• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

encontrar fusível compatível

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
179
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal. Tenho um carregador de baterias automóvel antigo que infelizmente tem o fusível fundido... Este fusível tem um formato estranho por isso ainda não consegui encontrar em lado nenhum um modelo semelhante. Alguém me pode ajudar? Dá para fazer um fusível caseiro ou adaptar algo para ali? Tem uma gravação de 75, serão 75A?

Deixo foto abaixo. Alguma ajuda seria preciosa!

Obrigado.

IMG_20150111_222248.jpgIMG_20150111_222300.jpg

10cm comprimento 2 cm largura
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal. Tenho um carregador de baterias automóvel antigo que infelizmente tem o fusível fundido... Este fusível tem um formato estranho por isso ainda não consegui encontrar em lado nenhum um modelo semelhante. Alguém me pode ajudar? Dá para fazer um fusível caseiro ou adaptar algo para ali? Tem uma gravação de 75, serão 75A?

Deixo foto abaixo. Alguma ajuda seria preciosa!

Obrigado.

Ver anexo 136662Ver anexo 136663

10cm comprimento 2 cm largura

Boas tecno321

Como indica que é para um carregador de baterias e não sabe o seu valor, pergunto se é de um carregador industrial para carregar baterias de alta capacidade, ou se é para baterias normais?

Caso seja o 2º caso penso que 75A é exagerado e deverá ser somente de 7.5A.
Se for o 1º caso poderá ser de 75A.

Se for para o 1ºcaso esse fusível de lâmina encontra-se normalmente numa caixa ou suporte de fusíveis existente nos bornes da bateria dos actuais automóveis.
Pode ser encontrado em acessórios para auto, mas provavelmente não com as dimensões que indica o que irá obrigar a alterar o seu suporte.

Encontrei no entanto na VETUS Accessories - Electricity on board um item semelhante em acessórios para barcos, mas infelizmente não indicam as suas dimensões.
Image2.jpg

Quer no 1º caso quer no 2º caso poderá sempre alterar para outro tipo de suporte e respectivo fusível, desde que tenha espaço no local onde está instalado actualmente, e respeite o valor de protecção indicado no mesmo e use a secção adequada dos cabos de ligação.

Espero ter ajudado.

Abraço
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
aproveitando este tópico o meu carregador tambem deu o berro! abrio-o e vi que havia la pedacinhos de vidro, e pelo aspeto do que ficou nos fios soldado devia ser algo idêntico a isto fusecharger.jpg a questão da coisa e encontrar alo igual.

isto não se pode fazer uma bricolage e adaptar um porta fusíveis e um fusível daqueles redondos de partir o fio?? ou até mesmo um fusível auto??
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
aproveitando este tópico o meu carregador tambem deu o berro! abrio-o e vi que havia la pedacinhos de vidro, e pelo aspeto do que ficou nos fios soldado devia ser algo idêntico a isto Ver anexo 136666 a questão da coisa e encontrar alo igual.

isto não se pode fazer uma bricolage e adaptar um porta fusíveis e um fusível daqueles redondos de partir o fio?? ou até mesmo um fusível auto??

Amigo Zecter
Penso que o que expôs será um contacto térmico bi-metálico, que fará o efeito de um fusível, quando a corrente ultrapassar o valor pré-determinado e o aquecimento provocado na placa mais fina fará abrir o circuito, onde ele estiver inserido.

A diferença do fusível e este contacto térmico bi-metálico (se for isso que eu penso que é), será que o fusível ficará permanentemente interrompido , enquanto que no bi-metálico ele voltará a fechar o circuito, assim que a sobrecarga desaparecer e o aquecimento da placa fina desaparecer.

Quanto a adaptar um fusível, pode ser feito desde, que se saiba o valor de corrente do existente, conhecer-se o circuito onde está inserido, com o inconveniente atrás apontado.

Abraço
 

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
179
Gostos Recebidos
0
Boas tecno321

Como indica que é para um carregador de baterias e não sabe o seu valor, pergunto se é de um carregador industrial para carregar baterias de alta capacidade, ou se é para baterias normais?

Caso seja o 2º caso penso que 75A é exagerado e deverá ser somente de 7.5A.
Se for o 1º caso poderá ser de 75A.

Se for para o 1ºcaso esse fusível de lâmina encontra-se normalmente numa caixa ou suporte de fusíveis existente nos bornes da bateria dos actuais automóveis.
Pode ser encontrado em acessórios para auto, mas provavelmente não com as dimensões que indica o que irá obrigar a alterar o seu suporte.

Encontrei no entanto na VETUS Accessories - Electricity on board um item semelhante em acessórios para barcos, mas infelizmente não indicam as suas dimensões.
Ver anexo 136664

Quer no 1º caso quer no 2º caso poderá sempre alterar para outro tipo de suporte e respectivo fusível, desde que tenha espaço no local onde está instalado actualmente, e respeite o valor de protecção indicado no mesmo e use a secção adequada dos cabos de ligação.

Espero ter ajudado.

Abraço
Boas colega. Muito obrigado pela ajuda. Hoje estive ao pé do carregador e tirei estas fotos.
É um carregador de baterias de 12/24v mas devido à antiguidade tem cerca de 80cm de altura. Era utilizado numa oficina. Também tem uma função de Quick start.
14bd9375ec2be71057bf32b9ed0d531b.jpg

a0fdce3c3754a2d7ed67372e7f586265.jpg

Parece ser mesmo de 75a, não? Ou é muito esquisito este tipo de fusível num carregador destes, será erro tipográfico no carregador? Mais algum outro sitio onde o possa encontrar? Obrigado. Cumprimentos.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Podes calcular esse valor, se for fusível, usando um amperimetro e colocando as pontas de prova uma em cada terminal. Depois pondo à carga a maior bateria a ser carregada. Basta ler os amperes que por lá passam.

Fica bem.
aproveitando este tópico o meu carregador tambem deu o berro! abrio-o e vi que havia la pedacinhos de vidro, e pelo aspeto do que ficou nos fios soldado devia ser algo idêntico a isto Ver anexo 136666 a questão da coisa e encontrar alo igual.

isto não se pode fazer uma bricolage e adaptar um porta fusíveis e um fusível daqueles redondos de partir o fio?? ou até mesmo um fusível auto??
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas colega. Muito obrigado pela ajuda. Hoje estive ao pé do carregador e tirei estas fotos.
É um carregador de baterias de 12/24v mas devido à antiguidade tem cerca de 80cm de altura. Era utilizado numa oficina. Também tem uma função de Quick start.
14bd9375ec2be71057bf32b9ed0d531b.jpg

a0fdce3c3754a2d7ed67372e7f586265.jpg

Parece ser mesmo de 75a, não? Ou é muito esquisito este tipo de fusível num carregador destes, será erro tipográfico no carregador? Mais algum outro sitio onde o possa encontrar? Obrigado. Cumprimentos.

Boas

Não é erro tipográfico, é mesmo real. Os carregadores de baterias que têm a função Quick Starter, (modo usado como auxilio bateria, para girar motor de arranque), têm capacidade para aguentar alta Amperagem durante uns segundos.

Neste link encontra alguns fusíveis que podem servir para o pretendido.

h**p://www.vieirafreitas.pt/pdf/046-fusiveis-e-suportes.pdf

Boa pesquisa
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Amigo Zecter
Penso que o que expôs será um contacto térmico bi-metálico, que fará o efeito de um fusível, quando a corrente ultrapassar o valor pré-determinado e o aquecimento provocado na placa mais fina fará abrir o circuito, onde ele estiver inserido.

A diferença do fusível e este contacto térmico bi-metálico (se for isso que eu penso que é), será que o fusível ficará permanentemente interrompido , enquanto que no bi-metálico ele voltará a fechar o circuito, assim que a sobrecarga desaparecer e o aquecimento da placa fina desaparecer.

Quanto a adaptar um fusível, pode ser feito desde, que se saiba o valor de corrente do existente, conhecer-se o circuito onde está inserido, com o inconveniente atrás apontado.

Abraço


alguém sabe onde posso arranjar esse dito contacto térmico. é que precisava mesmo do carregador!
 

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
179
Gostos Recebidos
0
Boas

Não é erro tipográfico, é mesmo real. Os carregadores de baterias que têm a função Quick Starter, (modo usado como auxilio bateria, para girar motor de arranque), têm capacidade para aguentar alta Amperagem durante uns segundos.

Neste link encontra alguns fusíveis que podem servir para o pretendido.

h**p://www.vieirafreitas.pt/pdf/046-fusiveis-e-suportes.pdf

Boa pesquisa

Boas tecno321

Como indica que é para um carregador de baterias e não sabe o seu valor, pergunto se é de um carregador industrial para carregar baterias de alta capacidade, ou se é para baterias normais?

Caso seja o 2º caso penso que 75A é exagerado e deverá ser somente de 7.5A.
Se for o 1º caso poderá ser de 75A.

Se for para o 1ºcaso esse fusível de lâmina encontra-se normalmente numa caixa ou suporte de fusíveis existente nos bornes da bateria dos actuais automóveis.
Pode ser encontrado em acessórios para auto, mas provavelmente não com as dimensões que indica o que irá obrigar a alterar o seu suporte.

Encontrei no entanto na VETUS Accessories - Electricity on board um item semelhante em acessórios para barcos, mas infelizmente não indicam as suas dimensões.
Ver anexo 136664

Quer no 1º caso quer no 2º caso poderá sempre alterar para outro tipo de suporte e respectivo fusível, desde que tenha espaço no local onde está instalado actualmente, e respeite o valor de protecção indicado no mesmo e use a secção adequada dos cabos de ligação.

Espero ter ajudado.

Abraço
Bom dia caros colegas, obrigado pelas informações mas ambos os vendedores não conseguem arranjar este tipo de fusível, falei com ambos. Existirá mais alguma alternativa? Cumprimentos.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom dia caros colegas, obrigado pelas informações mas ambos os vendedores não conseguem arranjar este tipo de fusível, falei com ambos. Existirá mais alguma alternativa? Cumprimentos.

Boas

Pode tentar aqui pagina 39, fusível Ref 0200298 80A (tipo Bosch chapa). Não é bem igual mas deve dar para adaptar.

h**p://www.macos.pt/userfiles/file/CATALOGO%20GERAL%20MACOS.pdf

Boa pesquisa
 

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
179
Gostos Recebidos
0
Obrigadíssimo pela pesquisa, mas esses colegas também já não conseguem arranjar... Estou mesmo com super azar, devo ter que meter o carregador no lixo, dá-me pena pois custou um balúrdio e funcionava na perfeição :( as coisas não estão propícias a mandar material bom fora. Já me disseram que este fusível já não estava normalizado, será verdade? Cumprimentos, alguém que saiba onde o posso arranjar avisem, compro logo 5...
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigadíssimo pela pesquisa, mas esses colegas também já não conseguem arranjar... Estou mesmo com super azar, devo ter que meter o carregador no lixo, dá-me pena pois custou um balúrdio e funcionava na perfeição :( as coisas não estão propícias a mandar material bom fora. Já me disseram que este fusível já não estava normalizado, será verdade? Cumprimentos, alguém que saiba onde o posso arranjar avisem, compro logo 5...


Boas

Então para resolver de vez a situação, encontra mesmo em Portugal o que precisa.
Pode precisar de um pouco de bricolage para aproximar ou afastar os pernos de fixação para ajustar á medida exacta do novo fusível.
Se não conseguir efectuar o serviço de bricolage um serralheiro comum, consegue facilmente adaptar

Já liguei para lá e confirmaram que têm stock dos dois modelos, ao preço de 1,54 e 4 euros respectivamente. Em vez de 75A, são de 80A ou seja uma margem de cerca de 6% superior, que não afecta significativamente o resultado final.

h**p://pt.farnell.com/webapp/wcs/stores/servlet/Search?catalogId=15001&langId=351&storeId=10171&categoryId=700000006276&st=fuse%20holder%2022%2058&pageSize=25&showResults=true&pf=110131978

Boa compra
 
Topo