• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ligação NOS analógico com TDT

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigos,

É a primeira vez que coloco um post neste forum e apesar de este assunto já ter sido discutido várias vezes, estou com um pequeno problema e preciso de ajuda, alerto desde já que sou bastante leigo nestes assuntos e se me puderem responder com linguagem o menos técnica possível, agradeço.

No apartamento onde moro existe uma caixa ATI com duas entradas de sinal, uma da TDT e outra do sinal analógico da NOS, nessa mesma caixa existem uns ligadores metálicos que enviam esse mesmo sinal para as televisões, acontece que apenas é possível ligar apenas ou o sinal de TDT ou o sinal da NOS. Com cabo de antena fiz um ligador, em substituição do metálico, que une os dois sinais e envia para a televisão, até aqui tudo bem, os dois sinais passam, mas devido a ter cortado um pouco da malha metálica do cabo para fazer a ligação, o sinal analógico da NOS passa com bastante "ruído", sendo que a qualidade da imagem ficou bastante má.

Para tentar resolver, comprei um Diplexer, uni os dois sinais e enviei para uma televisão, acontece que apenas passa o sinal analógico. Após alguns testes, reparei que se estiver ligado ao Diplexer apenas o cabo da TDT, consigo sintonizar os canais todos, que são bastantes, pois moro perto de Espanha, mas mal ligo o cabo do sinal analógico ao Diplexer os canais TDT vão logo a baixo, indicando "sem sinal".

Alguém consegue explicar-me o que estou a fazer de errado e como posso conseguir ligar os dois sinais?

Mais uma vez lamento estar a falar de um assunto que já não é novo, mas não estou a conseguir solucionar.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pelo que descreves e mesmo sem saber qual é a zona, tudo indica que há coincidência de frequências da TDT com as frequências digitais da NOS, que vêm junto com as analógicas. Nesse caso, não há nada a fazer.

DX2
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Obrigado DX2, já tinha reparado que és um "contribuidor" bastante ativo deste forum.

Eu moro em Bragança e tal como tinha dito consigo sintonizar bastantes canais espanhois, que não os queria perder... Também pensei nessa possibilidade de coincidência de frequências, mas o que me intriga é que conseguia ficar com os dois tipos de sinais quando tentei a primeira ligação com o cabo de antena a substituir os tais ligadores da caixa ATI. Desculpa se estou a fazer uma observação estúpida, mas realmente os meus conhecimentos técnicos são muito poucos.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu não estou a ver que tipo de ligação foi essa que fizeste mas, segundo o que dizes, com ela os canais analógicos ficavam com má imagem, portanto logo aí tens uma indicação da "incompatibilidade" entre os dois sistemas.

DX2
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez obrigado por responderes, vou colocar uma imagem para poder explicar de uma forma mais fácil. ATI.JPG
Nesta imagem está um exemplo de uma ligação do sinal NOS às diversas TV's, como os ligadores só unem um desses sinais (NOS-TV, ou TDT-TV) o que fiz foi ligar um pequeno cabo de antena às duas saídas do sinal (NOS e TDT) e a meio dessa união descarnei um pouco do cabo e fiz uma ligação ao cabo da TV. Tal como tinha dito, fiquei com os dois sinais, mas o analógico com bastante ruído, (talvez por ter danificado um pouco a malha metálica que isola o cabo, penso eu), pois ao mexer nessa ligação consigo melhorar a imagem, por vezes até fica perfeita, mas devido à fragilidade da ligação está sempre a voltar ao mesmo. Não sei se dá para perceber, quando chegar a casa tiro uma foto e coloco cá.
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Cá estou eu novamente, agora com a foto da dita ligação. Se me puderes confirmar as frequências da TDT e do Analógico cá para Bragança agradecia, ou então indicar-me onde posso obter essa informação, para pelo menos saber se realmente é de todo impossível ou não, pois eu acho que poderá dar, visto que com esta habilidade quase que foi possível...
liga ati.jpg

TC2 é onde chega o sinal NOS, TC1 é onde chega o sinal TDT, saídas TC é o cabo que liga às TV's
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A primeira coisa que salta à vista é precisamente a falta da malha nessa ligação exterior, que pode ser o motivo pelo qual a coisa funciona mais ou menos. Se a malha for ligada como deve ser provavelmente não verás um dos sistemas. Há também outra coisa: a ligação assim como está feita mistura os dois sinais só para um ramal, não para todas as tomadas.

O meu problema é que não estou aí e tu percebes pouco da coisa para te estar a dar instruções mais técnicas. A única maneira de saber ao certo se é possível pôr isso tudo a funcionar em conjunto e em condições era saber que canais é que estão presentes nas duas redes. Se ligares só a TDT para esse ramal e fizeres uma busca, e depois ligares só a NOS e fizeres uma nova busca em analógico, achas que consegues dizer-me que canais é que captaste? Na TDT devem aparecer as frequências em MHz e na NOS devem aparecer tipo C5, C21 ou S11. Se conseguisses já era uma grande ajuda.

DX2
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Desculpem meter-me no assunto. Mas parece que o problema são as ligações e não coincidência de frequências.
Refira-se que a TDT é sinal digital e a NOS é sinal analógico.
Eu substituía esses cabos, por outros com fichas cravadas como deve ser. Usava um T.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Desculpem meter-me no assunto. Mas parece que o problema são as ligações e não coincidência de frequências.
Refira-se que a TDT é sinal digital e a NOS é sinal analógico.
Eu substituía esses cabos, por outros com fichas cravadas como deve ser. Usava um T.
O problema não são as ligações. Basta ler o que ele escreveu das experiências que fez para perceber isso. E também não tem nada a ver com o tipo de sinal. Pode-se perfeitamente misturar sinais analógicos com digitais. O problema é que não são as frequências analógicas da NOS que estão a interferir com os canais digitais terrestres portugueses e espanhóis, mas sim as frequências digitais que vêm junto com elas. Por exemplo, aqui na minha zona é impossível fazer esta mistura porque a NOS também utiliza o canal 56 na sua rede. Ora no caso dele, como está a captar vários canais digitais terrestres espanhóis, há muito mais probabilidades de haver coincidência de frequências, mesmo com as analógicas.

DX2
 

micaelanmachado

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas,
Porque não usam umas fichas F 0005.ED0008.jpg deste tipo para cada um dos cabos e usam um T ficha-tipo-f-coring-roscar-fr7v.jpg deste tipo?
Assim o problema das malhas dos cabos ficam minimizados.
É que pela ligação que fizeste vejo que isso pode trazer problemas.
Eu em minha casa em digital tinha problemas porque não tinha malha suficiente para fazer contacto com a ficha.

Cumprimentos.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas,
Porque não usam umas fichas F
attachment.php
deste tipo para cada um dos cabos e usam um T
attachment.php
deste tipo?
Assim o problema das malhas dos cabos ficam minimizados.
É que pela ligação que fizeste vejo que isso pode trazer problemas.
Eu em minha casa em digital tinha problemas porque não tinha malha suficiente para fazer contacto com a ficha.

Cumprimentos.
Mas será possível que só leiam as últimas respostas?!?!? Quantas mais vezes preciso escrever que o problema NÃO ESTÁ NAQUELA LIGAÇÃO?

DX2
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Boas,
Desculpem a minha resposta tardia, mas estive fora e com acesso condicionado à net.
Quanto às frequências na TDT são as seguintes:
RTP1, 2, SIC e TVI 754000 Khz
Antena 3 / HD, La sexta HD, neox, nova 578000 khz
Boing, Quatro, Divinity, La 6 586000 khz
La 1 hd, Tdp / HD 602000 khz
Os canais da NOS:
S4 S5, S6, S7 S8, S9, S10, S12, S19, S20,
C5, C6, C8, C9, C11, C21 até C44

Precisas também das frequências destes?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ora bem, temos aí os canais 34, 35 e 37 na TDT espanhola que podem ser coincidentes com alguns analógicos em UHF da NOS, mas para confirmarmos isso era preciso saber se esses canais entre o C21 e o C44 estão todos ocupados um a um ou se há intervalos.

DX2
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Entre o C21 e o C44 estão todos ocupados, com excepção do C28 e C38 e do C42. Precisas de saber as frequências?
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Entre o C21 e o C44 estão todos ocupados, com excepção do C28 e C38 e do C42. Precisas de saber as frequências?
Não, o canal basta, mas por aqui já vês onde está o problema, não é? Todas as frequências da TDT espanhola estão ocupadas por um canal analógico da NOS e muito provavelmente a frequência da nossa TDT também, mas por uma das frequências digitais destinadas às box.
Sendo assim, infelizmente não há qualquer hipótese de misturar ambos os sinais.

DX2
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
É como te digo, não percebo nada disto, mas o que eu acho estranho é que com a ligação que fiz consigo ver TDT e NOS, neste momento estão os dois ligados, na TDT o sinal está perfeito, nos canais da NOS a maior parte deles estão com qualidade aceitável e alguns deles com bastante ruído. Desculpa a minha ignorância mas ainda não consegui perceber.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os canais analógicos que tu consegues ver melhor são todos os que referiste excepto os que coincidem com as frequências da TDT espanhola e portuguesa (se dizes que também está bem é porque não deve haver nenhuma frequência coincidente com o 56).
A explicação é simples: que permite a situação que tens agora é a falta da malha na ligação que fizeste. Os sinais digitais passam na mesma por indução, com perdas que não afectam muito a qualidade do sinal, mas no sinal analógico causa perdas de qualidade na imagem dos canais coincidentes e adjacentes (o tal ruído que referes). O facto de conseguires ver estes canais, ainda que os analógicos mal, tem duas explicações:
1- A ligeira atenuação causada pela ausência de malha, no sinal dos canais digitais das mesmas frequências;
2- Porque o centro da frequência de vídeo dos canais analógicos não coincide com as frequências digitais.

Os canais digitais têm apenas uma frequência, que transporta todos os dados. Os canais analógicos têm duas ou três frequências: uma de vídeo e uma ou duas de áudio (consoante seja mono ou estéreo), separadas da de vídeo por 5.5MHz. Por exemplo, tens uma frequência da TDT espanhola nos 578MHz, ou canal C34 digital, mas o C34 analógico da NOS tem a frequência de vídeo nos 575,25MHz e as frequências de áudio nos 569,75MHz e 580,75MHz, respectivamente.

Como vês, a frequência digital não "cai" em cima de nenhuma das analógicas mas está suficientemente perto para causar interferências na imagem delas, embora não tanto como se a ligação que fizeste estivesse perfeita.

Desculpa o "testamento" mas é para te ajudar a perceber como é que a coisa funciona em termos simples.

DX2
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Obrigado DX2, foi bem explicado.
Não querendo abusar da tua boa vontade, mas pelo que percebi a falta da malha na minha ligação poderá ser o motivo pelo qual consigo ver os dois sinais?! Assim sendo achas que se piorar ainda mais essa sigação será possível melhorar o sinal da NOS?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não querendo abusar da tua boa vontade, mas pelo que percebi a falta da malha na minha ligação poderá ser o motivo pelo qual consigo ver os dois sinais?! Assim sendo achas que se piorar ainda mais essa sigação será possível melhorar o sinal da NOS?
Não, assim irias piorar ambos os sinais.

DX2
 
Topo