• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manutenção do Aquario

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
MANUTENÇÃO DO AQUÁRIO


A manutenção do aquário é muito importante, para o bem estar dos seres que habitam neste ecossistema, pois cem ela, o aquário terá uma água sem qualidade, água turva, falta de oxigênio, excesso de detritos, mortandade das plantas, aparecimento de doenças e por conseqüência a morte de seus habitantes. A manutenção do aquário, não tem nada de problemático para a sua execução, basta seguir certas regras básicas, capricho e certos cuidados.

1 - MANUTENÇÃO DO Ph: por ser um item muito importante, devemos pelos menos uma vez por semana, verificar o seu valor. existem no mercado produtos para corrigi-lo, mas quando houver mudanças muito constante, devemos também, verificar a causa, pois vários fatores podem ocasionar estes fatos, a falta de trocas parciais, troncos inadequados e o substrato muito sujo. Portanto devemos, prestar atenção as causas e pensar sobre elas, pois como dizia nosso médico de família: "não adianta só dar o remédio para curar a doença, o mais importante é descobrir a causa , para poder trata-la".

2 - LIMPEZA DOS FILTROS MECÂNICOS: não tem miséria, após 30 dias de uso, devemos trocar o refil e nunca lavá-lo, pois ao fazermos isto estaremos eliminando o carvão ativado. A caixa sim está deve ser muito bem lavada e de preferência, lavá-la com a água do aquário, não utilizar detergentes em hipótese alguma e nem outros produtos. Se o filtro tiver esponja (utilizada para filtragem biológica) também devemos lavá-la com a água do aquário.

3 -LIMPEZA DE FUNDO: não adianta ficar falando em filtros para a limpeza de fundo, pois é fato que existem filtros que por si só, fariam esta limpeza, mas não podemos esquecer que isto causaria transtornos, pois os peixes se sentiriam incomodados com o turbilhão causado por tal filtro. O correto é uma vez a cada 15 dias, sinfonar o fundo, para retirar toda a sujeira como: fezes, folhas mortas e restos de comida em decomposição. O único cuidado é que não retiremos mais que 20% do volume da água do aquário.

4 - TROCAS PARCIAIS: é o procedimento mais importante no tema manutenção, pois com a troca parcial, eliminamos agentes nocivos tais como: amônia, nitritos, silicatos, fosfato e nitratos, além de incorporarmos novos nutrientes ao aquário. Quanto ao período de troca, existe muita discordância entre os aquáristas, uns o fazem de 15 em 15 dias, outros o fazem mensalmente. A quantidade também não se chegou a uma regra básica se 20% ou 35% do volume devem ser trocados. Eu, fiz a minha opção: de 15 em 15 dias , mato dois coelhos com uma só cajadada, faço a limpeza de fundo ( sinfono) e a troca parcial, quanto ao volume optei por 20% .

5 - PREPARANDO A ÁGUA NOVA: o ideal é que façamos o preparo da água nova, pelo menos 2 dias antes da troca parcial e limpeza de fundo. Pois a água da torneira contém cloro, com o descanso, conseguimos elimina-lo quase totalmente. Devemos também verificar o Ph e tentar corrigi-lo o mais próximo possível da água do aquário.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Queria agradecer a todos os moderadores destes topicos, pelo excelente trabalho que fizeram, ajudando imenso quem tem este hobby.
Eu comecei agora!!! e estou a gostar imenso.

Abraços
Satpa
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Boas Amigo satpa
Quero agradeçer pelas palavras que o amigo aqui deixou convidando-o a visitar outras secções que estão espalhadas aqui no forum que são muito interessantes
de nos para o amigo um grande :spi70[1]:
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Há aqui muita gente que partilha os seus fantásticos conhecimentos e ajuda sempre os que não sabem, com boa disposição, o que merece ser de facto realçado.
Eu agradeço a todos que têm esta participação de verdadeiros amigos.

Um grande abraço para todos esses amigos que partilham e ajudam.



candido :spi70[1]:
 
Topo