• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As dificuldades de passar no aeroporto com um prémio Nobel na bagagem

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3621429.jpg


O momento em que Brian Schmidt (esq.) recebe o Nobel da Física de 2011 das mãos do Rei da Suécia Carlos XVI Gustavo

Ganhar o prémio Nobel é o sonho de qualquer cientista, mas para um dos vencedores a famosa medalha de ouro arriscou a tornar-se um pesadelo por causa das autoridades de um aeroporto norte-americano.
O astrofísico nascido nos EUA Brian Schmidt, que vive na Austrália, contou a aventura que teve quando tentou sair de Fargo, na Dakota do Norte, com o Nobel da Física que recebeu em 2011. Tinha-o levado na bagagem por uma razão simples: para o mostrar à sua avó.



Só que as coisas complicaram-se no controlo de segurança. Ao ponto de o cientista ter de se explicar a um guarda de fronteira que, perplexo com a grande medalha de ouro maciço, lhe perguntou quem lha deu. "O rei da Suécia", acabou por responder, com honestidade, o cientista.
Schmidt contou a história no mês passado numa conferência em Nova Iorque, num discurso agora reproduzido no blogue Scientific America:
"Quando ganhei [o Nobel], a minha avó, que vive em Fargo, na Dakota do Norte, pediu para o ver. Eu ia visitá-la e decidi levar a medalha. Pode pensar-se que andar com um Prémio Nobel não seria problemático, e de facto correu tudo bem até que tentei sair de Fargo com ele, e passei pela máquina de raios X.
"Eu percebi que [os guardas] estavam confusos. [O Nobel] estava na mala do computador e é feito de ouro, pelo que absorve todos os raios X - fica completamente negro. E eles nunca tinham visto [no ecrã] algo completamente negro.



dn
 
Topo