• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rapaz de 14 anos veste colete suicida para fugir ao Estado Islâmico

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Um rapaz sírio de 14 anos que combatia ao lado do Estado Islâmico conseguiu escapar aos jihadistasatravés da utilização de um colete suicida. Usaid Barho entregou-se às autoridades do Iraque e contou a sua história ao «The New York Times».

Apesar da tenra idade, Usaid admitiu que se juntou ao Estado Islâmico de livre vontade.
«Eles [estado Islâmico] convenceram-me de que os xiitas eram infiéis e que os tínhamos de matar», afirmou ao jornal norte-americano.

Mas quando foi tornado criança-soldado, Usaid arrependeu-se da sua decisão e queria fugir às mãos dos rebeldes. O rapaz tinha duas opções, que lhe te tinham sido colocadas pelos jihadistas mais velhos: ou ia lutar lado a lado com os guerrilheiros do grupo ou podia tornar-se bombista suicida.
«Escolhi ser bombista suicida. Se tivesse escolhido lutar e render-me às forças de segurança eles podiam matar-me», explicou.
Os jihadistas deram-lhe um colete suicida e uma missão bem definida: fazer-se explodir numa mesquita xiita em Bayaa, na capital do Iraque, Bagdade.

Quando entrou na mesquista, vestido com o colete, Usaid terá aberto o casaco e avisado que tinha uma bomba.
«Tenho um colete suicida, mas não me quero fazer explodir», terá dito.
Depressa foram chamadas as autoridades iraquianas que conseguiram tirar o colete em segurança. Momentos de tensão que foram registados em vídeo e muito partilhados nas redes sociais.

A história de sobrevivência de Usaid está a torna-se bastante mediática no Iraque, uma vez que representa uma mensagem de esperança face à violência e à mortandade que tem assolado a Síria e o Iraque.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, o Estado Islâmico matou, só nos últimos seis meses na Síria, cerca de 1878 pessoas, a grande maioria civis (1175).

[video=youtube;aYVpf02suwA]https://www.youtube.com/watch?v=aYVpf02suwA[/video]
tvi24
 
Topo