• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Convidados/visitas

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Todos nós recebemos convidados/visitas nas nossas casas.

Sempre foi "imperativo" receber bem as pessoas em nossa casa... assim coloca-se uma toalha na mesa lavada, comida, bebida e, sendo caso disso, até se se chega a disponibilizar uma cama! Os nossos convidados/visitas não podem partir insatisfeitos!

Mas hoje o convidado/visitante precisa, antes de mais, de rede.... e é aqui que a "porca torce o rabo"!

Normalmente temos a nossa rede protegida por uma senha e, na maior parte dos casos, não a temos memorizada na cabeça. Lá vamos à procura desta e a fornecemos.

O que acontece a partir daqui? Depois dos convidados/visitantes saírem mudamos a password? Existem outros "perigos" associados a esta situação?

Claro que não se deve fornecer a senha da rede a um vizinho, mas nesta situação?

Gostava de saber a opinião do pessoal.

Depois coloco aqui a minha solução.
 

luisxavier

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, a primeira coisa que se deve fazer após a instalação do novo router é automaticamente mudar a password, ou para uma antiga ou para algo "familiar".

Quanto aos vizinhos e acessos indesejados, não posso opinar, vivo numa terra pequena em que maioritariamente existe população envelhecida e não usam a Internet. Mas normalmente não tenho necessidade de a alterar. Há quem de x em x tempo faça uma limpeza de todos os dispositivos ligados a rede wifi para evitar esse tipo de problemas!

Cumprimentos, Luis Xavier
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, a primeira coisa que se deve fazer após a instalação do novo router é automaticamente mudar a password, ou para uma antiga ou para algo "familiar".

Quanto aos vizinhos e acessos indesejados, não posso opinar, vivo numa terra pequena em que maioritariamente existe população envelhecida e não usam a Internet. Mas normalmente não tenho necessidade de a alterar. Há quem de x em x tempo faça uma limpeza de todos os dispositivos ligados a rede wifi para evitar esse tipo de problemas!

Cumprimentos, Luis Xavier

A questão não é essa... imagina que recebes a visita de um ou vários amigos que precisam de rede. Como vais fazer para lhe disponibilizar a tua rede?
 

luisxavier

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2014
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Não, normalmente mantenho a mesma pass. Pc's e outros equipamentos ligados à rede?

Edit: mas ao invés de mudar a pass, tens a alternativa de entrar no router e excluir que teve acesso. Assim a pass mantém-se e não correr riscos de irem para a janela usar a net
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não, normalmente mantenho a mesma pass. Pc's e outros equipamentos ligados à rede?

Edit: mas ao invés de mudar a pass, tens a alternativa de entrar no router e excluir que teve acesso. Assim a pass mantém-se e não correr riscos de irem para a janela usar a net

Ok então tu sugeres que se trave o acesso aos equipamentos (MAC ADRESS) dos teus amigos depois de estes saírem... se algum dia vierem é só desbloquear.
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Boas nunca tive necessidade de dar acesso a visitas, porque nunca me pediram para ter acesso a net.

Mas a algum tempo atrás uma vizinha pediu-me para ter acesso at
é lhe virem instalar a net e o que fiz posteriormente foi só dar acesso aos mac adress da minha casa.

Este sistema não é 100% seguro, se alguém quiser mesmo entrar pode muito bem simular o mac e entrar.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Boas nunca tive necessidade de dar acesso a visitas, porque nunca me pediram para ter acesso a net.

.

Mas se fosse o caso e até fosse algo com alguma regularidade? O que farias ou o que achas que é o mais adequado?
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
eu então faço de outra forma. tiro a pass quando tenho amigos em casa e precisam. depois de partirem meto a pass outra vesz
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Se fosse o caso em minha opinião seria o método do acesso por mac, em vez de ter de andar sempre a mudar e password cada vez que que as visitas vinham a casa.

Agora se receberes muitas visitas e não sempre os mesmos talvez alterar a password seja melhor.

Hoje em dia quase toda a gente tem um smartphone com o qual pode aceder a net e teres de andar a adicionar mac's ao router deixa de ser pratico.
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
É sempre chato recusar. Podem é controlar com o Wifi Security que sempre que entrar alguém que não esteja na lista de confiança, o programa alerta
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
É sempre chato recusar. Podem é controlar com o Wifi Security que sempre que entrar alguém que não esteja na lista de confiança, o programa alerta

Não conheço esse programa... instala-se num PC? E já agora o que fazes ou farias na situação que criei? Era isto (Wifi Security)?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Todos nós recebemos convidados/visitas nas nossas casas.

Sempre foi "imperativo" receber bem as pessoas em nossa casa... assim coloca-se uma toalha na mesa lavada, comida, bebida e, sendo caso disso, até se se chega a disponibilizar uma cama! Os nossos convidados/visitas não podem partir insatisfeitos!

Mas hoje o convidado/visitante precisa, antes de mais, de rede.... e é aqui que a "porca torce o rabo"!

Normalmente temos a nossa rede protegida por uma senha e, na maior parte dos casos, não a temos memorizada na cabeça. Lá vamos à procura desta e a fornecemos.

O que acontece a partir daqui? Depois dos convidados/visitantes saírem mudamos a password? Existem outros "perigos" associados a esta situação?

Claro que não se deve fornecer a senha da rede a um vizinho, mas nesta situação?

Gostava de saber a opinião do pessoal.

Depois coloco aqui a minha solução.
Se for um modem do operador, que já traz uma palavra-passe com um nível de segurança elevado, e se os convidados forem de perto ou da vizinhança, o que eu faria seria meter uma diferente só para a ocasião e fornecer-lhes essa. Depois de eles se irem embora voltava a meter a original, que é sempre fácil de saber porque geralmente vem escrita no próprio equipamento, mas mesmo assim não estou a ver os "convidados" virem para a tua porta tentar aceder à net através da tua rede com a palavra-passe que lhes deste.
Se forem de longe não vejo qual é o problema em lhes dar tua a palavra-passe.
O mesmo se pode aplicar a um modem não do operador, desde que definas uma palavra-passe para tua utilização. O resto seria como sugeri acima.

No meu caso não tenho esse problema porque o modem 4G indica no visor quantos utilizadores estão ligados ao Wifi e permite dar acesso só ao número de equipamentos que eu quiser, até ao máximo de 10. Se estiver definido para 1, só 1 é que acede.

DX2
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pois DX2 antes de mais não devemos utilizar a palavra-passe que vem nos equipamentos do operador.

Mas imagina que tens um vizinho teu convidado em casa... mudas a passwd para ele, para ti e para os teus, uma vez que o acesso tem que ser para todos.Isso não dá um pouco de trabalho?

Outra questão: o teu vizinho fica com acesso aos restantes dispositivos uma vez que fica dentro da mesma rede...
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Não conheço esse programa... instala-se num PC? E já agora o que fazes ou farias na situação que criei? Era isto (Wifi Security)?
Bom dia,

Softperfect Wifi guard

É. Gratuito. Instalas no PC. O prog. Faz busca de dispositivos e tu aí identificas cada um.

Eu costumo dar a pass qd me pedem. Mas raramente tenho discos partilhados na rede.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pois DX2 antes de mais não devemos utilizar a palavra-passe que vem nos equipamentos do operador.

Mas imagina que tens um vizinho teu convidado em casa... mudas a passwd para ele, para ti e para os teus, uma vez que o acesso tem que ser para todos.Isso não dá um pouco de trabalho?

Outra questão: o teu vizinho fica com acesso aos restantes dispositivos uma vez que fica dentro da mesma rede...
Era o que eu faria porque se convidasse pessoas para a minha casa ou se recebesse visitas, era para convivermos e não para estarmos todos agarrados aos dispositivos e ligados à internet.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Era o que eu faria porque se convidasse pessoas para a minha casa ou se recebesse visitas, era para convivermos e não para estarmos todos agarrados aos dispositivos e ligados à internet.

DX2

Ok, mudas a passwd... quanto ao resto não é assim tão "linear" mas não estamos a "discutir" sobre isso.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ok, mudas a passwd... quanto ao resto não é assim tão "linear" mas não estamos a "discutir" sobre isso.
Então nesse caso esquece a minha opinião, porque ao não me colocar numa situação como a que descreveste no início do tópico, não precisaria duma solução para ela.

DX2
 
Topo