• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Avaria no aparelho TDT

arcmor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Ola pessoal,

Tenho uma TDT COMPACT DS da marca Best Buy DVB-T RECEIVER, deixou de dar a imagem porém o Led do recetor do controlo remoto liga, e a placa lógica aquece um pouco mais perto da entrada da antena.

Existe alguma maneira de a reparar em casa?
Tenho um multímetro e já testei alguns componentes mas ainda não encontrei a avaria.

Tenho um componente que está denominando com a letra "Y", em cima do componente tem a seguinte referencia "TKN 20.000", alguém sabe de que tipo é este componente?
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
reparar aparelhos tdt é quase impossível, tirando alguns componentes básicos como diodos e condensadores electrolíticos que por vezes chegam mesmo a rebentar não se justifica a reparação devido ao baixo custo de um novo.
portanto tenta ver os condensadores da fonte se não esta algum rebentado ou inchado e também os diodos se não há algum em curto circuito
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ola pessoal,

Tenho uma TDT COMPACT DS da marca Best Buy DVB-T RECEIVER, deixou de dar a imagem porém o Led do recetor do controlo remoto liga, e a placa lógica aquece um pouco mais perto da entrada da antena.

Existe alguma maneira de a reparar em casa?
Tenho um multímetro e já testei alguns componentes mas ainda não encontrei a avaria.

Tenho um componente que está denominando com a letra "Y", em cima do componente tem a seguinte referencia "TKN 20.000", alguém sabe de que tipo é este componente?
As avarias do Compact DS geralmente são duas: o próprio receptor ou o alimentador.
A primeira coisa a fazer sempre é experimentar com outro alimentador. Se o receptor funcionar, então é reparar o alimentador avariado. Nesses alimentadores costuma ser um dos condensadores da saída que seca e incha. Ao abrir o alimentador ele é facilmente detectável.
Se com outro alimentador o receptor continuar sem funcionar, reciclagem com ele. Não é o primeiro nem será o último. Em cada 3 vendidos, dois avariam.

DX2
 

arcmor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Já abri o alimentador, os capacitores parecem estar bons porém, com o multímetro a "200K Omega" de um lado vai para infinito e para o outro fica a 105.4. Também tem uma espécie de liquido seco castanho. Do outro lado da placa esta com ferrugem.

Será que vale a pena trocar os capacitores?

IMG_20150127_004716.jpgIMG_20150127_004725.jpg

Obrigado pela ajuda :espi28:.
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Já abri o alimentador, os capacitores parecem estar bons porém, com o multímetro a "200K Omega" de um lado vai para infinito e para o outro fica a 105.4. Também tem uma espécie de liquido seco castanho. Do outro lado da placa esta com ferrugem.

Será que vale a pena trocar os capacitores?

Ver anexo 136925Ver anexo 136926

Obrigado pela ajuda :espi28:.

sim nao perdes nem muito tempo nem dinheiro e pode que o consigas reparar
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já abri o alimentador, os capacitores parecem estar bons porém, com o multímetro a "200K Omega" de um lado vai para infinito e para o outro fica a 105.4. Também tem uma espécie de liquido seco castanho. Do outro lado da placa esta com ferrugem.

Será que vale a pena trocar os capacitores?

attachment.php
attachment.php


Obrigado pela ajuda :espi28:.
As fotos não têm definição suficiente para te poder dizer qual é que pode estar seco. Se não estiveres muito à vontade a fazer reparações deste tipo se calhar o melhor é comprares uma. Há várias no mercado abaixo de 15 e até de 10€, por exemplo, aqui: Fonte Alimentação - Clickplus.

DX2
 

arcmor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Testei com outro alimentador o resultado é o mesmo, o recetor está bom porque testei noutra TDT. Esqueci me de referir que esta TDT nem sequer exibe o menu dela, será problema no scart:shy_4_02:?

Quanto a este alimentador, vou tentar trocar os condensadores, envio mais duas imagens penso que estejam com melhor qualidade.
SAM_4697.jpgSAM_4699.jpg

Obrigado pessoal :espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se testaste com outro alimentador e não funcionou, e a box nem sequer apresenta os menus, passa-lhe a certidão de óbito e compra outra. Essas Compact DS e as Flip DS foram a maior porcaria que alguma vez apareceu no mercado.

DX2
 

arcmor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Recapitulando, tenho um aparelho TDT Compaq DS que não exibe os menus. O problema pode derivar do alimentador ou recetor, no entanto, estes estão bons. O melhor a fazer é comprar outra TDT sem ser Compact DS ou Flit DS :espi28: Muito obrigado pela ajuda rápida pessoal, vou comprar outra visto que não vale a pena mandar arranjar esta.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O problema pode derivar do alimentador ou recetor, no entanto, estes estão bons.
Mas afinal o receptor funciona ou não? Primeiro dizes que não exibe os menus, depois dizes que está bom! Então em que é que ficamos?

DX2
 

arcmor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2015
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Se calhar não me expliquei bem, o recetor do comando, infra vermelho. Devia de ter dito assim desde inicio.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se calhar não me expliquei bem, o recetor do comando, infra vermelho. Devia de ter dito assim desde inicio.
Ah, ok. Pensava que te estavas a referir ao receptor mesmo. :msnm_com_br007-03::espi28:

DX2
 
Topo