• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O Melro Preto, Ave Protegida

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Tenho dois melros achados há umas semanas quando houve um tornado aqui na zona sul. Eram bébés mas um está mais desenvolvido devido a ter nascido primeiro, tenho que os soltar daqui a umas semanas, meu coração está apertado...o mais novo pensa que sou a mãe dele, quando adormeço no sofá ele vai para cima de mim...tenho a sala toda c...!
:espi28: mas fiz um contrato fotográfico com os melros....que irei postar aqui dentro em breve...será uma sátira aos filmes que fazem chorar...

melro1.jpg
É proibido ter melros em cativeiro ou caça-los para vários fins. É uma ave protegida.


Por agora fica aqui algumas coisas a respeito dos melros pretos:espi28:


O Melro-preto encontra-se bem distribuído por todo o País, podendo ser observado praticamente em qualquer zona que apresente algum tipo de vegetação, inclusive em áreas urbanas. É por isso uma das aves mais populares das nossas cidades.





IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS

O Melro-preto (Turdus merula) é uma das espécies mais típicas e abundantes da nossa fauna, sendo conhecida pela generalidade das pessoas. Uma das razões que justificam a sua popularidade é a conspicuidade da sua plumagem, com particular destaque para os machos: plumagem integralmente de cor negra e com um bico alaranjado de tons vivos. As fêmeas são normalmente de cor castanha escura, apresentando uma maior variação de cores. O peito, a barriga e os flancos são normalmente malhados e a garganta é mais clara que o resto da plumagem. O bico não apresenta as cores vistosas dos machos.


DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA

É uma das espécies mais abundantes da avifauna europeia e portuguesa, tendo sido introduzida em muitos outros locais (e.g., Austrália, Nova Zelândia). No Atlas das Aves que Nidificam em Portugal Continental (Rufino, 1989) foi uma das poucas espécies registadas em todas as folhas de registo. Aparentemente é comum tanto no Norte, como no Sul do País.



ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO

É uma espécie não ameaçada em Portugal. Em termos europeus apresenta um estatuto de conservação favorável, sendo englobada na categoria SPEC 4 (SPEC corresponde a Species of European Conservation Concern – espécies que suscitam preocupações de conservação a nível europeu) pelo facto da população europeia ser relevante em termos mundiais.



HABITAT

Em Portugal o Melro frequenta uma enorme diversidade de habitats, como uma grande variedade de sistemas florestais e agro-florestais, pomares, jardins, parques, zonas de culturas agrícolas com sebes vivas, zonas arbustivas de toda a natureza, desde que sejam relativamente densos, áreas de matos, zonas húmidas com sebes vivas, entre outros. É apenas mais escasso nas áreas mais secas e com pouca vegetação arbórea ou arbustiva do interior do país.



ALIMENTAÇÃO

A sua alimentação é composta por numerosos insectos, anelídeos e uma grande variedade de frutos silvestres e cultivados. Os invertebrados são normalmente capturados no solo, entre a manta morta dos bosques, em relvados ou em prados. São, todavia, bastante eclécticos, podendo comer pequenos peixes, tritões, girinos, lagartixas, pequenos micromamíferos, como musaranhos, entre outros.



REPRODUÇÃO

Os melros podem realizar duas ou três posturas por ano, sendo a primeira normalmente nos meses de Março ou Abril. Os ninhos são construídos relativamente perto do solo e geralmente num arbusto. As posturas são compostas por 3 a 4 ovos, mais raramente por 2 ou 5 ovos. O número médio de ovos na segunta e terceira postura é de 4 ovos. Os ovos apresentam as dimensões aproximadas de 29,5 mm x 21,5 mm, sendo de uma cor verde-suave ou verde-esverdeado, com manchas ou pontos avermelhados cor de ferrugem. São incubados durante um período que varia entre os 13-15 dias, na sua grande maioria pela fêmea. Os juvenis são alimentados durante as duas semanas que permanecem no ninho, a que se adiccionam mais duas semanas.



MOVIMENTOS

Em Portugal é uma espécie residente. Na Europa as populações das regiões mais setentrionais são migradoras e as meridionais são sobretudo residentes. Na Península Ibérica o número de efectivos presentes é acrescido durante o Inverno por indivíduos migradores, que invernam neste território durante o período compreendido entre Outubro e Março.


LOCAIS DE OBSERVAÇÃO

O Melro pode ser observado praticamente em qualquer lugar. Aconselha-se, portanto, qualquer zona que apresente algum tipo de vegetação, inclusive em áreas urbanas.



CURIOSIDADES

O Melro é uma ave pouco gregária e mesmo durante o Inverno não é frequente observar mais de um ou dois exemplares juntos. Contudo, em alguns locais da sua área de distribuição (por exemplo, na Ilha do Corvo, no Arquipélago dos Açores) é frequente observar esta espécie em pequenos bandos, que se alimentam nos pastos agrícolas aí existentes.

http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e...ontent/Ficha-do-Melro-preto?bl=1&viewall=true
 
Última edição:

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Neste momento estão os dois meus melros muito lindos, estão a ficar com penas brancas, ou são Estorninhos ou uma sub-raça de Melro. O mais novo dava-me beijinhos, e palrava uns sons em forma de perguntas a observar a minha cara, depois desata a puxar o meu lábio. Agora já não me fala, está mais adulto, já comem sozinhos. Vou encontrar uma organização da Natureza aqui perto, para os soltar...

Esta passarada mata-me o coração de mimos:Espi54:
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Hoje eram 7 da manhã, 12 de Agosto 2015, quando pus os melros a voarem no jardim, o mais novo piou um som triste, o que não era habitual nele...acho que estava a despedir-se...comecei a chama-los : titio-titio...o nome que lhes dei...acalmei quando os vi passados uma hora e meia, a voarem nas copas dos pinheiros, reconheci os melros, com as penas brancas mescladas nas asas...hufa...fiquei mais calma...
Os jardineiros regaram bastante e eu deixei comida para melro e agua em baixo de um pinheiro...


Uma associação que trata as aves terrestres e marinhas por todo o país e ilhas, falei com eles e aconselharam-me a soltar os melros de manhã, para eles terem tempo de procurarem uma arvore, nunca se soltam á tarde ou de noite.

Missão comprida.
 
Última edição:

carlos_cjcr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 9, 2015
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Para mim é uma ave que me diz muito, pois tive sempre melros em casa. Já á alguns anos que não tenho, mas o ultimo que teve foi atacado por um Gineto( espécie de gato bravo), sobrevivei com uma pata apenas um par de anos e cantava que dava gosto ouvir. Infelizmente deixaram-no fugir da gaiola, mas foi criado desde pequenino por mim.
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
carlos,
fui pesquisar sobre os melros, e há coisas muito interessantes como por exemplo, o melro é a ave nacional da Suécia, e alguns melros pelo menos duas raças, em que imitam os sons dos gatos, homens, outros pássaros, e alarmes. Fui pesquisar os sons de um dos melros que eu pus a voar, e ele de cima do pinheiro piou muito fino, como se estivesse a chorar, pois fiz a pesquisa dos sons, e ele estava era a chamar-me: Ave Predadora, o que para mim é um orgulho. Pois eu chamei por ele, e ele fez-me a maior homenagem, chamou-me Ave, e ainda das grandes. Tenho uma pena deixada por ele, à pouco acariciei a pena e recordei os banhos que ele tomava aqui em casa, numa caixinha que parecia uma mini-piscina ...acho que amanhã vou colocar a pena debaixo dos pinheiros. Estou muito mal...
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Não confundir com o Estorninho uma praga para as árvores de fruto vinhas etc.

ESTORNINHOS




O estorninho-comum (Sturnus vulgaris), também chamado de estorninho-malhado, é um pássaro da família dos esturnídeos, nativo da Eurásia e introduzido na América do Norte, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.


Nidifica por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais. Choca de 4 a 6 ovos.


Caminha rápida e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento (insectos e vermes). Pode ser confundido com o melro-preto, com comportamento e cor semelhante. Tem porém a cauda mais curta e o bico de cor amarela menos intensa que do melro.


É de comportamento gregário e voa em bandos compactos, em interessantes evoluções, mudando rapidamente de direcção, tal como um cardume de peixes. Com frequência, após a época de reprodução, oferecem esse espectáculo tanto no campo como nas grandes cidades.


Distingue-se do estorninho-preto por este não apresentar qualquer mancha clara durante o verão, ao contrário do malhado. No inverno ambos apresentam pequenas manchas, sendo menores as do estorninho-preto.


Os estorninhos-malhados visitam a península Ibérica durante o inverno, enquanto os estorninhos-pretos permanecem durante todo o ano.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre​
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Os meus são mesmo melros, durante o primeiro ano têm pintas castanhas claras e branco nas pontas das asas e rabo. O sr. da natureza ( alcunha que eu lhe pus) disse-me que ficam pretos os machos passado um ano, e as fêmeas ficam castanhas.

Estou feliz, porque neste sexta-feira passada eles passaram aqui no jardim à minha porta, reconheci que eram eles ( sou mãe) reconheci o mais novo a fazer piii, piii, e o mais velho a fazer choquee, choquee...cantavam ao mesmo tempo, e foram depois lá para o campo, estavam hilariantes , que pareciam duas crianças. Eu disse para comigo: ai meus filhos, aqueles são meus filhos. Tão diferentes dos outros, ficaram com a nossa essência.
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Olá pessoal os meus melros soltos estão do melhor e já os vi:espi28:

A organização que me deu conselhos são um máximo, pedi-lhes que me mandassem emails para avisarem-me de voluntariado e actividades, aqui vai um de vários emails que recebo das actividades e festas.

Participem com o coração. Beijos para a associação e que prosperem muito no futuro. :shy_flower_2_text:



Organização SPEA


Dia Aberto na Reserva Natural das Berlengas
No dia 3 de setembro a reserva, localizada ao largo de Peniche, comemora o seu 34ª aniversário com atividades abertas ao público. Para participar nas visitas às colónias de cagarras, passeios de caiaque e na visita ao Centro Interpretativo e de Apoio ao Visitante, inscreva-se através de rnb@icnf.pt ou 262 787 910 e aparecer na ilha! A Reserva Natural das Berlengas é um local com uma biodiversidade singular e que atualmente tem a decorrer o projeto LIFE Berlengas.
- Conheça o projeto e a Reserva


INICIATIVAS


Visite-nos na III Feira da Dieta Mediterrânica entre dia 3 e 6 de set.
Visite o stand da SPEA a partir de amanhã e venha saber mais sobre as aves do Algarve e sobre a campanha "Diga não aos passarinhos na gaiola e no prato". Esta feira tem vindo a acrescentar interesse regional e nacional pela sua valia económica e ambiental ligada às produções tradicionais, evidenciando-se preocupações educativas e pedagógicas que visam a transmissão deste valioso património cultural às gerações vindouras.
- Saiba mais

CAUSAS


Petição | Contra a prospecção e a exploração de petróleo e gás
O Governo português concedeu direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natura em terra e no oceano ao largo da costa algarvia, nomeadamente a escassos quilómetros do Sítio da Rede Natura 2000, Ria Formosa/Castro Marim e da ZPE (Zona Especial de Proteção) da Ria Formosa, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A prospecção e pesquisa têm sido realizadas sem qualquer tipo de avaliação ambiental, que seja do conhecimento público, e todo o processo tem sido conduzido de forma que não se afigura transparente.
- Assinar petição

LOJA


Um marcador de livros que apoia o fura-bardos
Ao comprar este marcador de livros com um selo destacável, ideal para colecionar ou passível de usar, está a contribuir para ajudar o projeto de conservação do fura-bardos. Por 2,50€ ou 2,75€ (preço de sócio e não sócio) pode adquirir este novo produto na nossa loja online ou nos nossos escritórios em Lisboa e no Funchal.
- Compre já

ATIVIDADES


De 3 e 4 de outubro esteja de olhos virados para o céu
- 3 outubro 2015 - atividades EuroBirdwatch15, em todo o país
- 4 outubro 2015 - atividades EuroBirdwatch15, em todo o país
E não perca mais uma edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que se realiza em Sagres. São mais de 200 atividades gratuitas ou a preços especiais.

VOLUNTARIADO


Amigos da Terra procuram voluntário para educação ambiental
O voluntário irá começar a exercer funções a partir de dia 1 de fevereiro de 2016 por um período de 10 meses (temrina a 30 de novembro). Descrição mais destalhada das tarefas em EVS project 2012-ES-139.
- Saiba mais


Voluntários para contagens RAM de aves marinhas | 5 setembro
No sábado decorre mais uma contagem RAM entre as 7h e as 10h. Os locais são: cabo Carvoeiro (Peniche), cabo de Sines, cabo de São Vicente (Sagres), Faro, Porto Moniz (Madeira), farol do Nordeste (São Miguel) e ilha do Corvo. Se quiser apoiar um dos observadores principais contacte nuno.oliveira@spea.pt.
- Saiba mais


Aqui vai um link do youtube do canal da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves :espi28:

https://www.youtube.com/channel/UCG5grknj1ytOIlsPHdhCLhA
 
Última edição:
Topo