• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Aumentar som

karmah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 22, 2014
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Bom dia. tenho umas colunas daquelas forradas a madeira, prai com 30cm de altura. Só que elas ligando o jack ao portatil da um som muito baixo. Como poderei aumentar? Atravez de um amplificador? qual?
Se fizesse a ligaçao das mesmas a uma outras colunas que fosse alimentada por 230v dava resultado?
obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Claro que precisas de um amplificador, agora qual é muito relativo. Essas colunas não pertencem a uma aparelhagem?

DX2
 

karmah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 22, 2014
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Nao, sao daquelas normais que se usa nos pc's fixos.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Deixa ver se entendi. tinhas umas colunas de pc, tiraste o auto-falante e meteste-o numa caixa de madeira? Ou então tinhas uns auto-falantes perdidos e meteste-os dentro duma caixa de madeira? podes sempre aproveitar o amplificador das/de umas colunas de PC.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pois, também não percebi. A colunas "normais que se usa nos pc's fixos" geralmente têm um amplificador numa delas.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Os altofalantes das colunas dão o som que o amplificador estiver a fornecer, isto é se o amplicicador for por exemplo de 10 watts tens o som correspondente aos 10 watts, se for de 20 tens o som correspondente a 20 watts (logaritmicamente) o que faz o nivel de som é o amplificador e não as colunas. Por isso vai dar sensivelmente o mesmo nivel de som, isto tendo em conta que o rendimento dos altofalantes em decibeis por watt é sensivelmente igual nas 2 colunas
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
São umas colunas identicas a estas : Résultats Google Recherche d'images correspondant à http://www.datario.pt/fotoy9/imagens/SP-HF150-1-700x700-100x80.jpg

Mas ambas so tem a ficha jack 3.5. A minha pergunta é se eu cortar a ficha jack e liga-las a umas colunas tipo as dos pc's fixos ( que tem alimentação) se elas dão mais som? Provavelmente deve dar nao?
Então não são sequer iguais às do exemplo que deste, já que estas têm amplificação e são alimentadas por USB. Dá para tirares umas fotos da parte de trás das tuas e metê-las aqui?

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
São umas colunas identicas a estas : Résultats Google Recherche d'images correspondant à http://www.datario.pt/fotoy9/imagens/SP-HF150-1-700x700-100x80.jpg

Mas ambas so tem a ficha jack 3.5. A minha pergunta é se eu cortar a ficha jack e liga-las a umas colunas tipo as dos pc's fixos ( que tem alimentação) se elas dão mais som? Provavelmente deve dar nao?


Boas

Usar o modulo de amplificação (de colunas de PC), para ligar outras colunas é possível e normal (já fiz isso uma vez para um subwoofer).

A caixa acústica das colunas de PC (made in China), costuma ser de má qualidade, logo perde-se a definição de sons graves (baixa resposta ou pouca sensibilidade em graves), ou os mesmos ficam coloridos com som plástico a vibrar.

Para amplificação pode recorrer aos sites de usados, e no meu caso por 5 euros arranjei umas colunas PC com dois IC TDA2030, que fornecem 2 X 14 Watt RMS a 4 Ohm.
Pode parecer pouco 2 X 14 ou 28 Watt reais, mas em geral podem ser anunciados 56 Watt musicais, ou até 112 Watt Pico).

Exemplo de colunas que em geral têm esse IC/amplificação :

445077575_1x.jpg

Depois basta desarmar a electrónica, ou desligar os altifalantes das colunas de PC, e ligar os fios às colunas de madeira.
Se as colunas de madeira tiverem impedância de 8 Ohm, não chega a ter os ditos 14 Watt, mas a acústica será muito superior (dependendo da qualidade de construção das mesmas).

Boa pesquisa e ou trabalho.
 
Topo