• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

GPS Garmin Nuvi 2350 sem voz de manobra e outras funções

Danilo Brancao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 22, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Pessoal, estou com problemas em meu GPS e preciso da ajuda de vocês.

Comprei um GPS Garmin Nuvi 2350 que veio com o mapa CN South America NT 2014.20 ALL já instalado nele no cartão SD, juntamente com os arquivos JCV e G2S, porém estou um pouco insatisfeito. Vejam os motivos:

1- Durante a navegação o GPS não fala as manobras subsequentes (exemplo: andar 200m e virar à direita na rual tal..., entre na rotatória e pegue a segunda saída...., siga 2,7 km e vire à esquerda na rodovia tal..., etc).

2- Além de não falar, ele também não indica na tela essas próximas manobras (normalmente, no canto superior esquerdo da tela do GPS fica um quadrado com uma seta indicando a próxima manobra a ser realizada, com a contagem regressiva da distância em metros para executar tal manobra).

3-Não aparece o limite de velocidade da via, mesmo estando o arquivo G2S instalado.

4-Não aparece a foto com a faixa em uma estrada multi-faixas para tomar em uma junção, mesmo estando o arquivo JCV (Junction View) instalado.

Concluindo, ele não fala e não indica na tela as manobras subsequentes, a única coisa que ele faz depois de configurar a cidade de destino é falar: "por favor seguir para a rota em destaque" e indicar o trajeto no mapa com uma linha rosa que possui algumas setas brancas dentro do mapa nas ruas em que devo virar.

Vou citar um fato: Durante uma viagem de 500km que fiz de Campo Grande-MS para o interior de São Paulo, em relação a voz de manobra, além da fala inicial citada acima, ele falou apenas mais duas vezes: "Continue 250 km na rodovia tal...", " Continue 150km na rodovia tal", e mais nada. Passei por dentro de várias cidades e ocorre a mesma coisa: ele não falava e nem indicava as manobras subsequentes na tela, apenas o trajeto em rosa com setas brancas no mapa nas ruas que tinha que virar, ou seja, eu não podia desgrudar os olhos do gps, para não errar o caminho, perdendo tempo e correndo o risco de sofrer algum acidente.

Já Quanto aos alertas de radares, lombadas, policia, etc. ele avisava normalmente, sem nenhum problema.

No transito urbano, dentro das cidades, o GPS se comporta da mesma forma! A única coisa que ele faz depois de configurar o endereço de destino é falar: "por favor seguir para a rota em destaque". A partir disso ele não fala e nem indica as manobras subsequentes na tela, apenas o trajeto a ser percorrido em rosa com setas brancas no mapa nas ruas em que devo virar, ou seja, eu não posso desgrudar os olhos do gps, para não errar o caminho, correndo o risco de sofrer algum acidente.

Pensei que pudesse ser alguma configuração do gps e mexi em todos os menus e opções disponíveis nele e não consegui resolver o problema. O idioma original era Portugues Brazillian-Raquel, tentei alterar para outro idioma (Pedro), entre outros, mas não resolveu.

Pensei então que pudesse ser um problema no software ou atualização de mapa, então baixei o Garmin Express e atualizei o software do GPS para a ultima versão disponível para a versão do meu GPS (Nuvi 2350), fiz o teste e continuava com o mesmo problema.

Pensei que pudesse ser problema no mapa original instalado (Navteq - City Navigator South America NT 2014.20 ALL). Tentei, dessa vez, utilizar outros mapas, (Multispectral - autoguiagps 4.01, Open Street Map (OSM) - COCAR BRASIL v15.05, Projeto TrackSource - TRC Brasil 15.05) e, independente do mapa colocado, o problema continuava identicamente.

Resetei o GPS (ligando ele e simultaneamente pressionando no canto inferior direito da tela), cliquei em “sim” para eliminar todos os dados de utilizador, também não resolveu.

Tentei o Master Reset através da pagina oculta “Diagnostic Page” (apertando o canto superior da tela do Volume por 3 segundos. Cliquei em “Developer Info” e depois em “Nonvol Statistics” e a partir do menu do canto superior esquerdo, cliquei em Clear NonVol (limpar memória não volátil) e selecionei “sim”. Dessa forma, de fato, o gps deveria voltara para o padrão de configuração de fábrica, porém também não resolveu o meu problema.

Já faz uma semana que estou fuçando no GPS e pesquisando na internet, porém não encontrei nada a respeito que pudesse me ajudar.

Enfim, não sei mais o que fazer...

Detalhe: Quando ativo o simulador do GPS, para simular determinada rota, tudo funciona normalmente! O carrinho vai percorrendo o caminho e o GPS vai falando as rotas de manobra e aparece no canto superior esquerdo da tela as setas com as próximas manobras, aparece o limite de velocidade da via no canto inferior esquerdo (G2S) e quando necessário aparecem imagens da pista em lugares multi-faixa (JCV)!! Dá pra entender isso???

Alguém teria uma solução para esse problema?

Obrigado.
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Ja tentaste ir dentro do gps e e eliminar a pasta voices do gps?
Depois de eliminado, ligar ao pc e com garmin express e ver se tem atualizaçoes de voz.

Não esquecer de fazer copia de segurança da pasta antes de a eliminar.

Se não resolver e tiver garantia, o melhor será levar a loja e trocar por outro.
 

Danilo Brancao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 22, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Ja tentaste ir dentro do gps e e eliminar a pasta voices do gps?
Depois de eliminado, ligar ao pc e com garmin express e ver se tem atualizaçoes de voz.

Não esquecer de fazer copia de segurança da pasta antes de a eliminar.

Se não resolver e tiver garantia, o melhor será levar a loja e trocar por outro.

Obrigado pelas considerações,
Fiz conforme me sugeriu, porém, infelizmente, o problema persistiu.
 

Danilo Brancao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 22, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Pancadas, por um acaso, acabei resolvendo todos os problemas citados nesse tópico.

Estava pesquisando em alguns fóruns quando me deparei com um tópico: “Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em GPS Garmin” postado por Angelone em 11 Ago 2013 (link), em que ele cita que alguns modelos de gps da Garmin tem uma limitação irritante para muitos: não aparece o nome da rua em que trafegamos sem rota ativa, mas somente o nome das ruas transversais que encontraremos à frente.

Ele resolveu de uma forma bem simples: após dar um reset no GPS e ao ser reiniciado quando for solicitando definir o nome do país, ao invés de selecionar Brasil, selecione "Portugal" e dê OK. Depois apenas configure "Idioma e Teclado" o idioma de Voz (coloque Português Brazilian-Raquel), texto (Português Brasil) e teclado, pois o padrão estará em português de Portugal.

Lembrei que meu nuvi 2350 também apresentava esse problema, além dos demais citados no meu post, e pensei: porque não tentar fazer esse procedimento e verificar se os outros problemas também pudessem ser corrigidos? E não é que deu certo!!! Após fazer isso meu GPS começou a funcionar normalmente!
 
Última edição:
Topo