMADA    TOMADA         X       TOMADA
         |
                          4-Way Splitter         4-Way Splitter
   UNIVERS U0200         220310  5-1000Mhz    EDC 3-3530  5-2450Mhz

Portanto segundo percebi, o sinal de antena entra num amplificador, depois saem 2 cabos amplificados que são ligados a 2 splitters para dividir o sinal por 7 tomadas. Na antena tinha um amplificador de mastro Alcad AL-205 cuja caixa estava partida e metia água, não sei o que ligava a este amplificador, neste momento deve ter lá outro amplificador.

Na caixa onde tudo isto se encontra também tenho 4 cabos pretos que em princípio vêm das parabólicas, e tenho 4 combinadores (diplexers?) para juntar os sinais desses cabos ao da antena. Essa parte não deve ser difícil de ligar: na 1a peça ligo antena + cabo 1, ligo a saída à antena da 2a peça + cabo 2, ligo a saída à antena da 3a peça + cabo 3, ligo a saída à antena da 4a peça + cabo 4, ligo a saída ao amplificador MANATA no circuito acima. Correcto?

Só terei possibilidade de tirar uma foto às parabólicas no sábado, mas segundo me lembro saem 2 cabos de cada parabólica. Isso significa que cada parabólica tinha 2 LNBs? O que preciso comprar para voltar a pôr as parabólicas a funcionar? Penso que ligavam ao Astra e ao Hispasat mas de momento só estou interessado no Hispasat.

Agradeço desde já o tempo dispensado a ler este relatório ;)


Boas


Para o sistema em questão e se pretenda dar uso às duas parabólicas, e tem 7 tomadas TV + Satélite + Radio, então pode optar por um multiswitch 9X8 e dois LNB quattro (1 para cada parabólica).

Nesta versão, tem entrada para dois LNB (Quattro) + antena normal, e dá saída para 8 tomadas.

Existem versões com mais ou menos entradas e saídas.

Em qualquer uma das 7 tomadas, pode ligar um receptor satélite, com controlo autónomo, assim como TV (tdt) ou radio.

MS9_8EIP-8.png

Depois existem soluções, mais limitadas/acessíveis, se pretender ter satélite de forma individual ou isolada.

É tudo uma questão de prioridades/números.

Cps
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Viva.

Convém sublinhar desde já que não percebo nada de parabólicas!

Tenho uma instalação de 2 parabólicas + 1 antena no telhado que foi feita há mais de 8 anos, onde tudo se combina num só cabo e depois é dividido por 7 tomadas de parede. Cada tomada de parede contém SAT + TV + Rádio (não uso a de rádio), e o sinal é separado pelas próprias tomadas. Com a entrada da TDT, um familiar pôs-se a mexer nas antenas e nos cabos e desligou-me os satélites, justificando que "algumas peças já estavam estragadas" e "o satélite estava a interferir com o sinal de TDT".

Quero agora ligar tudo novamente, mas não sei o que me falta. Vamos partir do princípio que apenas tenho os pratos das parabólicas, pois as cabeças (LNBs?) já não devem estar em condições ao fim de tantos anos.

Isto é a ligação actual e as peças que tenho:

Código:
 .==============.
 |           IN |------------ ANTENA
 |              |
 |        OUT 1 |---------------------------------------.
 |        OUT 2 |----------------.                      |
 '=============='                |                      |
  Amplificador?                  |                      |
MANATA 24V 6W 85mA               |                      |
                         TOMADA  |  TOMADA      TOMADA  |  TOMADA
                            |    |    |            |    |    |
Peças sem ligações:       .=============.        .=============.
      |     |             |OUT  IN   OUT|        |OUT  IN   OUT|
    .=========.           |             |        |             |
    |ANT   SAT|           |OUT       OUT|        |OUT       OUT|
 4x |         |           '============='        '============='
    |  IN/OUT |             |         |            |         |
    '========='           TOMADA    TOMADA         X       TOMADA
         |
                          4-Way Splitter         4-Way Splitter
   UNIVERS U0200         220310  5-1000Mhz    EDC 3-3530  5-2450Mhz

Portanto segundo percebi, o sinal de antena entra num amplificador, depois saem 2 cabos amplificados que são ligados a 2 splitters para dividir o sinal por 7 tomadas. Na antena tinha um amplificador de mastro Alcad AL-205 cuja caixa estava partida e metia água, não sei o que ligava a este amplificador, neste momento deve ter lá outro amplificador.

Na caixa onde tudo isto se encontra também tenho 4 cabos pretos que em princípio vêm das parabólicas, e tenho 4 combinadores (diplexers?) para juntar os sinais desses cabos ao da antena. Essa parte não deve ser difícil de ligar: na 1a peça ligo antena + cabo 1, ligo a saída à antena da 2a peça + cabo 2, ligo a saída à antena da 3a peça + cabo 3, ligo a saída à antena da 4a peça + cabo 4, ligo a saída ao amplificador MANATA no circuito acima. Correcto?

Só terei possibilidade de tirar uma foto às parabólicas no sábado, mas segundo me lembro saem 2 cabos de cada parabólica. Isso significa que cada parabólica tinha 2 LNBs? O que preciso comprar para voltar a pôr as parabólicas a funcionar? Penso que ligavam ao Astra e ao Hispasat mas de momento só estou interessado no Hispasat.

Agradeço desde já o tempo dispensado a ler este relatório ;)


Boas

Para uma montagem mais económica, podia optar por um esquema do género.

Neste caso não devem estar dois receptores Sat ligados em simultâneo (para não haver conflito dos sinais 22Khz, DC, ou diseqc.)


IMAG1948b.jpg

O comutador diseqc do esquema, serve para escolher satélite que pretende captar.

Os Lnb's que tem podem servir ou não (se forem Universais, oscilador local estável, e estiverem em bom estado), no entanto encontra actualmente no mercado versões económicas tipo 7,5 a 15 euros.

Penso que o amplificador que tem (Manata), não é compatível com o sinal FI (Frequência Intermediaria proveniente dos LNB's).
Se for o caso, então pode optar por um Televes, como está no esquema.

Se pretender aproveitar os dois splitter 4X1 que tem, à saída do amplificador instalaria um Splitter repartidor de 2 vias.
Para evitar perdas de sinal, + cabos/fichas etc, será melhor optar por um de 1 entrada, 8 saídas.

As tomadas da instalação devem ser todas SAT-TV e/ou FM.

Boas escolhas
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O equipamento Manata que lá está não é nenhum amplificador, é só uma fonte de alimentação.


Na caixa onde tudo isto se encontra também tenho 4 cabos pretos que em princípio vêm das parabólicas, e tenho 4 combinadores (diplexers?) para juntar os sinais desses cabos ao da antena. Essa parte não deve ser difícil de ligar: na 1a peça ligo antena + cabo 1, ligo a saída à antena da 2a peça + cabo 2, ligo a saída à antena da 3a peça + cabo 3, ligo a saída à antena da 4a peça + cabo 4, ligo a saída ao amplificador MANATA no circuito acima. Correcto?
Isso assim é um bocado confuso de perceber para te poder dizer se está correcto ou não. Quando fores tirar as fotos às parabólicas tira também a esse equipamento de distribuição todo para ser mais fácil de te explicar como deves fazer as ligações.

DX2
 

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos pela ajuda prestada. Vou ver se tiro fotos às parabólicas, à instalação (se é que se pode chamar instalação àquela salgalhada de fios) e ao material no fim de semana a fim de ver o que está em falta, e depois actualizo o 1º post. Esqueci-me de mencionar que a instalação original permitia ligar um receptor de satélite a cada tomada e ver canais diferentes em cada um, não sei isso faz qualquer diferença ou não. Comprei uma IZIBOX BASIC HD+ mas para já vai ter que ficar da prateleira até ter isto tudo a funcionar.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pela tua descrição não dava para ligar um receptor a cada tomada, só em quatro visto só teres quatro combinadores.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado a todos pela ajuda prestada. Vou ver se tiro fotos às parabólicas, à instalação (se é que se pode chamar instalação àquela salgalhada de fios) e ao material no fim de semana a fim de ver o que está em falta, e depois actualizo o 1º post. Esqueci-me de mencionar que a instalação original permitia ligar um receptor de satélite a cada tomada e ver canais diferentes em cada um, não sei isso faz qualquer diferença ou não. Comprei uma IZIBOX BASIC HD+ mas para já vai ter que ficar da prateleira até ter isto tudo a funcionar.


Boas

Se pretender ter mais de uma Box satélite a trabalhar ao mesmo tempo e ver canais de polaridades ou satélites diferentes em simultâneo, então o mais lógico será a instalação descrita no Post 2

No sistema mais económico (Post 3), se pretender ter mais de um receptor ligado em simultâneo, os mesmos têm de estar síncronos ou seja quer no sinal DC (14 ou 18V), quer na Banda (baixa ou alta), ou no comando diseqc do satélite que pretende receber.

Ou seja neste esquema económico, não pode por exemplo ter um receptor a ver canais horizontais e outro verticais, por se criar conflito das duas tensões enviadas para os LNB, uma de 14 Volt e outra de 18 Volt. Num mesmo cabo baixada, não pode ter duas tensões diferentes ao mesmo tempo!
Da mesma forma tentar ter um receptor na banda alta e outro na baixa (em simultâneo) também não dá, ou tentar por os dois em simultâneo um no satélite 1 e outro no satélite 2.

A Izibox, serve perfeitamente.

Boa pesquisa
 

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Infelizmente não tive possibilidade de tirar fotografias pois não tinha ninguém com uma câmara ou telemóvel de jeito por perto. De qualquer forma, isto é o que se encontra actualmente no telhado:
Código:
  .==================================.                    .==================================.
  | IBERSAT COMUTADOR DISEQC 4SAT    |                    | NEXIS DISEQC SWITCH 4x1          |
  | FREQ. 950-2400Mhz                |                    |                                  |
  | MODELO CD40                      |                    |                                  |
  |                                  |                    |                                  |
  | LNB1  LNB2  RECEPTOR  LNB3  LNB4 |                    | LNB4  LNB3  RECEPTOR  LNB1  LNB2 |
  '=================================='                    '=================================='
     |     |       |        |     |                          |     |       |        |     |
     |     /      (A)       /     X                          X     |      (A)       |     |
     |    /                /                                       |                |     |
     '---/----------------/------                                  |                |     |
        /                /       \                                 |                |     |
  .----/----------------/---------\--------------------------------+----------------|-----'
  |   /                /           \                               |                |
  |   |      .--------/-------------\------------------------------.                |
  |   |      |       /               \                                              |
  |   |      |    __/                |     .----------------------------------------'
  |   |      |   /               (A) | (A) |
  |   |      |   |                |  |  |  | 
TWIN LNB   TWIN LNB                QUAD LNB
    PARABOLICA 1                 PARABOLICA 2

HUMAX UNIVERSAL TWIN LNB    DIGITAL UNIVERSAL QUAD LNB

(A) Corresponde aos 4 cabos soltos na caixa onde se encontram os dois 4-way splitters e a fonte de alimentação de 24v.

A parabólica 1 tem 2 TWIN LNBs e a parabólica 2 tem 1 QUAD LNB. A instalação foi feita para suportar até 2 receptores satélite e 7 televisões. Agora só falta perceber como estavam estes cabos ligados, e provavelmente substituir os switches pois estavam expostos ao tempo...

Uma dúvida de leigo: com a ajuda do Google, percebi que os LNB universais recebem 4 bandas: Low Band – Horizontal Polarization, High Band – Horizontal Polarization, Low Band – Vertical Polarization e High Band – Vertical Polarization. Mas por mais que lesse, não entendi a diferença entre Dual LNB vs Twin LNB e Quad LNB vs Quattro LNB. Por mais que olhe para o esquema, não consigo perceber porque uma parabólica manda os 4 cabos para os switches enquanto que a outra manda só 2, e porque fico com 4 cabos para ligar.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Infelizmente não tive possibilidade de tirar fotografias pois não tinha ninguém com uma câmara ou telemóvel de jeito por perto. De qualquer forma, isto é o que se encontra actualmente no telhado:
Código:
  .==================================.                    .==================================.
  | IBERSAT COMUTADOR DISEQC 4SAT    |                    | NEXIS DISEQC SWITCH 4x1          |
  | FREQ. 950-2400Mhz                |                    |                                  |
  | MODELO CD40                      |                    |                                  |
  |                                  |                    |                                  |
  | LNB1  LNB2  RECEPTOR  LNB3  LNB4 |                    | LNB4  LNB3  RECEPTOR  LNB1  LNB2 |
  '=================================='                    '=================================='
     |     |       |        |     |                          |     |       |        |     |
     |     /      (A)       /     X                          X     |      (A)       |     |
     |    /                /                                       |                |     |
     '---/----------------/------                                  |                |     |
        /                /       \                                 |                |     |
  .----/----------------/---------\--------------------------------+----------------|-----'
  |   /                /           \                               |                |
  |   |      .--------/-------------\------------------------------.                |
  |   |      |       /               \                                              |
  |   |      |    __/                |     .----------------------------------------'
  |   |      |   /               (A) | (A) |
  |   |      |   |                |  |  |  | 
TWIN LNB   TWIN LNB                QUAD LNB
    PARABOLICA 1                 PARABOLICA 2

HUMAX UNIVERSAL TWIN LNB    DIGITAL UNIVERSAL QUAD LNB

(A) Corresponde aos 4 cabos soltos na caixa onde se encontram os dois 4-way splitters e a fonte de alimentação de 24v.

A parabólica 1 tem 2 TWIN LNBs e a parabólica 2 tem 1 QUAD LNB. A instalação foi feita para suportar até 2 receptores satélite e 7 televisões. Agora só falta perceber como estavam estes cabos ligados, e provavelmente substituir os switches pois estavam expostos ao tempo...

Uma dúvida de leigo: com a ajuda do Google, percebi que os LNB universais recebem 4 bandas: Low Band – Horizontal Polarization, High Band – Horizontal Polarization, Low Band – Vertical Polarization e High Band – Vertical Polarization. Mas por mais que lesse, não entendi a diferença entre Dual LNB vs Twin LNB e Quad LNB vs Quattro LNB. Por mais que olhe para o esquema, não consigo perceber porque uma parabólica manda os 4 cabos para os switches enquanto que a outra manda só 2, e porque fico com 4 cabos para ligar.

Boas

Então para perceber a lógica e a sua duvida dos LNB's

Um LNB Dual é aquele que permite captar por 2 satélite, exemplo Astra 19,2E e Hotbird 13E.

Um LNB Twin (2 saídas independentes) é aquele que permite ligar dois receptores (mesmo satélite).

Um LNB Quad (4 saídas independentes) que permite ligar quatro receptores (mesmo satélite).

Um LNB Quattro (4 saídas, duas para a banda baixa polaridade Horizontal e Vertical, e duas banda alta Horizontal e Vertical) preparado para o sistema multiswitch.


No caso do esquema apresentado, o LNB quad, está a funcionar como um Twin (logo desperdiça 2 cabos).

Cada Diseqc pode ser operado (individualmente) por um receptor, ou seja um total de 2 receptores.

Os cabos (A) que interessam para a baixada, são os que saem nos diseqc 4 SAT (Receptor A).

Esquecendo o resto da instalação baixada, penso que daqui já pode perceber que pela lógica tem 2 saídas diseqc, logo a cada uma pode ligar um receptor SAT.

Se achar que pode ligar mais receptores, penso que pode ler de novo o Post 7, para ver o tipo de incompatibilidade.

Voltando à ideia da baixada, penso que pela analise ao ter dois comutadores diseqc separados e autónomos, então da saída dos mesmos, teremos de ter dois cabos de baixada. Concorda?

Se os cabos são autónomos, e podemos ter 14V num deles e 18V no outro, penso que com a explicação do posto 7, dá para perceber que não se pode unir os dois num único só, correcto?

Os diseqc 4X1 assinalados são acessível, logo poderá pensar em substituir os mesmos.

Sobre o amplificador de sinal é só para TV? (Marca Modelo).

Se possível dê mais umas dicas, para encaminhar a remontagem do sistema.

Cps
 

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
mrsat muito obrigado pela resposta. Não estava a perceber o esquema e então era o LNB QUAD e os cabos a mais que estava a criar confusão. Será que a antena com 2 LNB TWIN está a captar 2 satélites? Não me lembro se eram 2 ou 3 no total mas isso agora não faz grande diferença.

Desconfio então que o sistema pode funcionar da seguinte maneira:

- ignoro os 2 cabos a mais do LNB QUAD, ficando com apenas 2 cabos dos diseqc 4x1 + 1 cabo antena;
- ligo ambos os cabos de antena que saem do alimentador e ambos os cabos SAT a 2 combinadores;
- ligo os 2 cabos que saem dos combinadores aos 2 4-way splitters.

Resultado: 7 televisões com TV, e depois posso ligar um receptor SAT a uma das 4 tomadas, e outro a uma dos outras 3 tomadas. Certo?
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Certo, mas tens que saber quais são as tomadas do circuito de 4 e quais são as do circuito de 3 para não ligares os dois receptores às tomadas do mesmo circuito, senão um dos receptores não funciona. Se for este o caso, é só uma questão de identificares o ramal de um dos receptores e trocá-lo com um ramal do outro splitter.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mrsat muito obrigado pela resposta. Não estava a perceber o esquema e então era o LNB QUAD e os cabos a mais que estava a criar confusão. Será que a antena com 2 LNB TWIN está a captar 2 satélites? Não me lembro se eram 2 ou 3 no total mas isso agora não faz grande diferença.

Desconfio então que o sistema pode funcionar da seguinte maneira:

- ignoro os 2 cabos a mais do LNB QUAD, ficando com apenas 2 cabos dos diseqc 4x1 + 1 cabo antena;
- ligo ambos os cabos de antena que saem do alimentador e ambos os cabos SAT a 2 combinadores;
- ligo os 2 cabos que saem dos combinadores aos 2 4-way splitters.

Resultado: 7 televisões com TV, e depois posso ligar um receptor SAT a uma das 4 tomadas, e outro a uma dos outras 3 tomadas. Certo?


Boas

Pois o LNB Quad não está bem aproveitado, mas no futuro quem sabe.

Sim a antena com os dois LNB Twin estaria a captar dois satélites, que suponho que seriam o Astra 19,2E e o Hotbird 13E (o mais comum na altura).

Sim pode usar dois combinadores/misturadores Sat-TV, e fazer a ligação como descreve (Em cada misturador entra 1 cabo de um diseqc e um cabo antena TDT (1 dos dois que sai do alimentador Manata), depois do OUT desse misturador vai ao Splitter 4 vias.

Tal como diz, depois basta ligar um receptor a uma das 4 tomadas que vem de um Splitter, e o outro receptor às tomadas do outro splitter.

Boa montagem.

Cps
 
Última edição:

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado mrsat e DX2!

Já marquei ontem os 7 cabos todos (liguei um receptor TDT a uma tomada de cada vez e fui desligando os cabos até ficar sem sinal), agora só falta marcar os 4 cabos que vêm das parabólicas e aproveitar apenas 2. Vou testar 1 a 1 para ver se com alguma sorte uma das parabólicas ainda funciona ;) Os comutadores já devem estar estragados devido à chuva, mas se o LNB QUAD ainda estiver bom devo conseguir obter sinal.

Quando o sistema estiver funcional eu coloco aqui o esquema de montagem, pode ser que sirva de ajuda a mais alguém numa situação semelhante.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Muito obrigado mrsat e DX2!

Já marquei ontem os 7 cabos todos (liguei um receptor TDT a uma tomada de cada vez e fui desligando os cabos até ficar sem sinal), agora só falta marcar os 4 cabos que vêm das parabólicas e aproveitar apenas 2. Vou testar 1 a 1 para ver se com alguma sorte uma das parabólicas ainda funciona ;) Os comutadores já devem estar estragados devido à chuva, mas se o LNB QUAD ainda estiver bom devo conseguir obter sinal.

Quando o sistema estiver funcional eu coloco aqui o esquema de montagem, pode ser que sirva de ajuda a mais alguém numa situação semelhante.

Boas

O ideal era ligar primeiro receptor/box directo ao LNB, e testar cada antena individualmente.

Assim passaria a ter noção se cada LNB dá saída (sinal satisfatório), se as antenas estão bem apontadas, ou precisam de ajustes incluindo Skew de LNB, ou mesmo re-apontar as mesmas para os satélites pretendidos.

Em geral quando faço este teste, crio um gráfico/grelha em papel, em que anoto o sinal atingido de 4 canais de cada satélite (2 Verticais/ 2 Horizontais / por vezes banda baixa e alta, ou 2 canais sinal forte e sinal fraco).

Esse será o sinal máximo que se pode obter (Box directo ao LNB), e irá servir para comparar com o sinal que é obtido com o receptor ligado a uma tomada (na zona final baixada).

Com este tipo de análise, e por comparação, é possível verificar se existe muita perda na instalação (cabos, fichas, diseqc, splitters, etc etc), e dessa forma despistar o que possa estar mal ligado/avariado.

Boa pesquisa e montagem
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Muito obrigado DX2!

Já marquei ontem os 7 cabos todos (liguei um receptor TDT a uma tomada de cada vez e fui desligando os cabos até ficar sem sinal), agora só falta marcar os 4 cabos que vêm das parabólicas e aproveitar apenas 2. Vou testar 1 a 1 para ver se com alguma sorte uma das parabólicas ainda funciona ;) Os comutadores já devem estar estragados devido à chuva, mas se o LNB QUAD ainda estiver bom devo conseguir obter sinal.
Sim senhor, para quem afirmava que nada percebia disto, até que te estás a portar muito bem! :Espi06:

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Muito obrigado mrsat!

Já marquei ontem os 7 cabos todos (liguei um receptor TDT a uma tomada de cada vez e fui desligando os cabos até ficar sem sinal), agora só falta marcar os 4 cabos que vêm das parabólicas e aproveitar apenas 2. Vou testar 1 a 1 para ver se com alguma sorte uma das parabólicas ainda funciona ;) Os comutadores já devem estar estragados devido à chuva, mas se o LNB QUAD ainda estiver bom devo conseguir obter sinal.

Quando o sistema estiver funcional eu coloco aqui o esquema de montagem, pode ser que sirva de ajuda a mais alguém numa situação semelhante.

Boas

E então, já conseguiu resultados com o sistema. Antenas a funcionar? Ou algum Lnb ou diseqc com avaria?

Cps
 

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Viva.

O LNB quad está a funcionar bem, liguei um dos cabos à tomada onde se encontra o receptor através de um misturador e está a funcionar com bom sinal desde então. Testei o sinal que vinha dos comutadores e não estava em condições (fraco, por vezes nulo num dos satélites), mas de momento não tenho utilidade para a outra parabólica por isso vou deixar como está.

Cheguei à conclusão que a montagem inicial permitia ligar 4 receptores, 2 com hispasat (os 2 cabos que vêm directamente do LNB quad) e 2 com hispasat + astra + hotbird (os 2 cabos dos comutadores que ligam aos 3 LNB), daí os 4 cabos das parabólicas + 4 misturadores no quadro onde se encontram os cabos.

Mais tarde sou capaz de estudar a possibilidade de um sistema em pirâmide para enviar o canal do receptor para outras tomadas, mas desconfio que ou não vai ser possível, ou o sinal vai ficar muito fraco. Claro que para isso dava jeito ter um telemóvel com android e touchscreen para instalar o controlo remoto por wireless e controlar o receptor a partir de outro ponto da casa :msnm_com_br007-03:
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Viva.

O LNB quad está a funcionar bem, liguei um dos cabos à tomada onde se encontra o receptor através de um misturador e está a funcionar com bom sinal desde então. Testei o sinal que vinha dos comutadores e não estava em condições (fraco, por vezes nulo num dos satélites), mas de momento não tenho utilidade para a outra parabólica por isso vou deixar como está.

Cheguei à conclusão que a montagem inicial permitia ligar 4 receptores, 2 com hispasat (os 2 cabos que vêm directamente do LNB quad) e 2 com hispasat + astra + hotbird (os 2 cabos dos comutadores que ligam aos 3 LNB), daí os 4 cabos das parabólicas + 4 misturadores no quadro onde se encontram os cabos.

Mais tarde sou capaz de estudar a possibilidade de um sistema em pirâmide para enviar o canal do receptor para outras tomadas, mas desconfio que ou não vai ser possível, ou o sinal vai ficar muito fraco. Claro que para isso dava jeito ter um telemóvel com android e touchscreen para instalar o controlo remoto por wireless e controlar o receptor a partir de outro ponto da casa :msnm_com_br007-03:


Boas

Os LNB's funcionarem bem já é boa noticia. Os comutadores diseqc também arranja a baixo preço.

Sim a montagem daria para 4 receptores tal como refere (2 directos ao LNB quad) e outros 2 com a possibilidade de escolher satélite.

O enviar o canal do receptor por sinal RF (modulador comum), tem o lado negativo da imagem não ser HD. Se a instalação for grande/longa pode precisar de um modulador com nível de saída elevado.

Boas afinações
 

johnye_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Boas

Os LNB's funcionarem bem já é boa noticia. Os comutadores diseqc também arranja a baixo preço.

Sim a montagem daria para 4 receptores tal como refere (2 directos ao LNB quad) e outros 2 com a possibilidade de escolher satélite.

O enviar o canal do receptor por sinal RF (modulador comum), tem o lado negativo da imagem não ser HD. Se a instalação for grande/longa pode precisar de um modulador com nível de saída elevado.

Boas afinações

Obrigado pela sugestão. Não há problema em não ser HD porque não tenho televisões com HDMI. Já verifiquei todas as boxes TDT e todas têm saída de antena para poder sintonizar o canal nas TVs, O comprimento dos cabos varia entre 5 a 20 metros conforme a disposição das tomadas pela casa. Agora só falta encontrar um modulador RF com a potência adequada. Não há grandes pressas, pois aqui por casa normalmente só se vê TV na sala. Eu nem tenho TV no meu quarto, nas raras vezes que preciso de ver algum canal uso o Meo online e um monitor TFT de PC, sempre tem mais canais que a TDT :Espi06:
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela sugestão. Não há problema em não ser HD porque não tenho televisões com HDMI. Já verifiquei todas as boxes TDT e todas têm saída de antena para poder sintonizar o canal nas TVs, O comprimento dos cabos varia entre 5 a 20 metros conforme a disposição das tomadas pela casa. Agora só falta encontrar um modulador RF com a potência adequada. Não há grandes pressas, pois aqui por casa normalmente só se vê TV na sala. Eu nem tenho TV no meu quarto, nas raras vezes que preciso de ver algum canal uso o Meo online e um monitor TFT de PC, sempre tem mais canais que a TDT :Espi06:

Boas

Para instalações longas, será melhor optar por um modulador com saída tipica 90dBuV

Exemplos:

TERRA MT41 (mono)

DAXIS ED0904 saída até 95dBuV (Stereo, com retorno sinal para 1 comando IR).

Boa pesquisa
 
Topo