• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

LNB TWIN e cabo coaxial

reveal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal.

Na minha habitação tenho montado um sistema de satélite da NOS mas com um LNB de apenas 1 saída. O que eu queria era colocar um LNB TWIN (duplo) para ligar um outro receptor noutra divisão da casa.... A minha dúvida coloca-se em 2 aspectos: qual o LNB a escolher e qual o cabo coaxial a utilizar.....

Como quero misturar o sinal satélite+TDT, irei usar um misturador por cada receptor (TDT ou satélite....) e o cabo mais comprido desde o LNB até ao receptor mais distante será de ~35m.... O material estou a pensar comprar numa loja de referência de material eléctrico (a Mauser) pois parece-me terem uns preço convidativos e oferta de portes....

O LNB estou a pensar adquirir ou um ekselans LNB20 de 0,3db (poupança de €€€€) ou então o iberostar LTW100 de 0,3db ou então a opção de 0,1db da Goobay

Quanto ao cabo coaxial estou a pensar comprar 100m (porque posso usar mais tarde para substiruir algo se necessário.....) da Ekselans 90db ou então o Daxis

Os misturadores a usar serão estes.


Todo o material tem em atenção os €€€€ (que não abundam) e serei eu a fazer a instalação (a antena já está alinhada com o hispasat, será só trocar o LNB simples pelo duplo, com a mesma polarização do mesmo....).... As fichas que vou usar são de cravar simples (será que no exterior funcionam bem?). Neste momento tenho sinal de ~56%-60%, mesmo com tempo de chuva e vento, sem falhas...... Será viável toda esta instalação!? Quanto ao cabo coaxial, estou na dúvida sobre o diametro do mesmo pois no caso do ekselans também há de 5mm. Como posso saber qual comprar, se 6.9mm ou 5mm!?
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O LNB estou a pensar adquirir ou um ekselans LNB20 de 0,3db (poupança de €€€€) ou então o iberostar LTW100 de 0,3db ou então a opção de 0,1db da Goobay
Desses três eu optaria ou pelo mais barato (dura o que durar) ou pelo da Iberosat, que é um óptimo LNB.


Quanto ao cabo coaxial estou a pensar comprar 100m (porque posso usar mais tarde para substiruir algo se necessário.....) da Ekselans 90db ou então o Daxis
Nenhum dos dois. Compra cabo preto.

Quanto ao cabo coaxial, estou na dúvida sobre o diametro do mesmo pois no caso do ekselans também há de 5mm. Como posso saber qual comprar, se 6.9mm ou 5mm!?
Para o comprimento que vais ter e ainda por cima com a ligação do misturador pelo meio, quanto mais grosso melhor. Deves procurar um que tenha o condutor central com 1.13mm, no mínimo, e que tenha atenuações na casa dos 18dB aos 1000MHz e 28dB ao 2150MHz.


Os misturadores a usar serão estes.
Esses servem, desde que fiquem no interior. Se for para ficarem no exterior eu aconselho o MS-730 do Manata.


As fichas que vou usar são de cravar simples (será que no exterior funcionam bem?).
Não. Nem no interior eu aconselho usar fichas dessas. Usa fichas de aperto mecânico que são muito mais seguras.


Será viável toda esta instalação!?
Claro que é e até já estás bem adiantado, pois sabes o que precisas e o que fazer.

DX2
 

reveal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Nenhum dos dois. Compra cabo preto.
DX2

Porque preto!? Praticamente todo o cabo vai ficar no interior, à excepção de 1.5m k fica da parabólica para o interior do sótão da casa, passagem esta através de um passa cabos de janela, aqueles achatados....

Para o comprimento que vais ter e ainda por cima com a ligação do misturador pelo meio, quanto mais grosso melhor. Deves procurar um que tenha o condutor central com 1.13mm, no mínimo, e que tenha atenuações na casa dos 18dB aos 1000MHz e 28dB ao 2150MHz.

DX2

Quanto ao condutor central, no caso do ekselans já é de 1.13mm ccs, segundo especificações do fabricante! A atenuação também já é dentro desses valor... assim penso estar a um óptimo preço. O preto igual fica ao dobro do preço, sendo a diferença apenas a cor....

Não. Nem no interior eu aconselho usar fichas dessas. Usa fichas de aperto mecânico que são muito mais seguras.
DX2

Porque não aconselhas!? São cravadas com alicate e parece-me ficar um trabalho mais "vistoso"...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Porque preto!? Praticamente todo o cabo vai ficar no interior, à excepção de 1.5m k fica da parabólica para o interior do sótão da casa (...)
Eu não sou adivinho...

Porque não aconselhas!? São cravadas com alicate e parece-me ficar um trabalho mais "vistoso"...
Porque sou instalador profissional há 30 anos e sei do que falo. Não interessa que fique mais "vistoso", interessa é que seja mais eficaz. Talvez não saibas mas essas fichas, pela maneira como são fixadas, alteram as características do cabo e com o passar do tempo começam a causar perdas de sinal, principalmente as do exterior. Não te esqueças que estamos a falar de frequências entre os 950 e os 2150 MHz e não das frequências utilizadas nas redes de cabo.

DX2
 

reveal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Eu não sou adivinho...
DX2

Claro que não, e eu só estava a informar, tinha sido falta de rigor meu.... Mas penso que indicou preto só pelo motivo dos raios solares, certo?

Porque sou instalador profissional há 30 anos e sei do que falo. Não interessa que fique mais "vistoso", interessa é que seja mais eficaz. Talvez não saibas mas essas fichas, pela maneira como são fixadas, alteram as características do cabo e com o passar do tempo começam a causar perdas de sinal, principalmente as do exterior. Não te esqueças que estamos a falar de frequências entre os 950 e os 2150 MHz e não das frequências utilizadas nas redes de cabo.
DX2

Há fichas mecânicas de vários diametros, certo? Terei então de comprar compativeis com 6.9mm, é isso? No exterior vale a pena usar fichas à prova de água!?


Outra coisa, e sendo que já vi que falo com quem pertece bem do assunto, há alguma diferença significativa nos LNB de 0.3db e 0.1db!? Falou que qualquer um serviria (mas entendi que a duração não é a melhor.....), tem algum que recomendaria para esta instalação com boa relação qualidade/preço?
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em primeiro lugar, não me trates por você. Nos fóruns toda a gente se trata por tu, mesmo não se conhecendo. :)

Claro que não, e eu só estava a informar, tinha sido falta de rigor meu.... Mas penso que indicou preto só pelo motivo dos raios solares, certo?
Sim. Não é à toa que os cabos exteriores da PT e da EDP são pretos. Antigamente havia cabos brancos que resistiam bastante no exterior mas hoje em dia nenhum se safa.


Há fichas mecânicas de vários diametros, certo? Terei então de comprar compativeis com 6.9mm, é isso? No exterior vale a pena usar fichas à prova de água!?
Sim, as mais usuais dão para todos os cabos existentes no mercado. Não vejo qualquer inconveniente em usar dessas à prova de água. Eu nunca as usei, porque não é prático andar com dois tipos de fichas diferentes, mas não perdes nada em usá-las.


Outra coisa, e sendo que já vi que falo com quem pertece bem do assunto, há alguma diferença significativa nos LNB de 0.3db e 0.1db!? Falou que qualquer um serviria (mas entendi que a duração não é a melhor.....), tem algum que recomendaria para esta instalação com boa relação qualidade/preço?
Eu geralmente nunca compro LNB's pelo factor de ruído. A maior parte das vezes é pela marca ou pelo ganho. No teu caso, como vai ser uma derivação com algum comprimento de cabo e vários cortes, eu aconselharia a escolha de um que tenha mais de 55dB de ganho, independentemente do factor de ruído.

DX2
 
Topo