• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Foi à procura da gata e acabou por salvar idosa em incêndio

R

RoterTeufel

Visitante
Foi à procura da gata e acabou por salvar idosa em incêndio

Amélia Gonçalves, de 83 anos, foi salva de um incêndio que deflagrou na sua casa, na Rua Vila Nova, freguesia de Nogueira, em Braga, enquanto dormia, na noite de anteontem. Valeu-lhe a vizinha Celeste Rodrigues, a primeira a avistar as chamas, quando perto das 23 horas, saiu à rua para procurar a sua gata, Misha, antes de ir descansar. Alarmada, chamou Bernardino Marques, dono de um café próximo, que acabou por resgatar a idosa, num ato que a população considerou de "heroico".

"Se eu não viesse buscar a gata à rua, a dona Amélia morria com o fogo, porque ninguém ia dar conta do incêndio. Mas, depois do alerta, o senhor do café foi buscá-la e a trouxe para fora". A descrição é de Celeste, que fala de uma noite "muito escura" e com "muito nevoeiro" que impedia que quem passasse na rua visse as chamas.

O mesmo cenário é descrito pelo herói da noite, Bernardino, que disse, ontem, não ter conseguido dormir. "Parece que senti o fumo durante toda a noite", referiu, relembrando que, quando soube do incêndio, não teve outra reação senão entrar dentro da habitação para salvar a idosa. "Quando me vieram chamar, liguei para o sobrinho da dona Amélia. Disse-me que a tia estava na casa e nem hesitei", conta ao JN.

Curto-circuito

Quando entrou, o fogo que terá começado, segundo os vizinhos, devido a um curto-circuito numa arca frigorífica, já tinha chegado ao quarto da idosa sem que esta se apercebesse. "Não teve consciência do que estava a acontecer", relata Bernardino, que confessa ter tido dificuldades em sair da casa em segurança.

A casa ficou inabitável e a idosa, que vivia sozinha desde que faleceu o irmão, há cerca de um mês, foi acolhida por um sobrinho. Foi observada no local, mas nem houve necessidade de ser transportada ao hospital.

images
 
Topo